Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9348 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design. |
id |
RCAP_d2c1a65136e0b9845bda3ded04a4c52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória localEnsino do designPlataformas colaborativasContextos educativosO presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.RCIPLRijo, CátiaGrácio, HelenaAntunes, Sandra2019-01-18T11:28:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9348porRijo, C., Grácio, H., Antunes, S. (2016). Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local. Revista LOGO v. 5 (2). ISSN: 2238-2542. [Vide URL: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4253]2238-2542info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:56.248536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
title |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
spellingShingle |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local Rijo, Cátia Ensino do design Plataformas colaborativas Contextos educativos |
title_short |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
title_full |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
title_fullStr |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
title_full_unstemmed |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
title_sort |
Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local |
author |
Rijo, Cátia |
author_facet |
Rijo, Cátia Grácio, Helena Antunes, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Grácio, Helena Antunes, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rijo, Cátia Grácio, Helena Antunes, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do design Plataformas colaborativas Contextos educativos |
topic |
Ensino do design Plataformas colaborativas Contextos educativos |
description |
O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2019-01-18T11:28:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rijo, C., Grácio, H., Antunes, S. (2016). Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local. Revista LOGO v. 5 (2). ISSN: 2238-2542. [Vide URL: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4253] 2238-2542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133442901803008 |