Desafios da mudança escolar : uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como facilitadores do cargo de diretor de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ilda Maria Antunes Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24001
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação, a sua evolução com o aparecimento da Internet e posteriormente com os dispositivos móveis, motivaram na sociedade em que vivemos mudanças e transformações irreversíveis, principalmente no acesso à informação, assim como nas formas como socializamos e comunicamos entre nós. Estas mudanças rapidamente chegaram ao ensino e às escolas, atingindo em especial os alunos e também os professores. Numa primeira fase começou por se adaptar o ensino e os processos de aprendizagem às tecnologias digitais. Numa segunda fase os novos meios de comunicação, como o email, as plataformas colaborativas e mais recentemente as redes sociais, foram roubando o espaço às formas tradicionais de comunicação, com evidentes vantagens. Este estudo resultou de uma preocupação partilhada por vários docentes da grande responsabilidade do papel do Diretor de Turma na Escola Secundária Campos Melo, no ano letivo 2015/2016. O objetivo deste estudo era ter a perceção de como os docentes encaram o uso das tecnologias de informação como ferramentas úteis de forma a facilitar o trabalho de Diretor de Turma. Neste estudo procurou-se responder essencialmente às seguintes questões: (i) Qual a natureza das dificuldades que os Diretores de Turma evidenciam no desempenho do seu cargo? (ii) De que forma um ambiente de trabalho associado às novas tecnologias influencia o interesse dos Diretores de Turma face ao desempenho do seu cargo? A fundamentação teórica deste estudo dá inicialmente primazia ao Diretor de Turma, nomeadamente na evolução do cargo, nas suas atribuições ao longo dos tempos, no perfil desejável para quem o desempenha e as suas competências e funções. Numa fase posterior foca-se as sucessivas reformas, os problemas e desafios que surgem ao Diretor de Turma. A importância da liderança e tipos de abordagens da liderança como papel fundamental para o desempenho do cargo. Por fim refere-se a importância das novas tecnologias como estratégias para o ensino. A sua adoção como ferramentas de inovação e mudança com vista a tornar mais fácil e eficaz o desempenho do cargo de Diretor de Turma.Atendendo às questões formuladas, o estudo realizado seguiu uma abordagem de investigação quantitativa (inquéritos por questionário online). Este estudo decorreu entre fevereiro a maio de 2016 na Escola Secundária Campos Melo onde foi aplicado um inquérito online a 94 docentes da escola. O inquérito elaborado e aplicado era fechado e composto por 8 secções: Informação pessoal; grupo de recrutamento dos docentes; informação sobre a duração dos cargos exercidos; informação sobre a disponibilidade para a utilização, na escola, de diversas ferramentas TIC; informação sobre as atividades desempenhadas no âmbito dos cargos de Diretora de Turma, Coordenador dos Diretores de Turma e Diretores de Curso; opinião relativamente a rapidez de acesso á informação e legislação relativamente ao desempenho dos cargos de Diretores de Turma, Coordenador dos Diretores de Turma e Diretores de Curso; conhecimento da existência de plataformas web para aceder a informações relacionadas com a legislação referente ao desempenho dos cargos de Diretor de Turma, Coordenador de Diretores de Turma e Coordenadores de Curso; informação sobre o grau de interesse em plataforma web para aceder á legislação de referência para o desempenho dos cargos de Diretor de Turma, Coordenador dos Diretores de Turma e Diretores de Curso. Depois de uma análise descritiva dos dados do inquérito, este estudo permitiu concluir: (i) No desempenho do cargo de Diretor de Turma os docentes evidenciaram maiores dificuldades nas funções administrativas. (ii) Os docentes revelam interesse em conhecer uma plataforma web que lhes permita desempenhar o cargo de Diretor de Turma com maior rapidez e eficácia. Acreditamos que se criarmos uma plataforma web onde seja mais rápida a consulta da legislação que está em constante mudança e propor que os docentes tenham acesso à sua formação, proporcionará um melhor trabalho no desempenho do cargo de Diretor de Turma. Com esta estratégia, esperamos também contribuir para uma maior aproximação entre o Diretor de Turma, os alunos, os pais e encarregados de educação, os restantes professores da turma, a direção das escolas e a sociedade onde estão inseridas.
