A criação da marca certificada "Oeste" à luz das estratégias de negócio e da teoria dos stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glória, Vasco Manuel Franco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18458
Resumo: O novo paradigma económico promove índices competitivos, sejam eles de preço ou de qualidade, obrigando forçosamente qualquer entidade com perspetivas otimistas à adaptação, evolução e inovação constante. Para tal, é essencial a combinação dinâmica de recursos e capacidades que permitem atingir vantagens competitivas sustentáveis. A presente dissertação estuda a possibilidade de criar uma marca certificada “Oeste” associada aos produtos hortícolas da região Oeste, Portugal, fundamentada teoricamente com as Estratégias de Negócio e com a Teoria dos Stakeholders, que promove a criação de valor partilhado. Constatou-se que a região Oeste apresenta de facto características diferenciadoras, apoiadas fortemente pela combinação do clima com o conhecimento produtivo local possíveis de associação a uma marca produtiva certificada de uma determinada gama de produtos, tendo em vista o impacto socioeconómico positivo. Destaca-se os baixos índices de fatores sociais, nomeadamente colaboração e cooperação, que dificultam a implementação de ideias inovadoras. Por fim, a forte influência do mercado, balanceado pela oferta e pela procura, e a pouca exigência do cliente nacional dificultam a valorização de produtos com qualidade ao invés de produtos com baixo preço.
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