Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Maria Manuel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pappámikail,Lia, Nunes,Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003
Resumo: A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida - a adolescência - caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
id RCAP_d2fb478fd13e5c4ebaca6dbc60a4c459
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-65292012000300003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidadesescolhas escolaresensino secundárioadolescentessucesso escolarA obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida - a adolescência - caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.Editora Mundos Sociais2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003Sociologia, Problemas e Práticas n.70 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003Vieira,Maria ManuelPappámikail,LiaNunes,Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:52Zoai:scielo:S0873-65292012000300003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:13.100783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
spellingShingle Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
Vieira,Maria Manuel
escolhas escolares
ensino secundário
adolescentes
sucesso escolar
title_short Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_full Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_fullStr Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_full_unstemmed Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
title_sort Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
author Vieira,Maria Manuel
author_facet Vieira,Maria Manuel
Pappámikail,Lia
Nunes,Cátia
author_role author
author2 Pappámikail,Lia
Nunes,Cátia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Maria Manuel
Pappámikail,Lia
Nunes,Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv escolhas escolares
ensino secundário
adolescentes
sucesso escolar
topic escolhas escolares
ensino secundário
adolescentes
sucesso escolar
description A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida - a adolescência - caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia, Problemas e Práticas n.70 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137305873612800