Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ivone
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2371
Resumo: O presente artigo tem como finalidade tecer algumas reflexões focalizadas no discurso crítico das teorias sociológicas, em torno da relação da sociedade com a escola e as consequentes determinações e implicações das políticas educativas do sistema educativo português que tem legado à escola e à ação do professor, com particular enfoque no séc. XX e XXI. O contexto da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas, afigura-se pois, como um campo fértil para esta reflexão que tem como vetores centrais de análise, a emergência dum novo paradigma de escola que responda a diferentes públicos, de forma a não homogeneizar os percursos dos alunos, mas à sua diferenciação e à necessidade da redefinição do papel do professor, para responder aos reptos que a sociedade contemporânea lhe coloca. Neste texto abordamos ainda, as perceções de um grupo de educadores de infância, que nos falam dos dilemas e desafios que enfrentam no seu quotidiano. Em termos genéricos, reconhecem as escolas como realidades multiculturais que requerem uma pedagogia diferenciada.
id RCAP_d2a8736cdce752f453c32353b9fa062d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafiosRelação escola-sociedadePedagogia diferenciadaPolíticas educativasSistema educativoPapel do professorEducadores dxe InfânciaO presente artigo tem como finalidade tecer algumas reflexões focalizadas no discurso crítico das teorias sociológicas, em torno da relação da sociedade com a escola e as consequentes determinações e implicações das políticas educativas do sistema educativo português que tem legado à escola e à ação do professor, com particular enfoque no séc. XX e XXI. O contexto da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas, afigura-se pois, como um campo fértil para esta reflexão que tem como vetores centrais de análise, a emergência dum novo paradigma de escola que responda a diferentes públicos, de forma a não homogeneizar os percursos dos alunos, mas à sua diferenciação e à necessidade da redefinição do papel do professor, para responder aos reptos que a sociedade contemporânea lhe coloca. Neste texto abordamos ainda, as perceções de um grupo de educadores de infância, que nos falam dos dilemas e desafios que enfrentam no seu quotidiano. Em termos genéricos, reconhecem as escolas como realidades multiculturais que requerem uma pedagogia diferenciada.Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación2016-10-07T10:33:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2371por1888-6744http://dx.doi.org/10.15366/tp2015.26Neves, Ivoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:02Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:11.777455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
title Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
spellingShingle Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
Neves, Ivone
Relação escola-sociedade
Pedagogia diferenciada
Políticas educativas
Sistema educativo
Papel do professor
Educadores dxe Infância
title_short Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
title_full Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
title_fullStr Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
title_full_unstemmed Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
title_sort Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios
author Neves, Ivone
author_facet Neves, Ivone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-sociedade
Pedagogia diferenciada
Políticas educativas
Sistema educativo
Papel do professor
Educadores dxe Infância
topic Relação escola-sociedade
Pedagogia diferenciada
Políticas educativas
Sistema educativo
Papel do professor
Educadores dxe Infância
description O presente artigo tem como finalidade tecer algumas reflexões focalizadas no discurso crítico das teorias sociológicas, em torno da relação da sociedade com a escola e as consequentes determinações e implicações das políticas educativas do sistema educativo português que tem legado à escola e à ação do professor, com particular enfoque no séc. XX e XXI. O contexto da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas, afigura-se pois, como um campo fértil para esta reflexão que tem como vetores centrais de análise, a emergência dum novo paradigma de escola que responda a diferentes públicos, de forma a não homogeneizar os percursos dos alunos, mas à sua diferenciação e à necessidade da redefinição do papel do professor, para responder aos reptos que a sociedade contemporânea lhe coloca. Neste texto abordamos ainda, as perceções de um grupo de educadores de infância, que nos falam dos dilemas e desafios que enfrentam no seu quotidiano. Em termos genéricos, reconhecem as escolas como realidades multiculturais que requerem uma pedagogia diferenciada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-10-07T10:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2371
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1888-6744
http://dx.doi.org/10.15366/tp2015.26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626405363712