Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marianela Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Trigo, Luísa Ribeiro, Fonseca, António M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/12947
Resumo: A investigação existente sobre a adaptação ao ensino superior sugere que a mesma se vê infl uenciada por factores internalistas, que dizem respeito às características pessoais dos próprios estudantes, e por factores associados ao contexto universitário, que remetem para as características e especifi cidades dos respectivos contextos de ensino. Neste estudo procurou-se compreender, junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior pública, qual a infl uência das actividades extracurriculares na percepção que os mesmos detinham da adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profi ssionais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de investigação, obtendo-se as percepções dos estudantes através de uma entrevista. Concluiu-se a relevância que as universidades detêm na potenciação do desenvolvimento psicológico dos seus estudantes, facto que se vê favorecido quando se conjugam as condições físicas e infra-estruturais, relacionais e do investimento na promoção de valores associados à cidadania, à responsabilidade, à refl exão e à autonomia dos discentes, nomeadamente, através de iniciativas de envolvimento académico.
id RCAP_d2be7af4c45c713d3ecdd977ab48823f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionaisAdaptação à universidadeActividades extra-curricularesEnvolvimento académicoCompetências transversaisAdaptation to universityExtracurricular activitiesAcademic involvementTransversal skillsA investigação existente sobre a adaptação ao ensino superior sugere que a mesma se vê infl uenciada por factores internalistas, que dizem respeito às características pessoais dos próprios estudantes, e por factores associados ao contexto universitário, que remetem para as características e especifi cidades dos respectivos contextos de ensino. Neste estudo procurou-se compreender, junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior pública, qual a infl uência das actividades extracurriculares na percepção que os mesmos detinham da adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profi ssionais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de investigação, obtendo-se as percepções dos estudantes através de uma entrevista. Concluiu-se a relevância que as universidades detêm na potenciação do desenvolvimento psicológico dos seus estudantes, facto que se vê favorecido quando se conjugam as condições físicas e infra-estruturais, relacionais e do investimento na promoção de valores associados à cidadania, à responsabilidade, à refl exão e à autonomia dos discentes, nomeadamente, através de iniciativas de envolvimento académico.The existing research on adaptation to superior education suggests that it is infl uenced by internalist factors that are related to students’ own personal characteristics and by factors associated with the university context, referring to the characteristics and specifi cs of their education contexts. This study intends to understand, from a group of volunteer students of a public University, the infl uence of extracurricular activities on the perception that they held on the adjustment to superior education and of the acquisition of professional abilities. We used a qualitative research methodology, obtaining the perceptions of students through an interview. We concluded that the universities have an important role on the maximization of the psychological development of their students, which is seen as favored by the combination of physical and infrastructural conditions, relational and on the investment in the promotion of values associated with citizenship, responsibility, refl ection and autonomy of students, particularly through initiatives of academic involvement.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Marianela SantosTrigo, Luísa RibeiroFonseca, António M.2013-10-11T10:17:58Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12947porSILVA, Marianela Santos; TRIGO, Luísa Ribeiro; FONSECA, António M. - Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais. In Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 0873-6561. N.º 9 (2010), p. 105-1241645-40062182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:15:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:58.293251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
title Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
spellingShingle Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
Silva, Marianela Santos
Adaptação à universidade
Actividades extra-curriculares
Envolvimento académico
Competências transversais
Adaptation to university
Extracurricular activities
Academic involvement
Transversal skills
title_short Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
title_full Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
title_fullStr Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
title_full_unstemmed Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
title_sort Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais
author Silva, Marianela Santos
author_facet Silva, Marianela Santos
Trigo, Luísa Ribeiro
Fonseca, António M.
author_role author
author2 Trigo, Luísa Ribeiro
Fonseca, António M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marianela Santos
Trigo, Luísa Ribeiro
Fonseca, António M.
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação à universidade
Actividades extra-curriculares
Envolvimento académico
Competências transversais
Adaptation to university
Extracurricular activities
Academic involvement
Transversal skills
topic Adaptação à universidade
Actividades extra-curriculares
Envolvimento académico
Competências transversais
Adaptation to university
Extracurricular activities
Academic involvement
Transversal skills
description A investigação existente sobre a adaptação ao ensino superior sugere que a mesma se vê infl uenciada por factores internalistas, que dizem respeito às características pessoais dos próprios estudantes, e por factores associados ao contexto universitário, que remetem para as características e especifi cidades dos respectivos contextos de ensino. Neste estudo procurou-se compreender, junto de um grupo de estudantes voluntários de uma instituição de ensino superior pública, qual a infl uência das actividades extracurriculares na percepção que os mesmos detinham da adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profi ssionais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de investigação, obtendo-se as percepções dos estudantes através de uma entrevista. Concluiu-se a relevância que as universidades detêm na potenciação do desenvolvimento psicológico dos seus estudantes, facto que se vê favorecido quando se conjugam as condições físicas e infra-estruturais, relacionais e do investimento na promoção de valores associados à cidadania, à responsabilidade, à refl exão e à autonomia dos discentes, nomeadamente, através de iniciativas de envolvimento académico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-10-11T10:17:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/12947
url http://hdl.handle.net/10400.14/12947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Marianela Santos; TRIGO, Luísa Ribeiro; FONSECA, António M. - Influência da participação em actividades extra-curriculares na percepção de adaptação ao ensino superior e da aquisição de competências profissionais. In Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 0873-6561. N.º 9 (2010), p. 105-124
1645-4006
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131760205758464