Projetar o futuro: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Ana Cláudia Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13137
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo demonstrar experiências de aprendizagem vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, que se complementam como um todo. Em primeiro lugar surge a Contextualização, centrada no percurso da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte encontra-se a Dimensão Reflexiva, na qual é realizada uma análise crítica da ação educativa e do conjunto de situações de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da prática, tendo como principal objetivo o questionamento com vista à mudança e à consolidação fundamentada da prática. Esta é implementada nas diferentes dimensões que a envolvem e é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A última parte refere-se à Dimensão Investigativa, na qual é apresentada a investigação denominada de “As vozes das crianças – Sentido de Pertença”. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com o objetivo de recolher, analisar, e refletir sobre a perceção das crianças quanto ao papel que desempenham na escola.
id RCAP_d23d469eb706f367d8f3a69e623c9ae9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projetar o futuro: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo demonstrar experiências de aprendizagem vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, que se complementam como um todo. Em primeiro lugar surge a Contextualização, centrada no percurso da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte encontra-se a Dimensão Reflexiva, na qual é realizada uma análise crítica da ação educativa e do conjunto de situações de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da prática, tendo como principal objetivo o questionamento com vista à mudança e à consolidação fundamentada da prática. Esta é implementada nas diferentes dimensões que a envolvem e é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A última parte refere-se à Dimensão Investigativa, na qual é apresentada a investigação denominada de “As vozes das crianças – Sentido de Pertença”. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com o objetivo de recolher, analisar, e refletir sobre a perceção das crianças quanto ao papel que desempenham na escola.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumGraça, Ana Cláudia Dias2016-04-13T13:10:40Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13137201333040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.319793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projetar o futuro: relatório final
title Projetar o futuro: relatório final
spellingShingle Projetar o futuro: relatório final
Graça, Ana Cláudia Dias
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Projetar o futuro: relatório final
title_full Projetar o futuro: relatório final
title_fullStr Projetar o futuro: relatório final
title_full_unstemmed Projetar o futuro: relatório final
title_sort Projetar o futuro: relatório final
author Graça, Ana Cláudia Dias
author_facet Graça, Ana Cláudia Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Ana Cláudia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
description O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo demonstrar experiências de aprendizagem vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, que se complementam como um todo. Em primeiro lugar surge a Contextualização, centrada no percurso da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte encontra-se a Dimensão Reflexiva, na qual é realizada uma análise crítica da ação educativa e do conjunto de situações de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da prática, tendo como principal objetivo o questionamento com vista à mudança e à consolidação fundamentada da prática. Esta é implementada nas diferentes dimensões que a envolvem e é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A última parte refere-se à Dimensão Investigativa, na qual é apresentada a investigação denominada de “As vozes das crianças – Sentido de Pertença”. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com o objetivo de recolher, analisar, e refletir sobre a perceção das crianças quanto ao papel que desempenham na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-13T13:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13137
201333040
url http://hdl.handle.net/10400.26/13137
identifier_str_mv 201333040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015072256000