Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nuno Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21546
Resumo: O congestionamento urbano é um problema que afeta de forma significativa os centros urbanos. Para reduzir os efeitos do mesmo, têm sido promovidas políticas de gestão de tráfego que tentam adequar a oferta à procura dos transportes. De entre essas medidas, encontram-se políticas de estacionamento. O presente estudo aborda as políticas de estacionamento, nomeadamente a política de partilha de lugares de estacionamento para diferentes tipologias de utilizadores em locais onde o estacionamento ilegal prolifera e com picos específicos de procura rodoviária e não sobrepostos ao longo do dia. Nesta dissertação, o objetivo é perceber qual o impacto que a partilha dos lugares destinados às cargas e descargas têm no tráfego rodoviário, percebendo se existem benefícios nesta partilha e como são distribuídos pelas várias tipologias de utilizadores rodoviários. Esta dissertação incluiu a realização de um caso de estudo, suportada por uma recolha e tratamento de dados reais de modo a proceder a uma modelação de tráfego do caso de estudo e posterior análise e comparação de cenários, através da microssimulação. O caso de estudo permitiu concluir que o cenário de partilha dos lugares de cargas e descargas com encarregados de educação de unidades escolares na envolvente conduziria a uma melhoria muito significativa em termos de performance de tráfego, quando comparado com a situação de exclusividade para as cargas e descargas. O tempo de atraso seria reduzido em 47%, o tempo de viagem teria uma redução de 27%, e existiria um aumento na velocidade média de 11%. Já quando se compara o cenário de partilha dos lugares destinados às cargas e descargas e o cenário ideal, que corresponde a uma situação sem qualquer incidente na via, o tempo de atraso seria reduzido em 12%, o tempo de viagem diminuiria em 7% e a velocidade subiria 3%. No final deste trabalho, verificou-se que a partilha destes locais seria extremamente vantajosa para o tráfego rodoviário, uma vez que de acordo com os valores obtidos observa-se que a partilha promove valores muito aproximados à situação da via sem qualquer incidente.
id RCAP_d29f9b524f6194373c8dd386f4a2f1fe
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfegoEstacionamento de veículosTráfego rodoviárioTráfego urbanoEngenharia civilGestão de tráfegoO congestionamento urbano é um problema que afeta de forma significativa os centros urbanos. Para reduzir os efeitos do mesmo, têm sido promovidas políticas de gestão de tráfego que tentam adequar a oferta à procura dos transportes. De entre essas medidas, encontram-se políticas de estacionamento. O presente estudo aborda as políticas de estacionamento, nomeadamente a política de partilha de lugares de estacionamento para diferentes tipologias de utilizadores em locais onde o estacionamento ilegal prolifera e com picos específicos de procura rodoviária e não sobrepostos ao longo do dia. Nesta dissertação, o objetivo é perceber qual o impacto que a partilha dos lugares destinados às cargas e descargas têm no tráfego rodoviário, percebendo se existem benefícios nesta partilha e como são distribuídos pelas várias tipologias de utilizadores rodoviários. Esta dissertação incluiu a realização de um caso de estudo, suportada por uma recolha e tratamento de dados reais de modo a proceder a uma modelação de tráfego do caso de estudo e posterior análise e comparação de cenários, através da microssimulação. O caso de estudo permitiu concluir que o cenário de partilha dos lugares de cargas e descargas com encarregados de educação de unidades escolares na envolvente conduziria a uma melhoria muito significativa em termos de performance de tráfego, quando comparado com a situação de exclusividade para as cargas e descargas. O tempo de atraso seria reduzido em 47%, o tempo de viagem teria uma redução de 27%, e existiria um aumento na velocidade média de 11%. Já quando se compara o cenário de partilha dos lugares destinados às cargas e descargas e o cenário ideal, que corresponde a uma situação sem qualquer incidente na via, o tempo de atraso seria reduzido em 12%, o tempo de viagem diminuiria em 7% e a velocidade subiria 3%. No final deste trabalho, verificou-se que a partilha destes locais seria extremamente vantajosa para o tráfego rodoviário, uma vez que de acordo com os valores obtidos observa-se que a partilha promove valores muito aproximados à situação da via sem qualquer incidente.Urban centres face a major issue of traffic congestion. In an attempt to tackle this problem, many traffic management policies have been promoted. Parking management policies are an example of those policies. The study approaches parking policies, namely sharing parking places, by different road users in areas where there are specific peak periods of demand, not overlapped, and relevant issues caused by