As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4928
Resumo: Os comportamentos dos professores em aula estão intimamente ligados aos valores, crenças e representações que têm da Educação Física e suas finalidades bem como das suas funções como professor. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever as orientações educacionais dos estudantes de um curso de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, segundo as variáveis género, ano de formação, experiência como atleta e como treinador. O estudo contou com a colaboração de noventa e seis estudantes de um curso de formação inicial de professores, aos quais foi aplicado o “The Value Orientation Inventory – Short Version” em Português. Os participantes do estudo demonstraram ter um perfil educacional diversificado, conferindo alta prioridade a uma ou mais orientações educacionais. A “Mestria Disciplinar” e o “Processo Aprendizagem” foram consideradas as mais prioritárias e a “Auto-realização” a menos prioritária. Os resultados demonstram não existirem diferenças significativas nas orientações educacionais segundo o género, ano de formação e experiência como atleta e treinador. No entanto, o género feminino tende a dar maior importância à “Integração Ecológica” e à “Auto-realização”, quando comparado com o género masculino. Já os alunos de 1º ano tendem a valorizar mais a “Responsabilidade Social”, comparativamente aos alunos de 2º ano.
id RCAP_d2aa24086e411163c1db20a69ebf4f22
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação físicaDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAORIENTAÇÃO EDUCATIVAFORMAÇÃO DE JOVENSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONEDUCATIONAL GUIDANCEYOUTH TRAININGOs comportamentos dos professores em aula estão intimamente ligados aos valores, crenças e representações que têm da Educação Física e suas finalidades bem como das suas funções como professor. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever as orientações educacionais dos estudantes de um curso de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, segundo as variáveis género, ano de formação, experiência como atleta e como treinador. O estudo contou com a colaboração de noventa e seis estudantes de um curso de formação inicial de professores, aos quais foi aplicado o “The Value Orientation Inventory – Short Version” em Português. Os participantes do estudo demonstraram ter um perfil educacional diversificado, conferindo alta prioridade a uma ou mais orientações educacionais. A “Mestria Disciplinar” e o “Processo Aprendizagem” foram consideradas as mais prioritárias e a “Auto-realização” a menos prioritária. Os resultados demonstram não existirem diferenças significativas nas orientações educacionais segundo o género, ano de formação e experiência como atleta e treinador. No entanto, o género feminino tende a dar maior importância à “Integração Ecológica” e à “Auto-realização”, quando comparado com o género masculino. Já os alunos de 1º ano tendem a valorizar mais a “Responsabilidade Social”, comparativamente aos alunos de 2º ano.The teachers’ behaviors in the classroom are closely linked to the values, beliefs and representations that they have from physical education and its purposes as well as its functions as a teacher. The aim of this study was to identify and describe the value orientations of students of a Master's degree in Physical Education in Primary and Secondary Education, according to the variables gender, year of training, experience as an athlete and as a coach. The study had the collaboration of ninety-six students of a course of initial teacher education, to which was applied a portuguese version of "The Value Orientation Inventory - Short Version". Study participants have demonstrated a diverse educational profile, giving high priority to one or more value orientations. The "Mastery Disciplinary" and "Learning Process" were considered the highest priority and "Self-actualization" less priority. The results showed there were no significant differences in value orientations by gender, year of training and experience as an athlete and coach. However, the female gender tend to give more importance to "Ecological Integration" and "Self-actualization", when compared with the male gender. The students of 1st year tend to focus more on the "Social Responsibility", compared to students from 2nd year.2014-06-12T11:08:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4928TID:201270072porMeireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:42.187316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
title As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
spellingShingle As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
FORMAÇÃO DE JOVENS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
YOUTH TRAINING
title_short As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
title_full As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
title_fullStr As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
title_full_unstemmed As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
title_sort As orientações educacionais dos estudantes de um curso de profissionalização em educação física
author Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar
author_facet Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Joana Filipa Lopes Barbosa Bacelar
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
FORMAÇÃO DE JOVENS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
YOUTH TRAINING
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
FORMAÇÃO DE JOVENS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
EDUCATIONAL GUIDANCE
YOUTH TRAINING
description Os comportamentos dos professores em aula estão intimamente ligados aos valores, crenças e representações que têm da Educação Física e suas finalidades bem como das suas funções como professor. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever as orientações educacionais dos estudantes de um curso de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, segundo as variáveis género, ano de formação, experiência como atleta e como treinador. O estudo contou com a colaboração de noventa e seis estudantes de um curso de formação inicial de professores, aos quais foi aplicado o “The Value Orientation Inventory – Short Version” em Português. Os participantes do estudo demonstraram ter um perfil educacional diversificado, conferindo alta prioridade a uma ou mais orientações educacionais. A “Mestria Disciplinar” e o “Processo Aprendizagem” foram consideradas as mais prioritárias e a “Auto-realização” a menos prioritária. Os resultados demonstram não existirem diferenças significativas nas orientações educacionais segundo o género, ano de formação e experiência como atleta e treinador. No entanto, o género feminino tende a dar maior importância à “Integração Ecológica” e à “Auto-realização”, quando comparado com o género masculino. Já os alunos de 1º ano tendem a valorizar mais a “Responsabilidade Social”, comparativamente aos alunos de 2º ano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-12T11:08:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4928
TID:201270072
url http://hdl.handle.net/10437/4928
identifier_str_mv TID:201270072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131234077507584