O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/110 |
Resumo: | O presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district. |
id |
RCAP_d280234b0788f58a001b30ea4ce82848 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de casoBibliotecas escolaresPesquisa escolarInternetConstrução do conhecimentoTMEO presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district.Orientação: Professora Doutora Manuela Barreto Nunes2013-08-14T18:00:02Z2011-04-05T15:19:28Z2011-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110http://hdl.handle.net/11328/110Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110http://hdl.handle.net/11328/110porCota: TME 280Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:21.140807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
title |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
spellingShingle |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira Bibliotecas escolares Pesquisa escolar Internet Construção do conhecimento TME |
title_short |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
title_full |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
title_fullStr |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
title_sort |
O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso |
author |
Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira |
author_facet |
Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Pesquisa escolar Internet Construção do conhecimento TME |
topic |
Bibliotecas escolares Pesquisa escolar Internet Construção do conhecimento TME |
description |
O presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-05T15:19:28Z 2011-04-05 2013-08-14T18:00:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110 http://hdl.handle.net/11328/110 Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110 http://hdl.handle.net/11328/110 |
identifier_str_mv |
Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134965239119872 |