Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21546 |
Resumo: | O congestionamento urbano é um problema que afeta de forma significativa os centros urbanos. Para reduzir os efeitos do mesmo, têm sido promovidas políticas de gestão de tráfego que tentam adequar a oferta à procura dos transportes. De entre essas medidas, encontram-se políticas de estacionamento. O presente estudo aborda as políticas de estacionamento, nomeadamente a política de partilha de lugares de estacionamento para diferentes tipologias de utilizadores em locais onde o estacionamento ilegal prolifera e com picos específicos de procura rodoviária e não sobrepostos ao longo do dia. Nesta dissertação, o objetivo é perceber qual o impacto que a partilha dos lugares destinados às cargas e descargas têm no tráfego rodoviário, percebendo se existem benefícios nesta partilha e como são distribuídos pelas várias tipologias de utilizadores rodoviários. Esta dissertação incluiu a realização de um caso de estudo, suportada por uma recolha e tratamento de dados reais de modo a proceder a uma modelação de tráfego do caso de estudo e posterior análise e comparação de cenários, através da microssimulação. O caso de estudo permitiu concluir que o cenário de partilha dos lugares de cargas e descargas com encarregados de educação de unidades escolares na envolvente conduziria a uma melhoria muito significativa em termos de performance de tráfego, quando comparado com a situação de exclusividade para as cargas e descargas. O tempo de atraso seria reduzido em 47%, o tempo de viagem teria uma redução de 27%, e existiria um aumento na velocidade média de 11%. Já quando se compara o cenário de partilha dos lugares destinados às cargas e descargas e o cenário ideal, que corresponde a uma situação sem qualquer incidente na via, o tempo de atraso seria reduzido em 12%, o tempo de viagem diminuiria em 7% e a velocidade subiria 3%. No final deste trabalho, verificou-se que a partilha destes locais seria extremamente vantajosa para o tráfego rodoviário, uma vez que de acordo com os valores obtidos observa-se que a partilha promove valores muito aproximados à situação da via sem qualquer incidente. |
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O congestionamento urbano é um problema que afeta de forma significativa os centros urbanos. Para reduzir os efeitos do mesmo, têm sido promovidas políticas de gestão de tráfego que tentam adequar a oferta à procura dos transportes. De entre essas medidas, encontram-se políticas de estacionamento. O presente estudo aborda as políticas de estacionamento, nomeadamente a política de partilha de lugares de estacionamento para diferentes tipologias de utilizadores em locais onde o estacionamento ilegal prolifera e com picos específicos de procura rodoviária e não sobrepostos ao longo do dia. Nesta dissertação, o objetivo é perceber qual o impacto que a partilha dos lugares destinados às cargas e descargas têm no tráfego rodoviário, percebendo se existem benefícios nesta partilha e como são distribuídos pelas várias tipologias de utilizadores rodoviários. Esta dissertação incluiu a realização de um caso de estudo, suportada por uma recolha e tratamento de dados reais de modo a proceder a uma modelação de tráfego do caso de estudo e posterior análise e comparação de cenários, através da microssimulação. O caso de estudo permitiu concluir que o cenário de partilha dos lugares de cargas e descargas com encarregados de educação de unidades escolares na envolvente conduziria a uma melhoria muito significativa em termos de performance de tráfego, quando comparado com a situação de exclusividade para as cargas e descargas. O tempo de atraso seria reduzido em 47%, o tempo de viagem teria uma redução de 27%, e existiria um aumento na velocidade média de 11%. Já quando se compara o cenário de partilha dos lugares destinados às cargas e descargas e o cenário ideal, que corresponde a uma situação sem qualquer incidente na via, o tempo de atraso seria reduzido em 12%, o tempo de viagem diminuiria em 7% e a velocidade subiria 3%. No final deste trabalho, verificou-se que a partilha destes locais seria extremamente vantajosa para o tráfego rodoviário, uma vez que de acordo com os valores obtidos observa-se que a partilha promove valores muito aproximados à situação da via sem qualquer incidente. |
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