Marfins de morsa na Europa Medieval (Séculos IX ao XII)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50591 |
Resumo: | O marfim de morsa é uma matéria orgânica utilizada na concepção de objectos artísticos desde tempos remotos da história. As suas práticas de utilização conhecem-se desde a pré-história até aos dias de hoje, de tal modo que o interesse da história da arte nas peças produzidas em marfim tem vindo a aumentar nos últimos anos. Ao longo de cinco séculos a Europa medieval produziu peças em marfim de morsa e não em marfim de elefante, fenómeno que coincidiu com as incursões vikings e com o cessar do comércio árabe com a Europa. Esta dissertação tem como principal objectivo o de fazer uma compilação das peças em marfim de morsa produzidas entre os séculos IX e XII na Europa, desenvolvendo uma análise iconográfica diferenciando as duas tipologias mais recorrentes em termos de temas e funções, implicando o sagrado e o profano, tendo por base a comparação com fontes visuais e a contextualização histórica. A dissertação divide-se em dois volumes, sendo que o primeiro apresenta a seguinte estrutura: o primeiro capítulo consiste na exposição das fontes e estudos. O segundo capítulo, subdividido em duas partes que dizem respeito à apresentação do marfim de morsa enquanto material e à contextualização histórico-geográfica dos mesmos. O terceiro capítulo subdivide-se entre a análise das duas principais temáticas, o sacro e o profano. O segundo volume dedica-se exclusivamente ao inventário das peças analisadas no primeiro volume. |
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Marfins de morsa na Europa Medieval (Séculos IX ao XII)Marfins medievais - EuropaMarfins medievais - Indústria e comércio - EuropaEscultura em marfim - Europa - Idade MédiaArte decorativas medievais - EuropaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO marfim de morsa é uma matéria orgânica utilizada na concepção de objectos artísticos desde tempos remotos da história. As suas práticas de utilização conhecem-se desde a pré-história até aos dias de hoje, de tal modo que o interesse da história da arte nas peças produzidas em marfim tem vindo a aumentar nos últimos anos. Ao longo de cinco séculos a Europa medieval produziu peças em marfim de morsa e não em marfim de elefante, fenómeno que coincidiu com as incursões vikings e com o cessar do comércio árabe com a Europa. Esta dissertação tem como principal objectivo o de fazer uma compilação das peças em marfim de morsa produzidas entre os séculos IX e XII na Europa, desenvolvendo uma análise iconográfica diferenciando as duas tipologias mais recorrentes em termos de temas e funções, implicando o sagrado e o profano, tendo por base a comparação com fontes visuais e a contextualização histórica. A dissertação divide-se em dois volumes, sendo que o primeiro apresenta a seguinte estrutura: o primeiro capítulo consiste na exposição das fontes e estudos. O segundo capítulo, subdividido em duas partes que dizem respeito à apresentação do marfim de morsa enquanto material e à contextualização histórico-geográfica dos mesmos. O terceiro capítulo subdivide-se entre a análise das duas principais temáticas, o sacro e o profano. O segundo volume dedica-se exclusivamente ao inventário das peças analisadas no primeiro volume.Ivory is a row material used in the conception of artistic objects since ancient times in history. Its usage practices are known since prehistory until today, in such a way that the interest of art history in pieces produced in walrus ivory has been increasing in recent years. Over five centuries medieval Europe produced pieces in walrus ivory and not in elephant ivory a phenomenon that coincided with viking incursions and with the cessation of arabic trade with Europe. The main objective of this thesis is to make a compilation of pieces of walrus ivory produced between the 9th and 12th centuries, through iconographic and sometimes iconological analysis to distinguish the two most recurrent typologies in terms of themes and functions involving the sacred and profane based on the comparison with visual sources and historical contextualization. This thesis is divided into two volumes, the first having the following structure: the first chapter consists of the exposition of sources and studies. The second chapter, subdivided into two parts that concern the presentation of walrus ivory as a material and its historical-geographical contextualization. The third chapter is divided between the analysis of the two main themes, the sacred and the profane. The second volume is exclusively dedicated to the inventory of the pieces analyzed in the first volume.Afonso, Luís UrbanoVarandas, JoséRepositório da Universidade de LisboaBaptista, Rebeca Daniela Pontes2021-12-28T11:11:32Z2021-11-102021-08-202021-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50591TID:202831884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:02.480008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O marfim de morsa é uma matéria orgânica utilizada na concepção de objectos artísticos desde tempos remotos da história. As suas práticas de utilização conhecem-se desde a pré-história até aos dias de hoje, de tal modo que o interesse da história da arte nas peças produzidas em marfim tem vindo a aumentar nos últimos anos. Ao longo de cinco séculos a Europa medieval produziu peças em marfim de morsa e não em marfim de elefante, fenómeno que coincidiu com as incursões vikings e com o cessar do comércio árabe com a Europa. Esta dissertação tem como principal objectivo o de fazer uma compilação das peças em marfim de morsa produzidas entre os séculos IX e XII na Europa, desenvolvendo uma análise iconográfica diferenciando as duas tipologias mais recorrentes em termos de temas e funções, implicando o sagrado e o profano, tendo por base a comparação com fontes visuais e a contextualização histórica. A dissertação divide-se em dois volumes, sendo que o primeiro apresenta a seguinte estrutura: o primeiro capítulo consiste na exposição das fontes e estudos. O segundo capítulo, subdividido em duas partes que dizem respeito à apresentação do marfim de morsa enquanto material e à contextualização histórico-geográfica dos mesmos. O terceiro capítulo subdivide-se entre a análise das duas principais temáticas, o sacro e o profano. O segundo volume dedica-se exclusivamente ao inventário das peças analisadas no primeiro volume. |
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