Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003 |
Resumo: | A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida - a adolescência - caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões. |
id |
RCAP_d2fb478fd13e5c4ebaca6dbc60a4c459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292012000300003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidadesescolhas escolaresensino secundárioadolescentessucesso escolarA obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida - a adolescência - caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.Editora Mundos Sociais2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003Sociologia, Problemas e Práticas n.70 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003Vieira,Maria ManuelPappámikail,LiaNunes,Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:52Zoai:scielo:S0873-65292012000300003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:13.100783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
title |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
spellingShingle |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades Vieira,Maria Manuel escolhas escolares ensino secundário adolescentes sucesso escolar |
title_short |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
title_full |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
title_fullStr |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
title_full_unstemmed |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
title_sort |
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades |
author |
Vieira,Maria Manuel |
author_facet |
Vieira,Maria Manuel Pappámikail,Lia Nunes,Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Pappámikail,Lia Nunes,Cátia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Maria Manuel Pappámikail,Lia Nunes,Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolhas escolares ensino secundário adolescentes sucesso escolar |
topic |
escolhas escolares ensino secundário adolescentes sucesso escolar |
description |
A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida - a adolescência - caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.70 2012 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137305873612800 |