Debates sobre a cultura em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/102253
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spelling Debates sobre a cultura em PortugalDebates on culture in PortugalThe complex case of book and readingO complexo caso do livro e da leiturademocratização culturalediçãoleituralivropolítica culturalcultural democratizationpublishingreadingbookcultural policySDG 16 - Peace, Justice and Strong InstitutionsUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020Neste texto problematiza-se o livro e a leitura à luz dos debates centrais ocorridos no Portugal novecentista. Procedeu-se à caracterização dos principais atores individuais e coletivos envolvidos, não só nos debates como na ação cultural para aquelas áreas, e dos seus legados mais relevantes, a partir dum quadro teórico que preconiza a noção de política cultural alargada, envolvendo estado e sociedade civil organizada. Analisaram-se discursos e iniciativas representativas, os quais estiveram em sintonia com os debates internacionais. Foram estes contributos decisivos para mudanças marcantes, apesar das limitações impostas (em especial pela longa ditadura): a uma perspetiva de doutrinação e qualificação técnica para o trabalho foi-se sobrepondo gradualmente uma perspetiva aberta, plural e formativa do cidadão integral, promotora da democratização cultural, da coexistência de visões e da bibliodiversidade. This text problematises the question of books and reading in the light of the key debates that took place in 20th-century Portugal. It characterises the main individual and collective actors involved not only in the debates themselves, but also in the cultural action in those areas, as well as their most important legacies, based on a theoretical framework that advocates the notion of a broad cultural policy involving both the state and organised civil society. The author analyses a number of representative discourses and initiatives, which were in line with the debates in other countries. Despite the limitations imposed on the participants (especially by the long-lived dictatorship), they made decisive contributions to some major changes: a perspective that emphasised indoctrination and technical qualification for work was gradually replaced by an open, plural perspective seeking the formation of the complete citizen and promoting cultural democratisation, the coexistence of different views and bibliodiversity.CHAM - Centro de HumanidadesRUNMelo, Daniel2020-08-10T22:36:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article21application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/102253por0873-6529PURE: 19140748https://doi.org/10.7458/SPP20209414027info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:48:15Zoai:run.unl.pt:10362/102253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:43.812156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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