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Numa segunda fase os novos meios de comunicação, como o email, as plataformas colaborativas e mais recentemente as redes sociais, foram roubando o espaço às formas tradicionais de comunicação, com evidentes vantagens. Este estudo resultou de uma preocupação partilhada por vários docentes da grande responsabilidade do papel do Diretor de Turma na Escola Secundária Campos Melo, no ano letivo 2015/2016. O objetivo deste estudo era ter a perceção de como os docentes encaram o uso das tecnologias de informação como ferramentas úteis de forma a facilitar o trabalho de Diretor de Turma. Neste estudo procurou-se responder essencialmente às seguintes questões: (i) Qual a natureza das dificuldades que os Diretores de Turma evidenciam no desempenho do seu cargo? (ii) De que forma um ambiente de trabalho associado às novas tecnologias influencia o interesse dos Diretores de Turma face ao desempenho do seu cargo? A fundamentação teórica deste estudo dá inicialmente primazia ao Diretor de Turma, nomeadamente na evolução do cargo, nas suas atribuições ao longo dos tempos, no perfil desejável para quem o desempenha e as suas competências e funções. Numa fase posterior foca-se as sucessivas reformas, os problemas e desafios que surgem ao Diretor de Turma. A importância da liderança e tipos de abordagens da liderança como papel fundamental para o desempenho do cargo. Por fim refere-se a importância das novas tecnologias como estratégias para o ensino. A sua adoção como ferramentas de inovação e mudança com vista a tornar mais fácil e eficaz o desempenho do cargo de Diretor de Turma.Atendendo às questões formuladas, o estudo realizado seguiu uma abordagem de investigação quantitativa (inquéritos por questionário online). Este estudo decorreu entre fevereiro a maio de 2016 na Escola Secundária Campos Melo onde foi aplicado um inquérito online a 94 docentes da escola. O inquérito elaborado e aplicado era fechado e composto por 8 secções: Informação pessoal; grupo de recrutamento dos docentes; informação sobre a duração dos cargos exercidos; informação sobre a disponibilidade para a utilização, na escola, de diversas ferramentas TIC; informação sobre as atividades desempenhadas no âmbito dos cargos de Diretora de Turma, Coordenador dos Diretores de Turma e Diretores de Curso; opinião relativamente a rapidez de acesso á informação e legislação relativamente ao desempenho dos cargos de Diretores de Turma, Coordenador dos Diretores de Turma e Diretores de Curso; conhecimento da existência de plataformas web para aceder a informações relacionadas com a legislação referente ao desempenho dos cargos de Diretor de Turma, Coordenador de Diretores de Turma e Coordenadores de Curso; informação sobre o grau de interesse em plataforma web para aceder á legislação de referência para o desempenho dos cargos de Diretor de Turma, Coordenador dos Diretores de Turma e Diretores de Curso. Depois de uma análise descritiva dos dados do inquérito, este estudo permitiu concluir: (i) No desempenho do cargo de Diretor de Turma os docentes evidenciaram maiores dificuldades nas funções administrativas. (ii) Os docentes revelam interesse em conhecer uma plataforma web que lhes permita desempenhar o cargo de Diretor de Turma com maior rapidez e eficácia. Acreditamos que se criarmos uma plataforma web onde seja mais rápida a consulta da legislação que está em constante mudança e propor que os docentes tenham acesso à sua formação, proporcionará um melhor trabalho no desempenho do cargo de Diretor de Turma. Com esta estratégia, esperamos também contribuir para uma maior aproximação entre o Diretor de Turma, os alunos, os pais e encarregados de educação, os restantes professores da turma, a direção das escolas e a sociedade onde estão inseridas.With the emergence of the Internet and later on with mobile devices, information and communication technologies and their evolution motivated changes and irreversible transformations in society, especially in accessing information, as well as the in the ways in which people socialized and communicate between them. These changes quickly came to teaching and schools, reaching in particular students and teachers. Initially, it started by adapting the teaching and learning processes to digital technologies and in a second phase the new means of communication were the target, such as email, collaborative platforms and more recently social networks, which have been stealing the space to traditional forms of communication, with obvious advantages. This study had its origin in a concern, shared by several teachers, about the great responsibility of the role of Class Director in Campos Melo Secondary School, during the school year of 2015/2016. The aim of this study was to get/understand the awareness of how teachers perceive the use of information technologies as useful tools in order to facilitate the work of Class Director. In this study we sought to answer primarily to the following questions: (i) What is the nature of the difficulties that the Class Directors show in the performance of their position? (ii) how a work environment that is associated to the new technologies influence the interest of Class Directors while they are performing their tasks? The theoretical basis of this study gives initially primacy to the Class Director, particularly in the evolution of the position, in its attributions throughout the ages, the desirable profile of the ones who perform it; its competences/skills and functions. At a later stage, the study focuses on the status of the teaching career with its successive reforms, the problems and challenges that the Class Director has to face and solve, the importance of leadership and types of approaches of leadership as a fundamental role for the position. Finally, it refers to the importance of new technologies as strategies for teaching; their adoption as tools of innovation and change in order to make easier and more effective the performance of the position of Class Director.Having in mind all the raised questions, the study has followed an approach of quantitative research (surveys by online questionnaire). This study was conducted between February and May 2016, at Campos Melo Secondary School where it was applied an online survey to 94 teachers of the school. The questionnaire developed and implemented was closed and consisted of 8 sections: personal information; the recruitment group of teachers; information on the duration of the posts held; information about the availability to use different ICT tools in school; information on the activities carried out within the framework of the positions of Class Director, Coordinator of the Class Directors and Course Directors; opinion regarding the speed of access to information and legislation related to the performance of the positions of Class Directors, Coordinators of Class Directors and Course Directors; knowledge about the existence of web platforms to access information related to the legislation relating to the performance of the positions of Class Director, Coordinator of the Class Directors and Course Directors; information about the degree of interest in web platforms to have access to legislation of reference to the performance of the positions of Class Director, Coordinator of the Class Directors and Course Directors. After a descriptive analysis of the survey data, this study allowed us to conclude: (i)*in the performance of the position of Class Director, teachers showed greater difficulties in the administrative functions. (ii)*Teachers show interest in knowing a web platform that allows them to perform the position of Class Director with greater speed and efficiency. We believe that the creation of a web platform that makes faster the act of consulting the legislation, that is in constant change, will help a lot the Class Director in his/her tasks. By following this strategy, it is also expected to contribute to a closer and stronger link between the Class Director, students, parents and careers, the other teachers of the class, the direction of the schools and the society in which they are inserted.Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Ilda Maria Antunes Fernandes2018-01-29T15:28:48Z2017-06-0920172017-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24001TID:201705265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:42.717708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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