Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Margarida de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39231
Resumo: Introdução: Desde muito cedo, as crianças contactam com narrativas ao ouvir histórias. As narrativas correspondem, na maioria das vezes, ao conto ou reconto de um evento real ou imaginário (R. B. Gillam & Ukrainetz, 2006). Apesar da sua relevância no desenvolvimento típico, a produção e compreensão de narrativas é uma área transversalmente afetada em crianças com perturbação de linguagem (Reuterskiöld et al., 2011). Porém, não foram encontrados programas de intervenção em narrativas, validados para o Português Europeu. Objetivo: Desenvolver e validar um Programa de Intervenção em Narrativas para crianças em idade pré-escolar. Método: Numa fase inicial procedeu-se à construção do Programa de Intervenção em Narrativas, para a intervenção junto de crianças entre os 4 e os 6 anos. Posteriormente, realizou-se a respetiva validação do conteúdo, através de um painel de peritos e cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). De seguida, realizou-se um estudo piloto de aceitabilidade com 12 crianças com idades entre os 4 e os 5 anos. Resultados: Obteve-se um resultado do IVC de 0,98. Adicionalmente, as sugestões dos peritos foram analisadas e procedeu-se às alterações que se consideraram relevantes para a implementação do programa. Os resultados do estudo piloto mostram também, no geral, bons níveis de aceitabilidade. Conclusão: Considera-se que o Programa tem validade de conteúdo, com uma concordância global elevada para todos os itens entre os peritos (Polit & Beck, 2006) e bons níveis de aceitabilidade. Assim, este trabalho constitui um contributo para uma prática baseada na evidência dos terapeutas da fala, ao nível da intervenção em narrativas em idade pré-escolar.
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