Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamido, Gracinda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Luís, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.422
Resumo: O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional. Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes.
id RCAP_60fc9172c6d0571e4dacbfef269d08b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional. Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2010-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.422por1646-2335Hamido, GracindaLuís, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:38.196908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
title Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
spellingShingle Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
Hamido, Gracinda
Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).
title_short Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
title_full Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
title_fullStr Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
title_full_unstemmed Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
title_sort Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
author Hamido, Gracinda
author_facet Hamido, Gracinda
Luís, Helena
author_role author
author2 Luís, Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamido, Gracinda
Luís, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).
topic Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).
description O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional. Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.422
url https://doi.org/10.25755/int.422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947401023488