A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Vera Lúcia Tavares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5838
Resumo: Com a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura. A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências.
id RCAP_6be578bd537ae3341059b0e05363f342
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo VerdeEducação especialNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaEscola inclusivaCom a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura. A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências.2023-02-27T13:10:42Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5838TID:203162218porBrito, Vera Lúcia Tavares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:11Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:23.289113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
title A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
spellingShingle A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
Brito, Vera Lúcia Tavares de
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Escola inclusiva
title_short A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
title_full A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
title_fullStr A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
title_full_unstemmed A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
title_sort A inclusão de alunos com NEE: Caso do 1º ciclo da escola / agrupamento Nº 2 de Veneza- Calheta de São Miguel – Cabo Verde
author Brito, Vera Lúcia Tavares de
author_facet Brito, Vera Lúcia Tavares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Vera Lúcia Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Escola inclusiva
topic Educação especial
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Escola inclusiva
description Com a presente dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretendi saber como está o meu país (Cabo Verde) em relação à inclusão das crianças com NEE. No entanto, e pelo facto de ser um país dividido em ilhas, com diversas escolas, seria um trabalho demasiado ambicioso abarcar escolas de todas as ilhas. Por isso, optei por trabalhar a escola/agrupamento do meu concelho e que fica mais próxima da minha realidade e onde realizei o meu curso de licenciatura. A investigação realizou-se no agrupamento de escolas nº 2 de Veneza – Calheta de São Miguel, que é uma subestrutura da Delegação do Ministério da Educação e do Desporto do Concelho de São Miguel, situando- se no centro da Cidade de Calheta, junto ao edifício da Câmara Municipal de São Miguel. A metodologia de investigação é de carácter qualitativo e assenta num estudo de caso numa escola do 1º ciclo. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 4 docentes, a 4 encarregados de educação e à gestora do agrupamento. Foram ainda feitas observações em sala de aula. O tratamento de dados foi realizado através da análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados pudemos responder, embora sem certezas absolutas devido às limitações deste estudo à questão de partida: Como se processa a inclusão dos alunos do 1º ciclo, com NEE, no agrupamento de escolas de Veneza? A resposta, naturalmente provisória, é que neste agrupamento o processo de inclusão dos alunos com NEE apresenta algumas debilidades e insuficiências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T00:00:00Z
2022-12-21
2023-02-27T13:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5838
TID:203162218
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5838
identifier_str_mv TID:203162218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130945057456128