O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23216
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_d2de205824913c863bed4f95f47ddd27
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificaçõespodcastspodcasts de humorhumormotivaçãoteoria dos usos e gratificaçõeshumor podcastsmotivationsuses and gratifications theoryMestrado Bolonha em MarketingOs podcasts estão a atingir recordes de popularidade e o humor é uma das categorias mais procuradas entre os ouvintes. No entanto, estudos sobre podcasts de humor são escassos. Este estudo tem como objetivo investigar que usos e gratificações os ouvintes de podcasts de humor retiram deste meio e compará-las com as gratificações obtidas de podcasts em geral. É usada uma abordagem qualitativa, interpretativista, com recurso a entrevistas semi- estruturadas, em profundidade. Foram entrevistados vinte e dois indivíduos que têm por hábito ouvir podcasts de humor. Os resultados demonstram que apesar das gratificações associadas aos podcasts de humor estarem presentes nos podcasts em geral, existem novas gratificações que emergem do humor. Por exemplo, e ao contrário dos podcasts em geral, os podcasts de humor permitem desenvolver soft skills de uma forma que os podcasts em geral não permitem. Além disso, o podcaster é considerado mais autêntico do que outros podcasters de podcasts genéricos. Estes resultados trazem novos insights ao conhecimento existente sobre podcasts ao introduzir novas gratificações e novas perfectivas relativamente aos podcasters. Esta investigação é útil a empresas cuja área de negócio sejam os podcasts, a empresas que usem os podcasts como canal de comunicação e a anunciantes, ao permitir esclarecer que gratificações são procuradas pelos ouvintes de podcasts de humor.Podcasts are reaching record numbers and humor is one of the most popular categories among listeners. However, studies on humor podcasts are scarce. This study aims to investigate what uses and gratifications humor podcast listeners derive from this media and compare them to the gratifications obtained from podcasts in general. This research was based on a qualitative, interpretivist approach, using semi-structured, in-depth interviews. Twenty-two individuals who habitually listen to humor podcasts were interviewed. The results show that although the gratifications associated with humor podcasts are present in podcasts in general, new gratifications emerge from humor. For example, and unlike podcasts in general, humor podcasts allow for the development of soft skills in a way that podcasts, in general, do not. In addition, the podcaster is considered more authentic than generic podcasters. These results bring new insights to existing knowledge about podcasts by introducing new rewards and new perfectives regarding podcasters. This research is useful to companies that work with podcasts, to companies using podcasts as a communication channel, and to advertisers by providing insight into what gratifications are sought by listeners of humor podcasts.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaCerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá2022-07-23T00:30:25Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23216porCerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá (2021). "O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:29.797362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
title O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
spellingShingle O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
Cerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá
podcasts
podcasts de humor
humor
motivação
teoria dos usos e gratificações
humor podcasts
motivations
uses and gratifications theory
title_short O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
title_full O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
title_fullStr O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
title_full_unstemmed O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
title_sort O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações
author Cerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá
author_facet Cerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv podcasts
podcasts de humor
humor
motivação
teoria dos usos e gratificações
humor podcasts
motivations
uses and gratifications theory
topic podcasts
podcasts de humor
humor
motivação
teoria dos usos e gratificações
humor podcasts
motivations
uses and gratifications theory
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-07-23T00:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23216
url http://hdl.handle.net/10400.5/23216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cerqueira, Sara Carolina Carneiro de Sá (2021). "O apelo dos podcasts de humor : uma perspetiva de usos e gratificações". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131169050066944