Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Lara Filipa Duarte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4631
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_d2acbebcb83106e54f5732bfe22467b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadoresAuto-conceitoHetero-percepçõesCompetências percebidasAceitação socialSelf-conceptHetero-perceptionsPerceived competenceSocial acceptanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO auto-conceito engloba os valores, imagens e percepções que temos em relação a nos próprios, resultando de interacções e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro, 2007; Miranda, 2005). O objectivo deste estudo é compreender a relação entre as auto-percepções das crianças pré-escolares e as hetero-percepções dos pais e educadores. As hipóteses são: se as heteropercepções dos pais e educadores influenciam as auto-percepções das crianças em idades préescolares, então não se verificarão diferenças significativas entre os resultados das diferentes dimensões da Escala Pictórica de Competências Percebidas e Aceitação Social (EPCPAS) (Harter & Pike, 1984) e os resultados obtidos através dos questionários para pais e educadores. Se as auto-percepções são influenciadas pelas hetero-percepções dos pais e educadores, as dimensões avaliadas pela EPCPAS (Harter & Pike, 1984) (Competências Cognitivas, Competências Físicas, Aceitação entre Pares e Aceitação Materna) estarão relacionadas com as respectivas medidas complementares externas seleccionados para o efeito (Teste Sociométrico, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Raven, Court & Raven, 2001) e Questionário de avaliação informal das crianças, adereçado aos educadores). A amostra constituiu um conjunto de 40 crianças com uma média de idades de 5.33 anos, frequentando dois Jardins-de-Infância na cidade de Setúbal, oito educadoras e 40 pais. Os resultados demonstram uma forte relação entre as auto-percepções das crianças e as hetero-percepções dos pais e educadores, confirmando a hipótese inicial. Não foram encontradas medidas externas suficientemente consistentes para as auto-percepções, contudo, o questionário de avaliação informal de competências poderá funcionar como bom indicador das hetero-percepções dos educadores acerca dos seus alunos.Self-concept refers to values, images and perceptions we create about ourselves, which result from social experiences (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003 ; Navarro, 2007; Miranda, 2005). The purpose of this study is to understand the relationship between preschooler's selfperceptions and the perceptions of their parents and preschool teachers. The hypothesis are: if parents' and preschool teachers' perceptions influence children's self-perceptions of children, there will be no significant differences between dimensions of the Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (PSPCSA) (Cognitive Competences, Physical Competences, Peer Acceptance and Maternal Acceptance) (Harter & Pike, 1984) and questionnaires for parents and educators. Furthermore, if children's self-perceptions are influenced by their parents' and educators' perceptions, the four dimensions evaluated by PSPCSA (Harter & Pike, 1984) will be related to some complementary external measures (Sociometric Test, Raven Colored Progressive Matrices (Raven, Court & Raven, 2001), informal assessment questionnaire for children). The sample comprised a total of 40 children with a mean age of 5.33 years old, attending two Preschools in Setubal, eight teachers and 40 parents. We found out that teachers’ and parents’ perception influence children’s self-perceptions, confirming the initial hypothesis. There were not found any consistent external measures for children’s self-perceptions, however, we consider that the instrument for assessing informal skills could be a good indicator of teachers’ perceptions about their students.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAValente, Lara Filipa Duarte2016-05-07T12:55:45Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:23Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:28.999702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
title Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
spellingShingle Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
Valente, Lara Filipa Duarte
Auto-conceito
Hetero-percepções
Competências percebidas
Aceitação social
Self-concept
Hetero-perceptions
Perceived competence
Social acceptance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
title_full Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
title_fullStr Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
title_full_unstemmed Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
title_sort Auto-conceito no pré- escolar : Comparação das auto-percepções das crianças e as heteropercepções dos pais e educadores
author Valente, Lara Filipa Duarte
author_facet Valente, Lara Filipa Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Lara Filipa Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-conceito
Hetero-percepções
Competências percebidas
Aceitação social
Self-concept
Hetero-perceptions
Perceived competence
Social acceptance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Auto-conceito
Hetero-percepções
Competências percebidas
Aceitação social
Self-concept
Hetero-perceptions
Perceived competence
Social acceptance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2016-05-07T12:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4631
url http://hdl.handle.net/10400.12/4631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130085346770944