Promoção da literacia e capacitação em pessoas com diabetes tipo 2, no ACES do Alto Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Patrícia Isabel Fonseca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1433
Resumo: A diabetes constitui hoje uma pandemia, sendo que em Portugal a sua prevalencia tem vindo a aumentar conferindo-lhe um carater prioritario no ambito da saude publica. O investimento da literacia destas pessoas conformam uma estrategia incontornavel para a gestao eficaz da patologia e para o retardamento das complicacoes. Assim, este estudo teve por objetivos avaliar a capacidade de controlo, os conhecimentos e a qualidade de vida em pessoas com diabetes tipo 2 e estudar a relacao entre estas dimensoes da literacia e as variaveis sociodemograficas e clinicas da populacao seguida no ACES do Alto Minho. Trata-se assim de uma investigacao do tipo descritivo-correlacional, tendo-se recorrido a 4 instrumentos para recolha de informacao, a saber: questionario de caraterizacao sociodemografica e clinica; DES-SF; DKT; e EQ-5D. Definiu-se um nivel de significancia de 5%. Foram inquiridas 276 pessoas diabeticas, sendo ligeiramente superiores os elementos do sexo feminino (50,7%), com uma idade media } desvio padrao (dp) de 64,67 } 11,74 anos, variando entre 31 e 91 anos e de forma dominante com uma escolaridade igual ou inferior ao ensino basico (80,9%). Do ponto de vista clinico, o valor medio do IMC } dp foi de 30,3 } 5,21 kg/m2, correspondendo ao nivel de obesidade (IMC>30) e da Hb1c de 7,76 } 16,2%, com valores a oscilar entre os 5,4 e 12,4 %. No que se refere ao empoderamento (DES-SF), conhecimentos (DKT) e qualidade de Vida (EQ-5D) registaram-se os seguintes valores medios }dp respetivamente de 3,74 } 0,97, de 59,67 % } 16,28 e de 0,66 } 0,27. Verificaram-se relacoes estatisticamente significativas entre as variaveis em estudo (referenciadas anteriormente) e a idade, com o DES-SF (t=2,22, p <0,05), DKT (t=1,98, p <0,05) e EQ-5D (t=4,21, p <0,001). No que se refere a relacao destas variaveis e as habilitacoes literarias, estas foram estatisticamente significativas DKT (t=-2,09, p <0,05), EQ-5D (t=-5,19, p <0,001). Nao se registaram quaisquer relacoes estaticamente significativas entre o empoderamento, os conhecimentos, e a QV e os ganhos em saude, designadamente no que se refere ao IMC, a Hb1C. 6,5%, a Hb1C.8% e ao tempo de diagnostico. Os resultados obtidos poderao ser um ponto de partida para a adequacao das estrategias de promocao de literacia as especificidades desta comunidade
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Trata-se assim de uma investigacao do tipo descritivo-correlacional, tendo-se recorrido a 4 instrumentos para recolha de informacao, a saber: questionario de caraterizacao sociodemografica e clinica; DES-SF; DKT; e EQ-5D. Definiu-se um nivel de significancia de 5%. Foram inquiridas 276 pessoas diabeticas, sendo ligeiramente superiores os elementos do sexo feminino (50,7%), com uma idade media } desvio padrao (dp) de 64,67 } 11,74 anos, variando entre 31 e 91 anos e de forma dominante com uma escolaridade igual ou inferior ao ensino basico (80,9%). Do ponto de vista clinico, o valor medio do IMC } dp foi de 30,3 } 5,21 kg/m2, correspondendo ao nivel de obesidade (IMC>30) e da Hb1c de 7,76 } 16,2%, com valores a oscilar entre os 5,4 e 12,4 %. No que se refere ao empoderamento (DES-SF), conhecimentos (DKT) e qualidade de Vida (EQ-5D) registaram-se os seguintes valores medios }dp respetivamente de 3,74 } 0,97, de 59,67 % } 16,28 e de 0,66 } 0,27. Verificaram-se relacoes estatisticamente significativas entre as variaveis em estudo (referenciadas anteriormente) e a idade, com o DES-SF (t=2,22, p <0,05), DKT (t=1,98, p <0,05) e EQ-5D (t=4,21, p <0,001). No que se refere a relacao destas variaveis e as habilitacoes literarias, estas foram estatisticamente significativas DKT (t=-2,09, p <0,05), EQ-5D (t=-5,19, p <0,001). Nao se registaram quaisquer relacoes estaticamente significativas entre o empoderamento, os conhecimentos, e a QV e os ganhos em saude, designadamente no que se refere ao IMC, a Hb1C. 6,5%, a Hb1C.8% e ao tempo de diagnostico. Os resultados obtidos poderao ser um ponto de partida para a adequacao das estrategias de promocao de literacia as especificidades desta comunidadeDiabetes is now a pandemic, and in Portugal its prevalence has increased giving it a priority basis within the public health. The investment literacy of these people make up an essential strategy for effective management of the disease and delay complications. This study had as objectives evaluate the control ability, the knowledge and the quality of life in people with type 2 diabetes and study the relationship between these dimensions of literacy and socio-demographic and clinical variables of the population then in the Alto Minho ACES. It is thus an investigation of descriptive and correlational, with recourse to 4 instruments for data collection, namely: characterization questionnaire sociodemographic and clinical; DES-SF; DKT; and EQ-5D. Has defined up a 5% significance level. We surveyed 276 people with diabetes, being slightly higher than the female members (50.7%) with a mean age ± standard deviation (SD) 64.67 ± 11.74 years, ranging between 31 and 91 years and so dominant with an education at or below the basic education (80.9%). From a clinical point of view, the mean BMI was 30.3 ± sd ± 5.21 kg / m², corresponding to the level of obesity (BMI> 30) and Hb1c 16.2 ± 7.76%, with values range between 5.4 and 12.4%. With regard to empowerment (DES-SF), knowledge (DKT) and quality of life (EQ-5D) the following average values ± SD were recorded respectively 3.74 ± 0.97, from 59.67% ± 16.28 and 0.66 ± 0.27. There were statistically significant relationships between the study variables (referenced above) and age, with the DES-SF (t = 2.22, p <0.05), DKT (t = 1.98, p <0, 05) and EQ-5D (t = 4.21, p <0.001). With regard to the relationship between these variables and the qualifications, these DKT were statistically significant (t = -2.09, p <0.05), EQ-5D (t = -5.19, p <0.001). There has been no statistically significant relationship between empowerment, knowledge, and QOL and health gains, notably with regard to BMI, the Hb1C≤ 6.5%, to Hb1C≤8% and the time of diagnosis. The results may be a starting point for the adequacy of literacy promotion strategies the specifics of this community2015-12-29T16:23:21Z2015-05-28T00:00:00Z2015-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1433TID:201610159porFernandes, Patrícia Isabel Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:00Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:08.829863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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