Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4631 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_d2acbebcb83106e54f5732bfe22467b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadoresAuto-conceitoHetero-percepçõesCompetências percebidasAceitação socialSelf-conceptHetero-perceptionsPerceived competenceSocial acceptanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO auto-conceito engloba os valores, imagens e percepções que temos em relação a nos próprios, resultando de interacções e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro, 2007; Miranda, 2005). O objectivo deste estudo é compreender a relação entre as auto-percepções das crianças pré-escolares e as hetero-percepções dos pais e educadores. As hipóteses são: se as heteropercepções dos pais e educadores influenciam as auto-percepções das crianças em idades préescolares, então não se verificarão diferenças significativas entre os resultados das diferentes dimensões da Escala Pictórica de Competências Percebidas e Aceitação Social (EPCPAS) (Harter & Pike, 1984) e os resultados obtidos através dos questionários para pais e educadores. Se as auto-percepções são influenciadas pelas hetero-percepções dos pais e educadores, as dimensões avaliadas pela EPCPAS (Harter & Pike, 1984) (Competências Cognitivas, Competências Físicas, Aceitação entre Pares e Aceitação Materna) estarão relacionadas com as respectivas medidas complementares externas seleccionados para o efeito (Teste Sociométrico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, Court & Raven, 2001) e Questionário de avaliação informal das crianças, adereçado aos educadores). A amostra constituiu um conjunto de 40 crianças com uma média de idades de 5.33 anos, frequentando dois Jardins-de-Infância na cidade de Setúbal, oito educadoras e 40 pais. Os resultados demonstram uma forte relação entre as auto-percepções das crianças e as hetero-percepções dos pais e educadores, confirmando a hipótese inicial. Não foram encontradas medidas externas suficientemente consistentes para as auto-percepções, contudo, o questionário de avaliação informal de competências poderá funcionar como bom indicador das hetero-percepções dos educadores acerca dos seus alunos.Self-concept refers to values, images and perceptions we create about ourselves, which result from social experiences (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003 ; Navarro, 2007; Miranda, 2005). The purpose of this study is to understand the relationship between preschooler's selfperceptions and the perceptions of their parents and preschool teachers. The hypothesis are: if parents' and preschool teachers' perceptions influence children's self-perceptions of children, there will be no significant differences between dimensions of the Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) (Cognitive Competences, Physical Competences, Peer Acceptance and Maternal Acceptance) (Harter & Pike, 1984) and questionnaires for parents and educators. Furthermore, if children's self-perceptions are influenced by their parents' and educators' perceptions, the four dimensions evaluated by PSPCSA (Harter & Pike, 1984) will be related to some complementary external measures (Sociometric Test, Raven Colored Progressive Matrices (Raven, Court & Raven, 2001), informal assessment questionnaire for children). The sample comprised a total of 40 children with a mean age of 5.33 years old, attending two Preschools in Setubal, eight teachers and 40 parents. We found out that teachers’ and parents’ perception influence children’s self-perceptions, confirming the initial hypothesis. There were not found any consistent external measures for children’s self-perceptions, however, we consider that the instrument for assessing informal skills could be a good indicator of teachers’ perceptions about their students.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAValente, Lara Filipa Duarte2016-05-07T12:55:45Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:23Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:28.999702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
title |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
spellingShingle |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores Valente, Lara Filipa Duarte Auto-conceito Hetero-percepções Competências percebidas Aceitação social Self-concept Hetero-perceptions Perceived competence Social acceptance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
title_full |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
title_fullStr |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
title_full_unstemmed |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
title_sort |
Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores |
author |
Valente, Lara Filipa Duarte |
author_facet |
Valente, Lara Filipa Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Lara Filipa Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-conceito Hetero-percepções Competências percebidas Aceitação social Self-concept Hetero-perceptions Perceived competence Social acceptance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Auto-conceito Hetero-percepções Competências percebidas Aceitação social Self-concept Hetero-perceptions Perceived competence Social acceptance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2016-05-07T12:55:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4631 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130085346770944 |