Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Joana S.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Joana, Mafra, Isabel, Oliveira, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16523
Resumo: Devido aos recentes escândalos alimentares relacionados com adulterações em produtos cárneos, tem-se assistido a uma maior atenção por parte dos consumidores e autorida-des sobre a ocorrência de fraudes neste setor, especialmen-te no que respeita a substituição de carne de espécies ani-mais de valor elevado por proteínas musculares de mais baixo custo. Em particular, devido ao seu baixo preço e ele-vada disponibilidade, a carne de porco e/ou derivados de suíno (gordura, plasma, colagénio, entre outros) podem ser fraudulentamente adicionados em produtos cárneos, tendo por objetivo o aumento de lucros de fabricantes pouco es-crupulosos [1,2]. Para além destas práticas representarem uma fraude económica, a presença de espécies animais não declaradas na rotulagem é algo que causa elevada preocu-pação em certos grupos religiosos para os quais o consumo de determinadas espécies é proibido.
id RCAP_d1c95fde1ab64dcf62b9cf9621f84600
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)Produtos HalalCarne de porcoDevido aos recentes escândalos alimentares relacionados com adulterações em produtos cárneos, tem-se assistido a uma maior atenção por parte dos consumidores e autorida-des sobre a ocorrência de fraudes neste setor, especialmen-te no que respeita a substituição de carne de espécies ani-mais de valor elevado por proteínas musculares de mais baixo custo. Em particular, devido ao seu baixo preço e ele-vada disponibilidade, a carne de porco e/ou derivados de suíno (gordura, plasma, colagénio, entre outros) podem ser fraudulentamente adicionados em produtos cárneos, tendo por objetivo o aumento de lucros de fabricantes pouco es-crupulosos [1,2]. Para além destas práticas representarem uma fraude económica, a presença de espécies animais não declaradas na rotulagem é algo que causa elevada preocu-pação em certos grupos religiosos para os quais o consumo de determinadas espécies é proibido.Os autores agradecem o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através do projeto PEst-C/EQB/LA0006/2013.Biblioteca Digital do IPBAmaral, Joana S.Costa, JoanaMafra, IsabelOliveira, Beatriz2018-03-26T09:08:19Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16523porAmaral, J.S.; Costa, Joana; Mafra, I.; Oliveira, M.B.P.P. (2015). Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa). Riscos e Alimentos. 9, p. 11-13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:58.713643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
title Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
spellingShingle Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
Amaral, Joana S.
Produtos Halal
Carne de porco
title_short Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
title_full Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
title_fullStr Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
title_full_unstemmed Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
title_sort Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa)
author Amaral, Joana S.
author_facet Amaral, Joana S.
Costa, Joana
Mafra, Isabel
Oliveira, Beatriz
author_role author
author2 Costa, Joana
Mafra, Isabel
Oliveira, Beatriz
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Joana S.
Costa, Joana
Mafra, Isabel
Oliveira, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos Halal
Carne de porco
topic Produtos Halal
Carne de porco
description Devido aos recentes escândalos alimentares relacionados com adulterações em produtos cárneos, tem-se assistido a uma maior atenção por parte dos consumidores e autorida-des sobre a ocorrência de fraudes neste setor, especialmen-te no que respeita a substituição de carne de espécies ani-mais de valor elevado por proteínas musculares de mais baixo custo. Em particular, devido ao seu baixo preço e ele-vada disponibilidade, a carne de porco e/ou derivados de suíno (gordura, plasma, colagénio, entre outros) podem ser fraudulentamente adicionados em produtos cárneos, tendo por objetivo o aumento de lucros de fabricantes pouco es-crupulosos [1,2]. Para além destas práticas representarem uma fraude económica, a presença de espécies animais não declaradas na rotulagem é algo que causa elevada preocu-pação em certos grupos religiosos para os quais o consumo de determinadas espécies é proibido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-03-26T09:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/16523
url http://hdl.handle.net/10198/16523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amaral, J.S.; Costa, Joana; Mafra, I.; Oliveira, M.B.P.P. (2015). Autenticação de produtos cárneos com a designação Halal: Deteção e quantificação de derivados de suíno (Sus scrofa). Riscos e Alimentos. 9, p. 11-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135311848013824