Pedagogia da alternância e inovação pedagógica: uma pesquisa etnográfica na EFAG, Escola Família Agrícola de Caldeirão do Mulato, Município de António Gonçalves, Estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvanete de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2241
Resumo: A presente investigação, intitulada Pedagogia da Alternância e Inovação Pedagógica: uma Pesquisa Etnográfica na EFAG - Escola Família Agrícola de Caldeirão do Mulato, Município de Antônio Gonçalves, Bahia, tem o propósito de compreender a experiência de uma Escola Rural, referente às definições das práticas pedagógicas em alternância, discutir o processo de autonomia dos aprendizes na construção de conhecimento e as contribuições dos atores sociais, na perspectiva da Inovação Pedagógica. Refletimos sobre a Educação do Campo na perspectiva da proposta pedagógica em alternância para conhecer as práticas pedagógicas. O principal desafio consistiu em verificar se a Inovação Pedagógica é realidade ou apenas possibilidade nesta instituição de ensino. Assim, definimos como objetivos: compreender a pedagogia da alternância, com suas anuências, definição das ações educacionais e elementos de inovação no processo educativo; identificar as práticas pedagógicas em alternância e suas implicações num processo de inovação pedagógica; analisar as práticas pedagógicas em alternância, suas implicações num processo de inovação pedagógica e definir em que medida a EFAG, a partir da pedagogia da alternância desenvolve uma prática pedagógica de fato inovadora. Este estudo de natureza qualitativo teve por base uma metodologia etnográfica na qual recorremos à observação participante, ao diário de bordo, à entrevista semiestruturada e à análise documental. Ao concluir este estudo, podemos afirmar que existe Inovação Pedagógica na escola pesquisada, visto que há quebra de paradigma, pois a escola tem autonomia na construção de um currículo próprio e aplica uma metodologia em consonância com a inovação decorrente da inserção no contexto e da superação de uma prática pedagógica limitada à unilateral intervenção docente.
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