Diferenças de género na promoção da educação para a saúde sexual e reprodutiva : um estudo com utentes e enfermeiros/as das consultas de planeamento familiar e saúde materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Paula Cristina Freitas Barbosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9867
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
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spelling Diferenças de género na promoção da educação para a saúde sexual e reprodutiva : um estudo com utentes e enfermeiros/as das consultas de planeamento familiar e saúde materna613.88Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)Os homens e as mulheres apresentam particularidades de carácter biológico que incluem diferenças dos pontos de vista genético, físico, hormonal e reprodutivo, supostamente invariáveis nas diferentes sociedades e culturas. Contudo, as diferenças de género incluem uma grande variabilidade de características em função dos padrões culturais, que condicionam os valores, as normas e os comportamentos atribuídos a homens e mulheres, nomeadamente na saúde sexual e reprodutiva. Neste sentido, este estudo analisa as implicações do género nas necessidades em educação para a saúde sexual e reprodutiva (SSR) de utentes e enfermeiros/as das consultas de Planeamento Familiar (PF) e Saúde Materna (SM). Com essa intenção, realizou-se um estudo de natureza qualitativa onde se aplicaram entrevistas semi-estruturadas a duas amostras propositadas de utentes (n=12) e enfermeiros/as (n=6) das consultas de PF e de SM, de um Centro de Saúde do Distrito de Braga. A primeira entrevista, centrou-se nas fontes de informação sobre SSR; nos conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos sobre o PF e vida em família e na equidade de género nas consultas de PF e SM. A segunda, focada nos/as enfermeiros/as, investigou a percepção sobre a sensibilidade ao género na sua formação e prática, bem como, nos aspectos estudados nos/as utentes. Verificou-se que havia mais homens a usar como fontes de informação a televisão, a Internet e as revistas e mais mulheres a recorrerem às amigas, livros e família. Para a maior parte dos/as enfermeiros/as, a SSR, principalmente a masculina, foi pouco trabalhada no Curso de Enfermagem. A maior parte dos/as utentes, pensou prevenir a gravidez quando iniciou a actividade sexual, sem consulta médica prévia, embora os/as enfermeiros/as tenham considerado essa consulta importante para educar o casal. Nos/as utentes, contrariamente aos/às enfermeiros/as, não havia diferenças de género nos assuntos relacionados com a vida sexual que tratam em casal. Face à dificuldade em engravidar, a maior parte dos/as utentes preferia a adopção, e os/as enfermeiros/as pensavam que preferiam uma consulta médica. Na vida em casal, o apoio do homem foi o aspecto mais valorizado pelos dois géneros. Contrariamente à maior parte dos/as utentes, os/as enfermeiros/as consideraram que os homens associam a consulta de PF às mulheres. A maior parte dos/as utentes, considerou indiferente o sexo do/a enfermeiro/a nas consultas de PF e SM, mas, para os/as enfermeiros/as, as mulheres preferem ser atendidas por mulheres. Destes resultados, emerge a necessidade de incluir a perspectiva de género nas consultas de PF e SM, bem como, nos conteúdos do Curso de Enfermagem e na formação em serviço.Men and women present biological particularities which include genetic, physical, hormonal and reproductive differences, considered invariable in different societies and cultures. However, gender differences involve a great variety of characteristics in function of cultural patterns which condition values, norms and behaviour attributed to men and women, namely in sex and reproductive health. In this sense, this research aims to analyse the gender differences regarding the educational necessities of patients and nurses in Family Planning (FP) and Maternal Health (MH) consultations, in order to promote equity in sex and the reproductive health (SRH) of patients. Therefore, a qualitative study, applying semi-structured interviews in two proposed samples of patients (n=12) and nurses (n=6) of FP and MH consultations of a health centre in the Braga District, was developed. This study aimed to investigate the gender differences in patients in their resources of information regarding SRH; knowledge, attitudes, values and behaviour regarding FP and family life, and perceptions regarding gender equity in FP and MH consultations. In relationship to the nurses, their perceptions regarding gender sensibility in their training and practice, and the aspects studied in patients were investigated. It was verified that more men used television, Internet and magazines as information resources than women who resorted to friends, family and books with the same objective. For the majority of nurses SRH, principally masculine SRH, was only developed on a small scale during their nursing course. The majority of patients interviewed considered preventing pregnancy when initiating their sexual activity but without any previous medical consultation, which was considered very important in the education of couples by nurses. In patients, contrary to the perceptions of the nurses, there were no gender differences in sexual life matters treated by couples. Regarding the difficulty in getting pregnant, the majority of patients, contrary to the perceptions of the nurses, preferred adoption to requesting medical help. In the couple’s life, the support of the husband was the most valorised aspect of the two genders. Women, as well as nurses, attributed special importance to the participation of husbands in MH consultations. In contrary to the majority of patients, nurses considered that men associate FP consultations for women only. The majority of patients considered the gender factor of the nurse in FP and MH consultation indifferent, but for the majority of nurses, women preferred to be attended by a woman. From these results, the necessity to include gender perspectives in FP and MH consultations, as well as, in the nursing courses and in in-service nurse training has emerged.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoNogueira, Paula Cristina Freitas Barbosa2009-06-012009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:08.743200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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