A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.414 |
Resumo: | Este artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de uma dimensão investigativa na prática profissional dos referidos professores do ensino básico, concretizada num projecto de investigação-acção colaborativa conduzido por uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do ensino básico (todos os ciclos), que têm estudado a problemática do reconhecimento (ou não), por parte dos alunos, da relevância das aprendizagens escolares. A recolha de dados tem sido feita em sucessivos ciclos de investigação-acção, com a duração de um ano escolar cada, principalmente através do registo sistemático de manifestações de desinteresse (por parte dos alunos em relação ao currículo) observadas nas aulas e de entrevistas aos alunos, conduzidas pelos seus professores. Os dados têm sido analisados pelos próprios professores do ensino básico, com o apoio dos docentes universitários, e sujeitos a interpretações individuais e de equipa, sendo essas interpretações inspiradoras de novas estratégias de ensino, que são continuamente monitorizadas e revistas. Os processos já amadurecidos e os resultados já gerados sugerem que, apesar da existência de algumas dificuldades, é possível desenvolver nas escolas do ensino básico práticas de gestão curricular que integrem uma componente de investigação. |
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A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICRNúmero 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).Este artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de uma dimensão investigativa na prática profissional dos referidos professores do ensino básico, concretizada num projecto de investigação-acção colaborativa conduzido por uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do ensino básico (todos os ciclos), que têm estudado a problemática do reconhecimento (ou não), por parte dos alunos, da relevância das aprendizagens escolares. A recolha de dados tem sido feita em sucessivos ciclos de investigação-acção, com a duração de um ano escolar cada, principalmente através do registo sistemático de manifestações de desinteresse (por parte dos alunos em relação ao currículo) observadas nas aulas e de entrevistas aos alunos, conduzidas pelos seus professores. Os dados têm sido analisados pelos próprios professores do ensino básico, com o apoio dos docentes universitários, e sujeitos a interpretações individuais e de equipa, sendo essas interpretações inspiradoras de novas estratégias de ensino, que são continuamente monitorizadas e revistas. Os processos já amadurecidos e os resultados já gerados sugerem que, apesar da existência de algumas dificuldades, é possível desenvolver nas escolas do ensino básico práticas de gestão curricular que integrem uma componente de investigação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2010-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.414por1646-2335Sousa, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.836868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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