O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Celeste Maria Azevinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9476
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Prof. Doutor Francisco Peixoto, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
id RCAP_2618a5b54090ab5caf722e7b69774eb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em criançasCompetências socioemocionaisEnvolvimento parentalDesempenho académicoHétero e auto perceçõesSocio-emotional skillsParental involvementAcademic performanceHetero and self-perceptionsDissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Prof. Doutor Francisco Peixoto, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.O envolvimento parental na vida das crianças é essencial para promover competências positivas ao nível do desenvolvimento socioemocional, bem como para o desempenho académico atual e futuro. Neste contexto, este estudo teve como principal objetivo, investigar as relações entre o envolvimento parental as competências socio emocionais e o desempenho académico de crianças. Participaram neste estudo 831 alunos e respetivos pais, que responderam, respetivamente, ao “Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Student Questionnaire, Younger Cohort) e ao “Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Parent Questionnaire). Os resultados sugerem que, o envolvimento parental está associado de forma positiva às competências socioemocionais percebidas pelas crianças. A associação é positiva no caso das dimensões de proximidade e relacionamento entre pais e filhos (comunicação) e negativa para as dimensões dificuldades no relacionamento entre pais e filhos e relacionamento entre pais e filhos (autoridade). Além disso, revela que a hétero perceção dos pais sobre as competências sociais e emocionais das crianças está relacionada de forma positiva com o autorrelato das crianças sobre essas competências. O envolvimento parental também apresentou uma relação positiva com o desempenho académico percebido pelas crianças, especialmente através da dimensão relacionamento entre pais e filhos (comunicação) e proximidade entre pais e filhos e uma relação negativa com a pressão parental e dificuldades no relacionamento entre pais e filhos. Por fim, os resultados sugerem que as competências sociais e emocionais das crianças estão positivamente relacionadas com o seu desempenho académico, de acordo com as perceções tanto das crianças quanto dos seus pais.ABSTRACT: Parental involvement in children's lives is essential for promoting positive skills in terms of socio-emotional development, as well as current and future academic performance. In this context, the main aim of this study was to investigate the relationship between parental involvement, socio-emotional skills and children's academic performance. A total of 831 students and their parents took part in this study. They answered the Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Student Questionnaire, Younger Cohort) and the Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Parent Questionnaire) respectively. The results suggest that parental involvement is positively associated with the socio-emotional competences perceived by the children. The association is positive in the case of the dimensions of closeness and relationship between parents and children (communication) and negative for the dimensions of difficulties in the relationship between parents and children and relationship between parents and children (authority). It also shows that parents' hetero-perception of children's social and emotional skills is positively related to children's self-report of these skills. Parental involvement also showed a positive relationship with children's perceived academic performance, especially through the parent-child relationship dimension (communication) and closeness between parents and children, and a negative relationship with parental pressure and difficulties in the relationship between parents and children. Finally, the results suggest that children's social and emotional skills are positively related to their academic performance, according to the perceptions of both children and their parents.Peixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPAFernandes, Celeste Maria Azevinheiro2024-01-11T14:23:32Z2023-12-052024-01-112023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9476TID:203443403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:44Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:35.088224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
title O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
spellingShingle O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
Fernandes, Celeste Maria Azevinheiro
Competências socioemocionais
Envolvimento parental
Desempenho académico
Hétero e auto perceções
Socio-emotional skills
Parental involvement
Academic performance
Hetero and self-perceptions
title_short O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
title_full O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
title_fullStr O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
title_full_unstemmed O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
title_sort O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças
author Fernandes, Celeste Maria Azevinheiro
author_facet Fernandes, Celeste Maria Azevinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Celeste Maria Azevinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Envolvimento parental
Desempenho académico
Hétero e auto perceções
Socio-emotional skills
Parental involvement
Academic performance
Hetero and self-perceptions
topic Competências socioemocionais
Envolvimento parental
Desempenho académico
Hétero e auto perceções
Socio-emotional skills
Parental involvement
Academic performance
Hetero and self-perceptions
description Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Prof. Doutor Francisco Peixoto, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2023-12-05T00:00:00Z
2024-01-11T14:23:32Z
2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9476
TID:203443403
url http://hdl.handle.net/10400.12/9476
identifier_str_mv TID:203443403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136895297388544