Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Ana Beatriz Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6737
Resumo: A relação entre a política de dividendos e a liquidez das ações tem sido alvo de maior atenção nas últimas décadas. No entanto, os resultados obtidos são divergentes, ou seja, enquanto uns autores concluem que a relação entre as duas temáticas mencionadas é positiva, outros autores chegam à conclusão de que essa relação é negativa. Utilizando uma amostra de 599 empresas pertencentes ao índice europeu STOXX Europe 600, entre 2010 e 2019, o objetivo da presente dissertação é perceber de que forma a liquidez das ações influencia a política de dividendos das empresas europeias. Para tal, utilizaram-se as medidas de iliquidez de Amihud (2002) e de Liu (2006) como variáveis independentes. Para a política de dividendos usou-se inicialmente o rácio payout e, posteriormente, para confirmar a robustez dos resultados, o dividend yield e uma variável binária, que assume o valor 1 se a empresa paga dividendos ou assume o valor 0 em caso contrário. É de realçar que a maioria dos estudos que analisam a liquidez das ações e a política de dividendos se focam, essencialmente, nos mercados americano e chinês. Assim sendo, de forma a preencher a lacuna existente na literatura, este estudo analisa o mercado europeu. Para além disto, e de uma forma inovadora, esta dissertação utiliza a medida de iliquidez de Liu (2006) que, tendo em conta o conhecimento existente, ainda não foi utilizada para determinar a relação entre a liquidez das ações e a política de dividendos. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre a liquidez das ações e a política de dividendos, independentemente da forma como a política de dividendos é medida. Apesar da significância estatística dos coeficientes das duas medidas de iliquidez nem sempre coincidir, todos os resultados apurados nos diferentes modelos apontam para uma correlação positiva entre a liquidez das ações e a política de dividendos adotada por uma empresa europeia.
id RCAP_d2e8b9dd9b6eeabff3933a935d781267
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeiasLiquidez das açõesPolítica de dividendosEuropaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA relação entre a política de dividendos e a liquidez das ações tem sido alvo de maior atenção nas últimas décadas. No entanto, os resultados obtidos são divergentes, ou seja, enquanto uns autores concluem que a relação entre as duas temáticas mencionadas é positiva, outros autores chegam à conclusão de que essa relação é negativa. Utilizando uma amostra de 599 empresas pertencentes ao índice europeu STOXX Europe 600, entre 2010 e 2019, o objetivo da presente dissertação é perceber de que forma a liquidez das ações influencia a política de dividendos das empresas europeias. Para tal, utilizaram-se as medidas de iliquidez de Amihud (2002) e de Liu (2006) como variáveis independentes. Para a política de dividendos usou-se inicialmente o rácio payout e, posteriormente, para confirmar a robustez dos resultados, o dividend yield e uma variável binária, que assume o valor 1 se a empresa paga dividendos ou assume o valor 0 em caso contrário. É de realçar que a maioria dos estudos que analisam a liquidez das ações e a política de dividendos se focam, essencialmente, nos mercados americano e chinês. Assim sendo, de forma a preencher a lacuna existente na literatura, este estudo analisa o mercado europeu. Para além disto, e de uma forma inovadora, esta dissertação utiliza a medida de iliquidez de Liu (2006) que, tendo em conta o conhecimento existente, ainda não foi utilizada para determinar a relação entre a liquidez das ações e a política de dividendos. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre a liquidez das ações e a política de dividendos, independentemente da forma como a política de dividendos é medida. Apesar da significância estatística dos coeficientes das duas medidas de iliquidez nem sempre coincidir, todos os resultados apurados nos diferentes modelos apontam para uma correlação positiva entre a liquidez das ações e a política de dividendos adotada por uma empresa europeia.Oliveira, Célia Patrício Valente deIC-OnlineHenriques, Ana Beatriz Mendes2022-03-04T15:09:10Z2021-11-102021-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6737TID:202952835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:55.345913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
title Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
spellingShingle Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
Henriques, Ana Beatriz Mendes
Liquidez das ações
Política de dividendos
Europa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
title_full Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
title_fullStr Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
title_full_unstemmed Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
title_sort Influência da liquidez das ações na política de dividendos das empresas europeias
author Henriques, Ana Beatriz Mendes
author_facet Henriques, Ana Beatriz Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Célia Patrício Valente de
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Ana Beatriz Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Liquidez das ações
Política de dividendos
Europa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Liquidez das ações
Política de dividendos
Europa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A relação entre a política de dividendos e a liquidez das ações tem sido alvo de maior atenção nas últimas décadas. No entanto, os resultados obtidos são divergentes, ou seja, enquanto uns autores concluem que a relação entre as duas temáticas mencionadas é positiva, outros autores chegam à conclusão de que essa relação é negativa. Utilizando uma amostra de 599 empresas pertencentes ao índice europeu STOXX Europe 600, entre 2010 e 2019, o objetivo da presente dissertação é perceber de que forma a liquidez das ações influencia a política de dividendos das empresas europeias. Para tal, utilizaram-se as medidas de iliquidez de Amihud (2002) e de Liu (2006) como variáveis independentes. Para a política de dividendos usou-se inicialmente o rácio payout e, posteriormente, para confirmar a robustez dos resultados, o dividend yield e uma variável binária, que assume o valor 1 se a empresa paga dividendos ou assume o valor 0 em caso contrário. É de realçar que a maioria dos estudos que analisam a liquidez das ações e a política de dividendos se focam, essencialmente, nos mercados americano e chinês. Assim sendo, de forma a preencher a lacuna existente na literatura, este estudo analisa o mercado europeu. Para além disto, e de uma forma inovadora, esta dissertação utiliza a medida de iliquidez de Liu (2006) que, tendo em conta o conhecimento existente, ainda não foi utilizada para determinar a relação entre a liquidez das ações e a política de dividendos. Os resultados mostram que existe uma relação positiva entre a liquidez das ações e a política de dividendos, independentemente da forma como a política de dividendos é medida. Apesar da significância estatística dos coeficientes das duas medidas de iliquidez nem sempre coincidir, todos os resultados apurados nos diferentes modelos apontam para uma correlação positiva entre a liquidez das ações e a política de dividendos adotada por uma empresa europeia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-10
2021-11-10T00:00:00Z
2022-03-04T15:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6737
TID:202952835
url http://hdl.handle.net/10400.8/6737
identifier_str_mv TID:202952835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136991414059008