Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Evelyn Michelini Fortes dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14358
Resumo: A Educação Inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político. Nos últimos anos a investigação nesse campo emergiu, mas ainda percebe-se uma carência de estudos e atenção nessa vertente. O presente estudo abordou o percurso pré-universitário, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Aveiro, a fim de compreender os principais fatores, quer sejam, educativos, sócio culturais, organizacionais ou políticos, que se apresentaram como fundamentais nesse processo de Inclusão. Para obter respostas a essas questões, optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, utilizando técnicas de recolha de dados através da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado seguindo a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software WebQDA. Conclui-se que o percurso pré-universitário, apesar de referido como atribulado pelos estudantes, os impulsionou a iniciar o percurso acadêmico. Ainda, foi verificada a importância de vários apoios explicitados, em especial o da família. O Contingente Especial para acesso ao ensino superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante suporte. A forma como a universidade organiza-se na fase de entrada dos estudantes, foi considerada satisfatória, mas apresentando aspectos pontuais a serem modificados. Os recursos, as acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais bem como os apoios disponibilizados são citados como fundamentais para a permanência destes estudantes na UA, porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais dificultam esse processo
id RCAP_d24fd4129ae60abe426d0977b57252cd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativoCiências da educaçãoEducação especial - Ensino superior - Universidade de AveiroEscola inclusivaNecessidades educativas especiaisIntegração escolarPolitica educativaAcesso ao ensino superior - Universidade de AveiroA Educação Inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político. Nos últimos anos a investigação nesse campo emergiu, mas ainda percebe-se uma carência de estudos e atenção nessa vertente. O presente estudo abordou o percurso pré-universitário, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Aveiro, a fim de compreender os principais fatores, quer sejam, educativos, sócio culturais, organizacionais ou políticos, que se apresentaram como fundamentais nesse processo de Inclusão. Para obter respostas a essas questões, optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, utilizando técnicas de recolha de dados através da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado seguindo a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software WebQDA. Conclui-se que o percurso pré-universitário, apesar de referido como atribulado pelos estudantes, os impulsionou a iniciar o percurso acadêmico. Ainda, foi verificada a importância de vários apoios explicitados, em especial o da família. O Contingente Especial para acesso ao ensino superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante suporte. A forma como a universidade organiza-se na fase de entrada dos estudantes, foi considerada satisfatória, mas apresentando aspectos pontuais a serem modificados. Os recursos, as acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais bem como os apoios disponibilizados são citados como fundamentais para a permanência destes estudantes na UA, porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais dificultam esse processoInclusive Teaching in Higher Education currently represents a challenge for social, educational and political context. The last few years the investigation in this field has emerged, but still is noticed a lack of attention and studies in this aspect. The study discussed the pre-university journey, the entry and permanence in Higher Education of students with Special Educational Needs (SEN) of University of Aveiro, in order to understand the main aspects, whether, educational, socio-cultural, organizational or political, these presented themselves as essential in this process of inclusion. For answer these questions, it was chosen the interpretive paradigm of research with a qualitative nature, using techniques of collecting data, through documentary research and semi-structured interview. The data analysis was performed according to the technique of content analysis, with the support of WebQDA software. Thus concluded that the pre-university journey, although referred to as turbulent by the students, led them to start the academic route. Still, it was observed the importance of various types of supports, in particular family. The special contingent for access to higher education was referenced by all students as an important support. The way the university is organized at the entrance stage of the students was satisfactory, but showing specific aspects to be modified. The resources, physical / structural and cultural / attitudinal accessibilities as well as the available support, are mentioned as essential for the permanence of these students at the UA, however, the lack of legal backing and national inclusive policies hinder this process.Universidade de Aveiro2015-07-07T15:10:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14358TID:201574098porSantos, Evelyn Michelini Fortes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:14Zoai:ria.ua.pt:10773/14358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:56.956436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
title Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
spellingShingle Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
Santos, Evelyn Michelini Fortes dos
Ciências da educação
Educação especial - Ensino superior - Universidade de Aveiro
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Politica educativa
Acesso ao ensino superior - Universidade de Aveiro
title_short Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
title_full Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
title_fullStr Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
title_full_unstemmed Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
title_sort Ingresso e permanência de estudantes com NEE no ensino superior: um estudo qualitativo
author Santos, Evelyn Michelini Fortes dos
author_facet Santos, Evelyn Michelini Fortes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Evelyn Michelini Fortes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Educação especial - Ensino superior - Universidade de Aveiro
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Politica educativa
Acesso ao ensino superior - Universidade de Aveiro
topic Ciências da educação
Educação especial - Ensino superior - Universidade de Aveiro
Escola inclusiva
Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Politica educativa
Acesso ao ensino superior - Universidade de Aveiro
description A Educação Inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político. Nos últimos anos a investigação nesse campo emergiu, mas ainda percebe-se uma carência de estudos e atenção nessa vertente. O presente estudo abordou o percurso pré-universitário, o ingresso e a permanência no Ensino Superior, de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Aveiro, a fim de compreender os principais fatores, quer sejam, educativos, sócio culturais, organizacionais ou políticos, que se apresentaram como fundamentais nesse processo de Inclusão. Para obter respostas a essas questões, optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, utilizando técnicas de recolha de dados através da pesquisa documental e da entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados foi realizado seguindo a técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software WebQDA. Conclui-se que o percurso pré-universitário, apesar de referido como atribulado pelos estudantes, os impulsionou a iniciar o percurso acadêmico. Ainda, foi verificada a importância de vários apoios explicitados, em especial o da família. O Contingente Especial para acesso ao ensino superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante suporte. A forma como a universidade organiza-se na fase de entrada dos estudantes, foi considerada satisfatória, mas apresentando aspectos pontuais a serem modificados. Os recursos, as acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais bem como os apoios disponibilizados são citados como fundamentais para a permanência destes estudantes na UA, porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais dificultam esse processo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-07T15:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14358
TID:201574098
url http://hdl.handle.net/10773/14358
identifier_str_mv TID:201574098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550162460672