Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação: um exemplo prático no Ensino Básico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/44299 https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_4 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência educativa de âmbito intergeracional e interdisciplinar, dinamizada no âmbito do projeto “InterAgir com a Diferença”, envolvendo a participação de 20 alunos do 5º ano e 8 idosos. Esperava-se que a abordagem prosseguida tivesse um efeito positivo no desempenho escolar dos alunos e induzisse comportamentos positivos perante a condição de idoso. Neste estudo de caso, a avaliação do desempenho académico baseou-se na comparação das classificações das disciplinas nos 1º e 2º períodos letivos, e a avaliação qualitativa foi suportada por focus groups com alunos. Os dados quantitativos foram analisados com recurso ao teste ANOVA de medidas repetidas e os qualitativos através da análise de conteúdo temática. O estudo evidenciou os benefícios destas práticas que, não só reforçam a motivação e os resultados escolares, como também fomentam nos alunos atitudes e comportamentos positivos perante a velhice, reforçando o exercício da cidadania ativa. |
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Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação: um exemplo prático no Ensino BásicoIntergenerational and interdisciplinary practices in education: a practical example in Basic EducationInterdisciplinaridadeIntergeracionalidadeIdosoEducação básicaInterdisciplinarityIntergenerationalityElderlyBasic educationInterdisciplinariedadIntergeneracionalidadAncianosEducación básicaO presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência educativa de âmbito intergeracional e interdisciplinar, dinamizada no âmbito do projeto “InterAgir com a Diferença”, envolvendo a participação de 20 alunos do 5º ano e 8 idosos. Esperava-se que a abordagem prosseguida tivesse um efeito positivo no desempenho escolar dos alunos e induzisse comportamentos positivos perante a condição de idoso. Neste estudo de caso, a avaliação do desempenho académico baseou-se na comparação das classificações das disciplinas nos 1º e 2º períodos letivos, e a avaliação qualitativa foi suportada por focus groups com alunos. Os dados quantitativos foram analisados com recurso ao teste ANOVA de medidas repetidas e os qualitativos através da análise de conteúdo temática. O estudo evidenciou os benefícios destas práticas que, não só reforçam a motivação e os resultados escolares, como também fomentam nos alunos atitudes e comportamentos positivos perante a velhice, reforçando o exercício da cidadania ativa.This article aims at presenting an intergenerational and interdisciplinary experience, undertaken under the project “Interacting with the Difference”, which involved the participation of 20 students of the fifth grade and 8 elderlies. It was expected that this approach would have a positive effect on academic performance of students as well as on developing positive behaviors towards elderly condition. In this case study the evaluation of the academic performance was conducted by comparing the classifications of the disciplines in the 1st and 2nd Periods, and the qualitative assessment was supported by focus groups with students. Quantitative data were described by using the ANOVA for repeated measures and qualitative data were analysed through thematic content analyse. The research showed the benefits of these practices, which enhance motivation and learning outcomes, and foster positive attitudes and behaviors among students towards old age, enhancing citizenship based on solidarity and the community sense.Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia educativa de carácter intergeneracional e interdisciplinaria, dinamizada en el ámbito del proyecto “Interactuar con la diferencia”. Esta experiencia contó con la participación de 20 alumnos del 5º año y 8 ancianos. Se esperaba que el enfoque seguido tuviera un efecto positivo en el rendimiento académico de los estudiantes e indujera actitudes positivas hacia la condición del anciano. En este estudio de caso, la evaluación del rendimiento académico, se ha basado en una comparación de las clasificaciones de las áreas en el 1º y 2º semestre y la evaluación cualitativa fue realizada, a partir del focus groups, con alumnos. Los datos cuantitativos fueron analizados utilizando el test ANOVA para medidas repetidas, y los cualitativos, a través de análisis de contenido temático. El estudio mostró los beneficios de estas prácticas que, no sólo refuerzan la motivación y el rendimiento académico, si no que también fomentan en los estudiantes actitudes y comportamientos positivos ante la vejez y, además, refuerzan el ejercicio de la ciudadanía activa.Imprensa da Universidade de Coimbra2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/44299http://hdl.handle.net/10316/44299https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_4por0870-418X1647-8614http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/4768Mendes, Pedro CabralLeandro, Cristina RebeloLopes, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T07:21:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:51:00.440495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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