Projetar o futuro: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13137 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo demonstrar experiências de aprendizagem vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, que se complementam como um todo. Em primeiro lugar surge a Contextualização, centrada no percurso da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte encontra-se a Dimensão Reflexiva, na qual é realizada uma análise crítica da ação educativa e do conjunto de situações de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da prática, tendo como principal objetivo o questionamento com vista à mudança e à consolidação fundamentada da prática. Esta é implementada nas diferentes dimensões que a envolvem e é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A última parte refere-se à Dimensão Investigativa, na qual é apresentada a investigação denominada de “As vozes das crianças – Sentido de Pertença”. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com o objetivo de recolher, analisar, e refletir sobre a perceção das crianças quanto ao papel que desempenham na escola. |
id |
RCAP_d23d469eb706f367d8f3a69e623c9ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13137 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projetar o futuro: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo demonstrar experiências de aprendizagem vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, que se complementam como um todo. Em primeiro lugar surge a Contextualização, centrada no percurso da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte encontra-se a Dimensão Reflexiva, na qual é realizada uma análise crítica da ação educativa e do conjunto de situações de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da prática, tendo como principal objetivo o questionamento com vista à mudança e à consolidação fundamentada da prática. Esta é implementada nas diferentes dimensões que a envolvem e é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A última parte refere-se à Dimensão Investigativa, na qual é apresentada a investigação denominada de “As vozes das crianças – Sentido de Pertença”. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com o objetivo de recolher, analisar, e refletir sobre a perceção das crianças quanto ao papel que desempenham na escola.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumGraça, Ana Cláudia Dias2016-04-13T13:10:40Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13137201333040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.319793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetar o futuro: relatório final |
title |
Projetar o futuro: relatório final |
spellingShingle |
Projetar o futuro: relatório final Graça, Ana Cláudia Dias Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Projetar o futuro: relatório final |
title_full |
Projetar o futuro: relatório final |
title_fullStr |
Projetar o futuro: relatório final |
title_full_unstemmed |
Projetar o futuro: relatório final |
title_sort |
Projetar o futuro: relatório final |
author |
Graça, Ana Cláudia Dias |
author_facet |
Graça, Ana Cláudia Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Ana Cláudia Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo demonstrar experiências de aprendizagem vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, que se complementam como um todo. Em primeiro lugar surge a Contextualização, centrada no percurso da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte encontra-se a Dimensão Reflexiva, na qual é realizada uma análise crítica da ação educativa e do conjunto de situações de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da prática, tendo como principal objetivo o questionamento com vista à mudança e à consolidação fundamentada da prática. Esta é implementada nas diferentes dimensões que a envolvem e é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A última parte refere-se à Dimensão Investigativa, na qual é apresentada a investigação denominada de “As vozes das crianças – Sentido de Pertença”. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com o objetivo de recolher, analisar, e refletir sobre a perceção das crianças quanto ao papel que desempenham na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-13T13:10:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13137 201333040 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13137 |
identifier_str_mv |
201333040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015072256000 |