O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miguel Bradford
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15879
Resumo: Desde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only.
id RCAP_d295e4c274338d53b26d93dc27a65341
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos serviços web only no crescimento da empresaServiços onlineServiços web onlyModelos de negócio baseados na internetModelos de negócio web onlyCrescimento económicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDesde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only.Morais, RicardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Miguel Bradford2014-12-05T09:58:46Z2012-09-1420122012-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:11.591228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
title O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
spellingShingle O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
Ferreira, Miguel Bradford
Serviços online
Serviços web only
Modelos de negócio baseados na internet
Modelos de negócio web only
Crescimento económico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
title_full O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
title_fullStr O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
title_full_unstemmed O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
title_sort O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
author Ferreira, Miguel Bradford
author_facet Ferreira, Miguel Bradford
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Ricardo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miguel Bradford
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços online
Serviços web only
Modelos de negócio baseados na internet
Modelos de negócio web only
Crescimento económico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Serviços online
Serviços web only
Modelos de negócio baseados na internet
Modelos de negócio web only
Crescimento económico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Desde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-14
2012
2012-09-14T00:00:00Z
2014-12-05T09:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15879
url http://hdl.handle.net/10400.14/15879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131809721614336