illegal parking. The study aims to analyse the impact of sharing the parking areas currently exclusively reserved to loading and unloading vehicles, understanding if such sharing approach would lead to benefits in traffic performance and how would those effects be distributed among the different road users. The study included a case study, supported by real data collection in order to feed a microscopic traffic software and consequent analyse and comparison of scenarios. Along the case study, it was possible to conclude that sharing the logistic reserved places with school parents would lead to a significant improvement in terms of traffic performance when compared with the current situation. Delay time would be reduced by 47%, travel time would be reduced by 27%, and speed would increase by 11%. When comparing the sharing scenario with a scenario without parking incidents along the street, delay time would be reduced by 12%, travel time by 7% and speed would increase 3%. Sharing parking places would bring significant advantages in terms of traffic performance as it would lead to key performance indicators close to a scenario free of parking incidents.Universidade de Aveiro2018-01-18T09:34:22Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21546TID:201934540porCosta, Nuno Henrique Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:25Zoai:ria.ua.pt:10773/21546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:01.590794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
title Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
spellingShingle Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
Costa, Nuno Henrique Ferreira
Estacionamento de veículos
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Engenharia civil
Gestão de tráfego
title_short Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
title_full Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
title_fullStr Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
title_full_unstemmed Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
title_sort Influência do uso partilhado de locais de cargas e descargas no desempenho do tráfego
author Costa, Nuno Henrique Ferreira
author_facet Costa, Nuno Henrique Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nuno Henrique Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estacionamento de veículos
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Engenharia civil
Gestão de tráfego
topic Estacionamento de veículos
Tráfego rodoviário
Tráfego urbano
Engenharia civil
Gestão de tráfego
description O congestionamento urbano é um problema que afeta de forma significativa os centros urbanos. Para reduzir os efeitos do mesmo, têm sido promovidas políticas de gestão de tráfego que tentam adequar a oferta à procura dos transportes. De entre essas medidas, encontram-se políticas de estacionamento. O presente estudo aborda as políticas de estacionamento, nomeadamente a política de partilha de lugares de estacionamento para diferentes tipologias de utilizadores em locais onde o estacionamento ilegal prolifera e com picos específicos de procura rodoviária e não sobrepostos ao longo do dia. Nesta dissertação, o objetivo é perceber qual o impacto que a partilha dos lugares destinados às cargas e descargas têm no tráfego rodoviário, percebendo se existem benefícios nesta partilha e como são distribuídos pelas várias tipologias de utilizadores rodoviários. Esta dissertação incluiu a realização de um caso de estudo, suportada por uma recolha e tratamento de dados reais de modo a proceder a uma modelação de tráfego do caso de estudo e posterior análise e comparação de cenários, através da microssimulação. O caso de estudo permitiu concluir que o cenário de partilha dos lugares de cargas e descargas com encarregados de educação de unidades escolares na envolvente conduziria a uma melhoria muito significativa em termos de performance de tráfego, quando comparado com a situação de exclusividade para as cargas e descargas. O tempo de atraso seria reduzido em 47%, o tempo de viagem teria uma redução de 27%, e existiria um aumento na velocidade média de 11%. Já quando se compara o cenário de partilha dos lugares destinados às cargas e descargas e o cenário ideal, que corresponde a uma situação sem qualquer incidente na via, o tempo de atraso seria reduzido em 12%, o tempo de viagem diminuiria em 7% e a velocidade subiria 3%. No final deste trabalho, verificou-se que a partilha destes locais seria extremamente vantajosa para o tráfego rodoviário, uma vez que de acordo com os valores obtidos observa-se que a partilha promove valores muito aproximados à situação da via sem qualquer incidente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-18T09:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21546
TID:201934540
url http://hdl.handle.net/10773/21546
identifier_str_mv TID:201934540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137613819412480