O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15879 |
Resumo: | Desde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only. |
id |
RCAP_d295e4c274338d53b26d93dc27a65341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresaServiços onlineServiços web onlyModelos de negócio baseados na internetModelos de negócio web onlyCrescimento económicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDesde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only.Morais, RicardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Miguel Bradford2014-12-05T09:58:46Z2012-09-1420122012-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:11.591228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
title |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
spellingShingle |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa Ferreira, Miguel Bradford Serviços online Serviços web only Modelos de negócio baseados na internet Modelos de negócio web only Crescimento económico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
title_full |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
title_fullStr |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
title_full_unstemmed |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
title_sort |
O impacto dos serviços web only no crescimento da empresa |
author |
Ferreira, Miguel Bradford |
author_facet |
Ferreira, Miguel Bradford |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Ricardo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Miguel Bradford |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços online Serviços web only Modelos de negócio baseados na internet Modelos de negócio web only Crescimento económico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Serviços online Serviços web only Modelos de negócio baseados na internet Modelos de negócio web only Crescimento económico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Desde meados do ano 2000, que o estudo da temática dos serviços online conheceu um grande avanço ao nível de contribuições por parte de diversas comunidades científica. Efectivamente, o boom das empresas tecnológicas, aliado ao progresso galopante da Internet levaram vários estudiosos, de distintas correntes de pensamento – com claro destaque para a economia, tecnologia, sistemas de informação e informática - a debruçarem-se sobre o fenómeno emergente dos serviços online. No entanto, este aumento de contribuições esbarou na natureza multidisciplinar da temática, levando a uma desarticulação ao nível das contribuições e conclusões dos vários estudos, tanto inter como intra comunidades. Da realização de uma extensa pesquisa de literatura relacionada com a temática, foram identificadas três limitações que justificaram a realização desta Dissertação de Mestrado, e sustentaram a qualidade e pertinência das contribuições apresentadas. Este estudo de natureza exploratória, assente na imaginação analítica do autor através de recurso à inferência analítica, tem como objectivos: 1. abordar a temática dos serviços web only, cuja nomenclatura, definição e âmbito foram propostos na tentativa de suprimir as limitações resultantes da natureza multidisciplinar do estudo dos serviços online; 2. Apresentar uma proposta de modelação/definição de modelos de negócio para a nova tipologia de serviço proposta, de acordo com as suas características intrínsecas e diferenciadoras. Estes objectivos, são alcançados através de uma extensa revisão de literatura sobre os serviços online e os modelos de negócio baseados na Internet - que se traduz, também, como um contributo relevante ao nível da sumarização das contribuições de diferentes correntes de pensamento - que visa permitir ao autor a resposta às perguntas de investigação identificadas assim como lançar as bases para futura pesquisas que versem sobre as temáticas dos serviços online e web only. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-14 2012 2012-09-14T00:00:00Z 2014-12-05T09:58:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/15879 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/15879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131809721614336 |