Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Susana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aguiar, Cecilia, Pinto, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/44
Resumo: O presente artigo pretende examinar a quantidade, qualidade e adequação doscomportamentos interactivos das educadoras em salas de creche, em actividades livres eestruturadas, investigando a sua relação com aspectos de estrutura destes contextos.Participaram neste estudo 30 responsáveis por salas de creche da Área Metropolitana doPorto (incluindo 5 auxiliares de acção educativa). Os comportamentos interactivos daseducadoras foram avaliados com a Escala de Interacção Educador-Criança (Farran, & Collins1995). Os resultados obtidos sugerem que as educadoras exibem maior quantidade decomportamentos interactivos no decurso de actividades estruturadas (r = .65) e que aadequação destes comportamentos é superior quando estes profissionais têm bacharelatoou licenciatura (rь=.57), quando auferem salários superiores (r = .42) e quando despendemmenos horas de trabalho directo com as crianças (r = -.37). A qualidade doscomportamentos interactivos está relacionada com o salário auferido (r = .43). Asimplicações práticas dos resultados obtidos são discutidas com o objectivo de analisarformas possíveis de alcançar níveis de excelência em contextos de educação de infância.
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