Estilo de vida fantástico e o bem-estar dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Maria da Conceição Carvalho Ferreira Leite de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35962
Resumo: O estilo de vida é uma temática atual e tem merecido a atenção de vários organismos, tais como a Organização Mundial da Saúde e a comunidade científica nacional e internacional, tendo sido recomendada pela Direção Geral de Saúde um maior conhecimento sobre a mesma, nos fatores determinantes que influenciam a origem, a evolução, o resultado positivo e de saúde das pessoas e comunidades. De entre os determinantes de saúde, o estilo de vida é definido como um conjunto de hábitos e comportamentos de resposta, usados em determinadas situações do quotidiano, apreendidos através de um processo de socialização, adaptados e testados ao longo da vida. É considerado um determinante crucial para a saúde, doença, deficiência / incapacidade e mortalidade prematura nas sociedades desenvolvidas. As ciências sociais e humanas, numa abordagem multidisciplinar, têm dado um passo importante na compreensão de alguns fatores protetores e de risco, com o aumento do nível de literacia em educação para a saúde através dos estudos empíricos baseados na evidência científica. O bem-estar pessoal associa o grau que cada pessoa atribui à satisfação da vida como um todo, à capacidade de lidar com os processos de vida que ocorrem durante as etapas de desenvolvimento e crescimento como pessoa única. A adolescência, etapa do desenvolvimento e crescimento humanos, tem riscos e desafios inerentes à faixa etária, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Assim, o objetivo do estudo é conhecer o estilo de vida e o bem-estar dos adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas do Concelho de Matosinhos. É um estudo transversal, quantitativo, descritivo-correlacional com análise da frequência e correlações estatísticas para descrever as relações existentes entre as variáveis capazes de caraterizar o estilo de vida e bem-estar dos adolescentes em escolas. Recorremos a instrumentos de recolha de dados: questionário de caraterização sociodemográfica, Questionário “ O meu estilo de vida” e a Escala “IPBE-Índice Pessoal de Bem-Estar”. A amostra foi constituída por 367 alunos adolescentes de duas escolas. Os resultados demonstram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, nos domínios: “Tabaco”, “Família e Amigos” e “Outros Comportamentos”, em que as pontuações médias expressam maior valor em relação ao estilo de vida saudável. Verificamos uma relação positiva e significativa entre o estilo de vida FANTÁSTICO e o bem-estar associados à tipologia da escola, à prática da religião, idade e família. Tendo em consideração os resultados obtidos estamos convictos que a intervenção de enfermagem no âmbito da saúde escolar, poderá ajudar a controlar os fatores que influenciam de modo positivo o estilo de vida e bem-estar, sendo uma mais-valia para a obtenção de ganhos de saúde.
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É considerado um determinante crucial para a saúde, doença, deficiência / incapacidade e mortalidade prematura nas sociedades desenvolvidas. As ciências sociais e humanas, numa abordagem multidisciplinar, têm dado um passo importante na compreensão de alguns fatores protetores e de risco, com o aumento do nível de literacia em educação para a saúde através dos estudos empíricos baseados na evidência científica. O bem-estar pessoal associa o grau que cada pessoa atribui à satisfação da vida como um todo, à capacidade de lidar com os processos de vida que ocorrem durante as etapas de desenvolvimento e crescimento como pessoa única. A adolescência, etapa do desenvolvimento e crescimento humanos, tem riscos e desafios inerentes à faixa etária, que variam em função dos diferentes contextos sociais e culturais. Assim, o objetivo do estudo é conhecer o estilo de vida e o bem-estar dos adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas do Concelho de Matosinhos. É um estudo transversal, quantitativo, descritivo-correlacional com análise da frequência e correlações estatísticas para descrever as relações existentes entre as variáveis capazes de caraterizar o estilo de vida e bem-estar dos adolescentes em escolas. Recorremos a instrumentos de recolha de dados: questionário de caraterização sociodemográfica, Questionário “ O meu estilo de vida” e a Escala “IPBE-Índice Pessoal de Bem-Estar”. A amostra foi constituída por 367 alunos adolescentes de duas escolas. Os resultados demonstram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, nos domínios: “Tabaco”, “Família e Amigos” e “Outros Comportamentos”, em que as pontuações médias expressam maior valor em relação ao estilo de vida saudável. Verificamos uma relação positiva e significativa entre o estilo de vida FANTÁSTICO e o bem-estar associados à tipologia da escola, à prática da religião, idade e família. Tendo em consideração os resultados obtidos estamos convictos que a intervenção de enfermagem no âmbito da saúde escolar, poderá ajudar a controlar os fatores que influenciam de modo positivo o estilo de vida e bem-estar, sendo uma mais-valia para a obtenção de ganhos de saúde.Lifestyle is a current theme and has received the attention of various bodies such as the World Health Organization and the national and international scientific communities, having been suggested by de Directorate of Health for greater knowledge about lifestyles as determining factors that influence the origin, the evolution and the positive health outcome of people and communities. Among health determinants, lifestyle is defined as the set of habits and response behaviours used in certain everyday situations, perceived through a process of socialization, adapted and tested throughout life. It is considered a critical factor for health, illness, disability and premature mortality in developed societies. The social and human sciences, in a multidisciplinary approach, have taken an important step in understanding some protective and risk factors, with the increase in the level of literacy in health education through empirical studies based on scientific evidence. Personal well-being combines the degree that each person attributes to their satisfaction with life as a whole with the ability to cope with life processes that occur during the stages of development and growth as an individual. Adolescence, the stage of human development and growth, has risks and challenges inherent to this age range, which vary according to different social and cultural contexts. Thus, the purpose of this study is to get to know and describe the lifestyle and well-being of adolescents from high school in public schools in Matosinhos municipality. This is a cross-sectional, quantitative, descriptive-correlational study with frequency analysis and statistical correlations to describe the relationships between the variables capable of characterizing the lifestyle and wellbeing of adolescents in schools. We used data collection tools: a sociodemographic characterization questionnaire, and both the "My Lifestyle" scale and the "IPBE-Índice Pessoal de Bem-Estar" scale. The sample was composed by 367 adolescent students from two schools of Matosinhos municipality. The results shows that there are statistically significant differences between the domain groups: “Tobacco”, “Family and Friends” and “Other Behaviours”, in which the average scores express greater value in relation to the healthy lifestyle. We have found a positive and significant relationship between the FANTÁSTICO lifestyle and the well-being associated with the type of school they attend. School plays a key role in lifestyle and wellbeing. Taking into account the results obtained, we are convinced that the nursing intervention in school health could help in controlling the factors that positively influence the lifestyle and well-being, being an added value for the achievement of health gains.Barbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinho, Maria da Conceição Carvalho Ferreira Leite de2021-11-16T13:42:39Z2018-03-222017-092018-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35962TID:202551938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:12.383043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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