APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Miguel Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2431
Resumo: A presente investigação pretende demonstrar a importância que a realidade aumentada pode trazer às aplicações móveis bem como na criação de conteúdo interativo para as marcas. Contribuindo para uma maior proximidade entre a marca e o cliente quebrando barreiras entre o mundo digital e físico, em suma unificando a comunicação online e offline. Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente utilização de conteúdo interativos com realidade aumentada graças às aplicações como Pokémon GO e Ikea Place, que permite ao utilizador experienciar conteúdos virtuais no mundo real, sejam estes personagens de um jogo digital ou móveis em 3D para experimentar em casa. Porém estes conteúdos têm sido utilizados como meio de complementação de aplicações móveis e não como conteúdos de comunicação que permite uma aproximação entre a marca e o cliente. Assim, desenvolvemos um projeto que está dividido em três fase. Numa primeira fase uma análise detalhada da comunicação do Dr. Bayard e de um conjunto de projetos que utilizam realidade aumentada. Numa segunda fase no desenvolvimento de conteúdo interativo para o Dr. Bayard. Numa terceira fase o desenvolvimento de um módulo com realidade aumentada que poderá ser incorporado numa aplicação móvel ou usado como aplicação independente e por fim a realização de uma embalagem interativa para unificar toda a comunicação. Este trabalho começa por contextualizar esta problemática na comunicação da Dr. Bayard com o cliente final e propor uma solução através de conteúdo interativo usando realidade aumentada. Com o desenvolvimento da aplicação móvel com realidade aumentada e dos conteúdos interativos pretende-se criar uma aproximação com os clientes mais jovens da Dr. Bayard e intensificar a ligação emocional entre ambos
id RCAP_d2afd7a898f0327dc481c495eb6cfc6d
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTESAplicação MóvelRealidade AumentadaConteúdos InterativosNarrativas ImersivasA presente investigação pretende demonstrar a importância que a realidade aumentada pode trazer às aplicações móveis bem como na criação de conteúdo interativo para as marcas. Contribuindo para uma maior proximidade entre a marca e o cliente quebrando barreiras entre o mundo digital e físico, em suma unificando a comunicação online e offline. Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente utilização de conteúdo interativos com realidade aumentada graças às aplicações como Pokémon GO e Ikea Place, que permite ao utilizador experienciar conteúdos virtuais no mundo real, sejam estes personagens de um jogo digital ou móveis em 3D para experimentar em casa. Porém estes conteúdos têm sido utilizados como meio de complementação de aplicações móveis e não como conteúdos de comunicação que permite uma aproximação entre a marca e o cliente. Assim, desenvolvemos um projeto que está dividido em três fase. Numa primeira fase uma análise detalhada da comunicação do Dr. Bayard e de um conjunto de projetos que utilizam realidade aumentada. Numa segunda fase no desenvolvimento de conteúdo interativo para o Dr. Bayard. Numa terceira fase o desenvolvimento de um módulo com realidade aumentada que poderá ser incorporado numa aplicação móvel ou usado como aplicação independente e por fim a realização de uma embalagem interativa para unificar toda a comunicação. Este trabalho começa por contextualizar esta problemática na comunicação da Dr. Bayard com o cliente final e propor uma solução através de conteúdo interativo usando realidade aumentada. Com o desenvolvimento da aplicação móvel com realidade aumentada e dos conteúdos interativos pretende-se criar uma aproximação com os clientes mais jovens da Dr. Bayard e intensificar a ligação emocional entre ambos2022-07-18T15:19:20Z2022-07-18T15:19:20Z2022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2431oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2431porhttp://hdl.handle.net/11110/2431203038711Pereira, Pedro Miguel Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:45Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:41.470063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
title APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
spellingShingle APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
Pereira, Pedro Miguel Azevedo
Aplicação Móvel
Realidade Aumentada
Conteúdos Interativos
Narrativas Imersivas
title_short APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
title_full APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
title_fullStr APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
title_full_unstemmed APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
title_sort APLICAÇÃO MÓVEL COM MÓDULO DE REALIDADE AUMENTADA: DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS PARA UMA MARCA E OS SEUS CLIENTES
author Pereira, Pedro Miguel Azevedo
author_facet Pereira, Pedro Miguel Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Miguel Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicação Móvel
Realidade Aumentada
Conteúdos Interativos
Narrativas Imersivas
topic Aplicação Móvel
Realidade Aumentada
Conteúdos Interativos
Narrativas Imersivas
description A presente investigação pretende demonstrar a importância que a realidade aumentada pode trazer às aplicações móveis bem como na criação de conteúdo interativo para as marcas. Contribuindo para uma maior proximidade entre a marca e o cliente quebrando barreiras entre o mundo digital e físico, em suma unificando a comunicação online e offline. Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente utilização de conteúdo interativos com realidade aumentada graças às aplicações como Pokémon GO e Ikea Place, que permite ao utilizador experienciar conteúdos virtuais no mundo real, sejam estes personagens de um jogo digital ou móveis em 3D para experimentar em casa. Porém estes conteúdos têm sido utilizados como meio de complementação de aplicações móveis e não como conteúdos de comunicação que permite uma aproximação entre a marca e o cliente. Assim, desenvolvemos um projeto que está dividido em três fase. Numa primeira fase uma análise detalhada da comunicação do Dr. Bayard e de um conjunto de projetos que utilizam realidade aumentada. Numa segunda fase no desenvolvimento de conteúdo interativo para o Dr. Bayard. Numa terceira fase o desenvolvimento de um módulo com realidade aumentada que poderá ser incorporado numa aplicação móvel ou usado como aplicação independente e por fim a realização de uma embalagem interativa para unificar toda a comunicação. Este trabalho começa por contextualizar esta problemática na comunicação da Dr. Bayard com o cliente final e propor uma solução através de conteúdo interativo usando realidade aumentada. Com o desenvolvimento da aplicação móvel com realidade aumentada e dos conteúdos interativos pretende-se criar uma aproximação com os clientes mais jovens da Dr. Bayard e intensificar a ligação emocional entre ambos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T15:19:20Z
2022-07-18T15:19:20Z
2022-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2431
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2431
url http://hdl.handle.net/11110/2431
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2431
203038711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129897110601728