Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8110 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_d2274790de7d7bcd5a03ee3c15f1d242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de DadosEnsino básicoProcessamento de dadosCidadaniaProfessoresInvestigaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório de atividade profissional divide-se em duas partes. Os dois primeiros capítulos dedicam-se a uma descrição e reflexão crítica do meu percurso profissional enquanto os três últimos se encontram associados também, complementarmente, de forma imbricada, à investigação levada a cabo no âmbito da matemática e em concreto no domínio da Organização e tratamento de dados (Otd). Neste estudo, participaram 27 alunos do 4.º ano de escolaridade sendo que na génese do mesmo se encontra uma reflexão sobre a própria prática, buscando desta forma uma melhoria da mesma e, como tal um desenvolvimento profissional mais sustentado. Em concreto, com a presente investigação pretendeu-se obter um mais amplo entendimento sobre como os alunos utilizam conhecimentos matemáticos (leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) numa atividade de caráter investigativo, no âmbito do Estudo do Meio, e de que forma (s) esses conhecimentos se relacionam com as suas práticas de cidadania. Assim, foram elaboradas as seguintes questões: Os alunos do 4.º ano (final de ciclo) adquirem e fazem a transferência dos conhecimentos estatísticos (Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) para outros contextos ou não? ; Como? ; Que tipos de conhecimentos utilizam e quais as maiores dificuldades/facilidades evidenciadas. É, portanto, um estudo exploratório de caráter qualitativo, enquadrado num paradigma interpretativo uma vez que as informações recolhidas se referem às produções dos alunos e às áudio e vídeo gravações da implementação. Os resultados indicam que os alunos revelam conhecimentos básicos sobre Otd, fazendo transferência dos conhecimentos matemáticos para o contexto de estudo do meio, contudo essa transferência recorre a representações gráficas pouco rigorosas e com pouca criticidade aquando da leitura e interpretação dos resultados. Colocar este estudo em prática e refletir sobre o mesmo foi uma experiência enriquecedora a nível pessoal e, sobretudo, a nível profissional, pois como professora, mais uma vez confirmei a necessidade de envolver os alunos na construção do seu conhecimento.Ribeiro, Carlos MiguelSapientiaMartins, Maria Helena Costa Vicente2016-05-02T11:33:35Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8110TID:202208117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:20Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:19.622742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
title |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
spellingShingle |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados Martins, Maria Helena Costa Vicente Ensino básico Processamento de dados Cidadania Professores Investigação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
title_full |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
title_fullStr |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
title_sort |
Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de Dados |
author |
Martins, Maria Helena Costa Vicente |
author_facet |
Martins, Maria Helena Costa Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Miguel Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Helena Costa Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico Processamento de dados Cidadania Professores Investigação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino básico Processamento de dados Cidadania Professores Investigação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-02T11:33:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8110 TID:202208117 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8110 |
identifier_str_mv |
TID:202208117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227597692928 |