O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/110
Resumo: O presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district.
id RCAP_d280234b0788f58a001b30ea4ce82848
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de casoBibliotecas escolaresPesquisa escolarInternetConstrução do conhecimentoTMEO presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district.Orientação: Professora Doutora Manuela Barreto Nunes2013-08-14T18:00:02Z2011-04-05T15:19:28Z2011-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110http://hdl.handle.net/11328/110Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110http://hdl.handle.net/11328/110porCota: TME 280Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:21.140807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
title O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
spellingShingle O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira
Bibliotecas escolares
Pesquisa escolar
Internet
Construção do conhecimento
TME
title_short O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
title_full O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
title_fullStr O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
title_full_unstemmed O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
title_sort O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso
author Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira
author_facet Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Helena Rodrigues de Sousa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Pesquisa escolar
Internet
Construção do conhecimento
TME
topic Bibliotecas escolares
Pesquisa escolar
Internet
Construção do conhecimento
TME
description O presente estudo visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares e seus recursos para a construção do conhecimento na Escola. No contexto da sociedade de informação e das novas exigências e tecnologias disponíveis para a aprendizagem, destacamos o papel da Internet enquanto recurso de informação dinamizado a partir das bibliotecas escolares. Trata-se assim de um trabalho de pesquisa e reflexão, cuja intenção primordial consiste em reconhecer a necessidade de, na actual sociedade da informação, nos empenharmos na criação de uma nova cultura educativa que promova a interacção, a autonomia e o sentido crítico, nomeadamente através da pesquisa escolar. A acção investigativa centra-se em torno de três eixos indissociados: alunos, professores e recursos da Biblioteca Escolar. Nesse sentido, o estudo assentou numa exaustiva pesquisa bibliográfica que permitiu estabelecer os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso real da biblioteca e dos recursos de informação, por parte de alunos e professores de uma Escola do Ensino Básico, incidiu sobre a Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. This presents study aims to reflected the contribution of the school library and its resources on the construction of the school knowledge. In the information society context and the new demanding and available thecnologies for the learning, we pointed out the role of the Internet while information resource dynamized from the school libraries. So, this work is a research work and a reflection, whose primordial intention consists on recognising the need, in the nowadays society of information, of doing our best to create a new educational culture that promotes the interaction, the autonomy and the critical sense, especially through the school research. The researching action goes around three inseparable axles: students, teachers and the school library resources. That way, the study was settled in a bibliographical exhaustive research that allowed to establish the main concepts of the theorical foundation. The empirical investigation, from which we aimed to get information about the real use of the library by the students and teachers of a High School, fell upon in Escola Básica 2,3 Aquilino Ribeiro, Vila Nova de Paiva, in Viseu district.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-05T15:19:28Z
2011-04-05
2013-08-14T18:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110
http://hdl.handle.net/11328/110
Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110
http://hdl.handle.net/11328/110
identifier_str_mv Pinto, M.H.R.S.F. (2007). O contributo das bibliotecas escolares para a construção do conhecimento: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/110
url http://hdl.handle.net/11328/110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134965239119872