O estudo de caso como estratégia de investigação em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3961 |
Resumo: | Este trabalho descreve o estudo de caso como estratégia de investigação. A compreensão deste método, enquanto estratégia de investigação emergente, pode revelar-se para investigadores que queiram estudar e inovar no campo educativo. Neste sentido, descrevemos o posicionamento paradigmático desta metodologia e procuramos a sua sistematização, descrevendo as suas características, tipologia, recolha e análise da informação e, finalmente, o papel do investigador. This paper describes the case study as a research strategy. The understanding of this method as an emerging approach may be considered useful by researchers wanting to study and innovate in the field of education. We therefore describe the paradigmatic placement of this methodology and seek to systematize its characteristics, typology, data collection and analysis and, finally, the role of the researcher. |
id |
RCAP_d1e13d3939e56ba184b8408c31304eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3961 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educaçãoThe case study as research strategy in educationEstudo de casoMetodologia de investigaçãoCase studyResearch methodologyEste trabalho descreve o estudo de caso como estratégia de investigação. A compreensão deste método, enquanto estratégia de investigação emergente, pode revelar-se para investigadores que queiram estudar e inovar no campo educativo. Neste sentido, descrevemos o posicionamento paradigmático desta metodologia e procuramos a sua sistematização, descrevendo as suas características, tipologia, recolha e análise da informação e, finalmente, o papel do investigador. This paper describes the case study as a research strategy. The understanding of this method as an emerging approach may be considered useful by researchers wanting to study and innovate in the field of education. We therefore describe the paradigmatic placement of this methodology and seek to systematize its characteristics, typology, data collection and analysis and, finally, the role of the researcher.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMeirinhos, ManuelOsório, António2011-04-06T13:15:45Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3961porMeirinhos, Manuel; Osório Anónio (2010). The case study as research strategy in education. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 49-651645-477410.34620/eduser.v2i2.24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:36.609947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação The case study as research strategy in education |
title |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação |
spellingShingle |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação Meirinhos, Manuel Estudo de caso Metodologia de investigação Case study Research methodology |
title_short |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação |
title_full |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação |
title_fullStr |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação |
title_full_unstemmed |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação |
title_sort |
O estudo de caso como estratégia de investigação em educação |
author |
Meirinhos, Manuel |
author_facet |
Meirinhos, Manuel Osório, António |
author_role |
author |
author2 |
Osório, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirinhos, Manuel Osório, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Metodologia de investigação Case study Research methodology |
topic |
Estudo de caso Metodologia de investigação Case study Research methodology |
description |
Este trabalho descreve o estudo de caso como estratégia de investigação. A compreensão deste método, enquanto estratégia de investigação emergente, pode revelar-se para investigadores que queiram estudar e inovar no campo educativo. Neste sentido, descrevemos o posicionamento paradigmático desta metodologia e procuramos a sua sistematização, descrevendo as suas características, tipologia, recolha e análise da informação e, finalmente, o papel do investigador. This paper describes the case study as a research strategy. The understanding of this method as an emerging approach may be considered useful by researchers wanting to study and innovate in the field of education. We therefore describe the paradigmatic placement of this methodology and seek to systematize its characteristics, typology, data collection and analysis and, finally, the role of the researcher. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-04-06T13:15:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3961 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Meirinhos, Manuel; Osório Anónio (2010). The case study as research strategy in education. EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:2, p. 49-65 1645-4774 10.34620/eduser.v2i2.24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135175593951232 |