Estudo Autónomo: um objeto de aprendizagem ativa (Matemática Discreta 2016-2017)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18548 |
Resumo: | Este texto constitui um objeto de aprendizagem elaborado no ano letivo 2016-2017 para apoiar o estudo autónomo dos estudantes que frequentam a unidade curricular Matemática Discreta. Dirige-se, por isso, a estudantes da Licenciatura em Matemática, Mestrado Integrado em Computação e Telemática, Licenciatura em Engenharia Informática e Mestrado Integrado em Engenharia Computacional. Abrange vários temas que integram o programa desta unidade curricular e pretende fomentar a aprendizagem ativa através da resolução de problemas capazes de motivar o estudo autónomo tendo como consequência a consolidação dos assuntos em tempo oportuno ao longo do semestre. Os problemas são apresentados aos estudantes, os quais têm, em geral, cerca de duas semanas para os estudar e resolver. O apoio dos professores é assegurado sempre que solicitado. Esta metodologia tem como objetivos, incentivar a autonomia, promover a discussão entre os pares e o trabalho de grupo, utilizar a bibliogra a recomendada ou ser capaz de encontrar outra, bem como estimular o hábito de escrever matemática. Depois, é proposto ao estudante que resolva na aula um daqueles problemas escolhido de modo aleatório, sendo posteriormente publicada uma resolução completa e detalhada dos problemas em estudo. Assim, este conjunto de problemas com resolução detalhada pode ser visto como material de estudo para apoiar os estudantes no desenvolvimento de raciocínios lógico-dedutivos e de demonstrações de resultados em contextos onde as entidades envolvidas têm natureza discreta. |
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