Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9940 |
Resumo: | O presente relatório retrata e analisa o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio curricular realizou-se em duas instituições da rede pública, uma da Educação Pré-Escolar e outra do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se trabalharam as diferentes áreas do conhecimento estabelecidas para cada um dos níveis educativos. O total de crianças abrangidas é 40, divididos pelos grupos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, com idades de 3 a 9 anos. Para proporcionar uma visão mais ampla das instituições e da realidade de cada grupo de crianças, foi elaborada a caracterização dos dois contextos. No decorrer deste percurso, promoveram-se várias experiências de aprendizagem significativas tendo em conta não só o desenvolvimento cognitivo mas também o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Selecionaram-se oito experiências de aprendizagem (quatro para a Educação Pré-Escolar e quatro para o 1.º CEB) desenvolvidas em contexto de PES que se apresentarão reflexivamente. De acordo com as reflexões feitas ao longo deste percurso, fundamenta-se teoricamente este relatório tendo em conta os seguintes pontos: a diferenciação/articulação pedagógica entre os dois níveis educativos e a fundamentação das opções educativas. Nas considerações finais destaco a minha visão geral de toda a prática e do relatório, valorizando os diferentes momentos da prática (observação, cooperação, intervenção, avaliação e reflexão), os diferentes pontos abordados, teoricamente, neste documento e o meu entendimento acerca desta unidade curricular. |
id |
RCAP_d29c36b621806cdb840bc2144c07d6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9940 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoInterdisciplinaridadeO presente relatório retrata e analisa o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio curricular realizou-se em duas instituições da rede pública, uma da Educação Pré-Escolar e outra do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se trabalharam as diferentes áreas do conhecimento estabelecidas para cada um dos níveis educativos. O total de crianças abrangidas é 40, divididos pelos grupos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, com idades de 3 a 9 anos. Para proporcionar uma visão mais ampla das instituições e da realidade de cada grupo de crianças, foi elaborada a caracterização dos dois contextos. No decorrer deste percurso, promoveram-se várias experiências de aprendizagem significativas tendo em conta não só o desenvolvimento cognitivo mas também o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Selecionaram-se oito experiências de aprendizagem (quatro para a Educação Pré-Escolar e quatro para o 1.º CEB) desenvolvidas em contexto de PES que se apresentarão reflexivamente. De acordo com as reflexões feitas ao longo deste percurso, fundamenta-se teoricamente este relatório tendo em conta os seguintes pontos: a diferenciação/articulação pedagógica entre os dois níveis educativos e a fundamentação das opções educativas. Nas considerações finais destaco a minha visão geral de toda a prática e do relatório, valorizando os diferentes momentos da prática (observação, cooperação, intervenção, avaliação e reflexão), os diferentes pontos abordados, teoricamente, neste documento e o meu entendimento acerca desta unidade curricular.This report depicts and analyzes the work developed in the curricular unit Supervised Teaching Practice, under the master's degree in Preschool Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The curricular internship took place in two public institutions, a Preschool Education and another of the 1st Cycle of Basic Education, where they worked the different areas of knowledge established for each of the above educational levels. The total number of children covered is 40, divided by groups of pre-school and first Cycle, ages 3 to 9 years. To provide a broader view of the institutions and of the reality of each Group of children was elaborated the characterization of two contexts. In the course of this route, promoted several significant learning experiences taking into account not only the cognitive development but also personal development and interpersonal. Selected eight learning experiences (four for Preschool Education and four for the 1st CEB) developed in context of PES that if will reflexively. According to the reflections made along this route, based on theoretically this report taking into account the following points: differentiation/educational articulation between the two educational levels and explanation of the educational options. In the final considerations I highlight my whole practice overview and the report, highlighting the different moments of practice (observation, cooperation, assistance, evaluation and reflection), the different points addressed theoretically in this document and my understanding this curricular unit.Castanheira, Manuel Luís PintoRibeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBOliveira, Sandra2014-07-24T11:12:43Z20142014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9940TID:201028280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.167842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Oliveira, Sandra Experiências de aprendizagem Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Interdisciplinaridade |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Oliveira, Sandra |
author_facet |
Oliveira, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanheira, Manuel Luís Pinto Ribeiro, Maria do Céu Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Interdisciplinaridade |
topic |
Experiências de aprendizagem Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Interdisciplinaridade |
description |
O presente relatório retrata e analisa o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio curricular realizou-se em duas instituições da rede pública, uma da Educação Pré-Escolar e outra do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se trabalharam as diferentes áreas do conhecimento estabelecidas para cada um dos níveis educativos. O total de crianças abrangidas é 40, divididos pelos grupos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo, com idades de 3 a 9 anos. Para proporcionar uma visão mais ampla das instituições e da realidade de cada grupo de crianças, foi elaborada a caracterização dos dois contextos. No decorrer deste percurso, promoveram-se várias experiências de aprendizagem significativas tendo em conta não só o desenvolvimento cognitivo mas também o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Selecionaram-se oito experiências de aprendizagem (quatro para a Educação Pré-Escolar e quatro para o 1.º CEB) desenvolvidas em contexto de PES que se apresentarão reflexivamente. De acordo com as reflexões feitas ao longo deste percurso, fundamenta-se teoricamente este relatório tendo em conta os seguintes pontos: a diferenciação/articulação pedagógica entre os dois níveis educativos e a fundamentação das opções educativas. Nas considerações finais destaco a minha visão geral de toda a prática e do relatório, valorizando os diferentes momentos da prática (observação, cooperação, intervenção, avaliação e reflexão), os diferentes pontos abordados, teoricamente, neste documento e o meu entendimento acerca desta unidade curricular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24T11:12:43Z 2014 2014-07-24 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9940 TID:201028280 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9940 |
identifier_str_mv |
TID:201028280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135240357150720 |