Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rijo, Cátia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Grácio, Helena, Antunes, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9348
Resumo: O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.
id RCAP_d2c1a65136e0b9845bda3ded04a4c52a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória localEnsino do designPlataformas colaborativasContextos educativosO presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.RCIPLRijo, CátiaGrácio, HelenaAntunes, Sandra2019-01-18T11:28:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9348porRijo, C., Grácio, H., Antunes, S. (2016). Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local. Revista LOGO v. 5 (2). ISSN: 2238-2542. [Vide URL: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4253]2238-2542info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:56.248536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
title Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
spellingShingle Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
Rijo, Cátia
Ensino do design
Plataformas colaborativas
Contextos educativos
title_short Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
title_full Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
title_fullStr Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
title_full_unstemmed Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
title_sort Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local
author Rijo, Cátia
author_facet Rijo, Cátia
Grácio, Helena
Antunes, Sandra
author_role author
author2 Grácio, Helena
Antunes, Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rijo, Cátia
Grácio, Helena
Antunes, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do design
Plataformas colaborativas
Contextos educativos
topic Ensino do design
Plataformas colaborativas
Contextos educativos
description O presente artigo apresenta um projeto colaborativo caracterizado pelo diálogo interdisciplinar em contextos de educação formal, informal e culturalmente plurais, considerando práticas educativas alternativas ao modelo de sala de aula. O caso exposto ocorreu na vila portuguesa de Nisa. Reunindo artesãos, designers e artistas, ao par de estudantes da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (da ESELx do Instituto Politécnico de Lisboa); integrando os estudantes no contexto; providenciando-lhes experiência da cultura e memória locais – aspirámos alcançar formas de projetar no futuro a memória e a herança material e imaterial guardadas na diversidade humana e material; refletindo simultaneamente sobre metodologias colaborativas e participativas no ensino e pesquisa em design.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-01-18T11:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9348
url http://hdl.handle.net/10400.21/9348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rijo, C., Grácio, H., Antunes, S. (2016). Ensino do design em contextos reais para a preservação da identidade e memória local. Revista LOGO v. 5 (2). ISSN: 2238-2542. [Vide URL: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/4253]
2238-2542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133442901803008