A influência dos recursos intangíveis no desempenho financeiro dos principais clubes de futebol europeus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24250 |
Resumo: | Ao longo dos anos, os clubes de futebol têm vindo a evoluir do conceito de associações desportivas locais para a realidade de empresas cotadas em bolsa. Contudo, a tendência de comercialização do futebol teve um impacto negativo na sustentabilidade da indústria. As transformações ocorridas colocam novos desafios aos gestores, surgindo assim a necessidade de compreender o caminho para alcançar o crescimento sustentável. A realidade da indústria do futebol é complexa, uma vez que existem variáveis essenciais para o processo de criação de valor dos clubes que não constam das demonstrações financeiras, como por exemplo o sucesso desportivo, a lealdade dos adeptos, entre outras. O presente estudo tem como principal objetivo compreender o nível de influência dos recursos intangíveis na performance financeira, através da análise dos clubes de futebol europeus com maiores rendimentos, entre as épocas 2012/13 e 2018/19. Os dados foram analisados através de um modelo de regressão linear. As conclusões do estudo reforçam a preponderância dos recursos intangíveis no desempenho financeiro dos clubes de futebol, confirmando estudos anteriores. O estudo apresenta como fatores influenciadores da performance financeira, a proporção de receitas de direitos televisivos, o desempenho desportivo nacional, o montante de gastos com pessoal, o desempenho desportivo internacional, o número médio de assistência e o número de seguidores no Facebook. É de salientar que a análise das últimas três variáveis representa um importante contributo para a literatura, tendo em conta o reduzido número de estudos que relacionam estas variáveis com o desempenho financeiro. |
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A influência dos recursos intangíveis no desempenho financeiro dos principais clubes de futebol europeusIntangíveisPerformance financeiraIndústria do futebolClubes de futebol europeusSucesso desportivoIntangiblesFinancial performanceFootball industryEuropean football clubsAthletic successAo longo dos anos, os clubes de futebol têm vindo a evoluir do conceito de associações desportivas locais para a realidade de empresas cotadas em bolsa. Contudo, a tendência de comercialização do futebol teve um impacto negativo na sustentabilidade da indústria. As transformações ocorridas colocam novos desafios aos gestores, surgindo assim a necessidade de compreender o caminho para alcançar o crescimento sustentável. A realidade da indústria do futebol é complexa, uma vez que existem variáveis essenciais para o processo de criação de valor dos clubes que não constam das demonstrações financeiras, como por exemplo o sucesso desportivo, a lealdade dos adeptos, entre outras. O presente estudo tem como principal objetivo compreender o nível de influência dos recursos intangíveis na performance financeira, através da análise dos clubes de futebol europeus com maiores rendimentos, entre as épocas 2012/13 e 2018/19. Os dados foram analisados através de um modelo de regressão linear. As conclusões do estudo reforçam a preponderância dos recursos intangíveis no desempenho financeiro dos clubes de futebol, confirmando estudos anteriores. O estudo apresenta como fatores influenciadores da performance financeira, a proporção de receitas de direitos televisivos, o desempenho desportivo nacional, o montante de gastos com pessoal, o desempenho desportivo internacional, o número médio de assistência e o número de seguidores no Facebook. É de salientar que a análise das últimas três variáveis representa um importante contributo para a literatura, tendo em conta o reduzido número de estudos que relacionam estas variáveis com o desempenho financeiro.Over the years football clubs have evolved from the concept of local sports associations to the reality of listed companies. However, the trend towards commercialization of football has had a negative impact on the sustainability of the industry. The transformations that have occurred pose new challenges to club managers, thus emerging the need to understand the path to achieving sustainable growth. The reality of the football industry is complex, since there are important variables for the value creation process of football clubs that are not included in the financial statements, such as sporting success, loyalty of fans, among others. The main objective of this study is to understand the level of influence of intangible resources on financial performance, through the analysis of European football clubs with the highest incomes between 2012/13 and 2018/19 seasons. The data were analyzed through a linear regression model. The conclusions of the study reinforce the preponderance of intangible resources in the financial performance of football clubs, confirming previous studies. The study presents as performance influencing factors, a proportion of broadcasting rights revenues, the domestic league win ratio, the amount of human resources expenses, the international sporting performance, the average match attendance and the number of followers on social media networks. It should be noted that the analysis of the last three variables represents an important contribution to the literature, considering the small number of studies that relate these variables with the financial performance.2022-01-24T09:47:10Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-202021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24250TID:202843017porFerreira, Rúben José Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:29:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:29:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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