Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4666 |
Resumo: | No presente estudo, analisou-se a relação entre a qualidade das relações de amizade e as autoperceções dos adolescentes, expressas no seu autoconceito. A amostra foi constituída por 65 estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 14). Os instrumentos foram o Questionário de Qualidade da Amizade e a versão portuguesa do Perfil de Autoperceção da Escala de Autoconceito para Adolescentes. Através de análises correlacionais, verificou-se uma relação entre a qualidade das relações de amizade e o autoconceito, sendo a dimensão companheirismo e recreação preditora do autoconceito global. Verificou-se, ainda, a ausência de um efeito de gênero na qualidade reportada das relações de amizade. Pelo contrário, ocorreu um efeito moderado do gênero no autoconceito, nomeadamente nas dimensões competência escolar, competência atlética, aparência física e autoestima, com o gênero masculino apresentando resultados médios superiores. Os resultados foram discutidos tendo em conta a importância das relações sociais para o desenvolvimento na adolescência. |
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Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolarRelations of friendship and self-concept in adolescence: an exploratory study in the school contextAdolescenceFriendshipSelf-conceptSchoolsIdentityAdolescênciaAmizadeAutoconceitoEscolasIdentidade.Escola Superior de Tecnologias e GestãoNo presente estudo, analisou-se a relação entre a qualidade das relações de amizade e as autoperceções dos adolescentes, expressas no seu autoconceito. A amostra foi constituída por 65 estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 14). Os instrumentos foram o Questionário de Qualidade da Amizade e a versão portuguesa do Perfil de Autoperceção da Escala de Autoconceito para Adolescentes. Através de análises correlacionais, verificou-se uma relação entre a qualidade das relações de amizade e o autoconceito, sendo a dimensão companheirismo e recreação preditora do autoconceito global. Verificou-se, ainda, a ausência de um efeito de gênero na qualidade reportada das relações de amizade. Pelo contrário, ocorreu um efeito moderado do gênero no autoconceito, nomeadamente nas dimensões competência escolar, competência atlética, aparência física e autoestima, com o gênero masculino apresentando resultados médios superiores. Os resultados foram discutidos tendo em conta a importância das relações sociais para o desenvolvimento na adolescência.In the present study, the relationship between friendship quality and adolescents’ self-perceptions, expressed through their self-concept, in the school context was investigated. The sample consisted of 65 Portuguese students aged 12-16 years (Mean = 14). The Portuguese versions of the Friendship Quality Questionnaire and the Portuguese version of the Self-perception Profile of the Adolescent Self-Concept Scale were used. Correlational analyses were carried out and showed an association between friendship quality and adolescents’ self-concept. The dimension companionship and recreation was predictive of global self-concept. There was no effect of gender on the friendship quality reported. On the other hand, a moderate effect of gender on self-concept was observed, namely on the following dimensions: academic competence, sports competence, physical attractiveness, and self-esteem. In all cases, males had higher scores. The results were discussed considering the importance of social relationships for adolescent development.Universidade Estadual de MaringáDigitUMaCarvalho, Renato GomesFernandes, EduardoCâmara, JoanaGonçalves, José AlbertoRosário, JoãoFreitas, SandraCarvalho, Sandra2022-09-28T14:58:09Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4666porCARVALHO, Renato Gomes et al. Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolar. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2017, v. 34, n. 03 [Acessado 28 Setembro 2022] , pp. 379-388. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-02752017000300006>. Epub Jul-Sep 2017. ISSN 1982-0275. https://doi.org/10.1590/1982-02752017000300006.10.1590/1982-02752017000300006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-09T03:30:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:32.031765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No presente estudo, analisou-se a relação entre a qualidade das relações de amizade e as autoperceções dos adolescentes, expressas no seu autoconceito. A amostra foi constituída por 65 estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 14). Os instrumentos foram o Questionário de Qualidade da Amizade e a versão portuguesa do Perfil de Autoperceção da Escala de Autoconceito para Adolescentes. Através de análises correlacionais, verificou-se uma relação entre a qualidade das relações de amizade e o autoconceito, sendo a dimensão companheirismo e recreação preditora do autoconceito global. Verificou-se, ainda, a ausência de um efeito de gênero na qualidade reportada das relações de amizade. Pelo contrário, ocorreu um efeito moderado do gênero no autoconceito, nomeadamente nas dimensões competência escolar, competência atlética, aparência física e autoestima, com o gênero masculino apresentando resultados médios superiores. Os resultados foram discutidos tendo em conta a importância das relações sociais para o desenvolvimento na adolescência. |
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