Tempo de escola e tempo de vida: sentidos do tempo escolar: da exclusão à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Francisca
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5084
Resumo: Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida numa escola de 1ºciclo. Foi utilizada uma metodologia etnográfica centrada na observação e descrição da vida da escola e das suas rotinas, registadas em notas de campo. Consideramos o nosso contexto de estudo, não negando a sua especificidade, um terreno privilegiado de observação, com o potencial de produzir um efeito de lupa sobre características do conjunto do sistema educativo português – especialmente o 1º ciclo do ensino básico. Nesta perspectiva algumas conclusões são evidentes na escola estudada, como na Escola portuguesa em geral: O tempo escolar estrutura secular e burocrática continua a originar resistências e exclusão escolar e social.
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