Do texto à reflexão metalinguística: o esquema como elemento estruturante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Estrela, Antónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13447
Resumo: O desenvolvimento de capacidades linguísticas ao nível da compreensão da leitura reveste-se de uma importância fundamental se pensarmos na necessidade de formarmos cidadãos competentes no que diz respeito à literacia. No entanto, muitos estudantes dos vários níveis educativos, incluindo o superior,revelam fragilidades na transposição de ideias fundamentais de um texto para o formato de esquema, não assegurando, por exemplo, um adequado inter-relacionamento dos tópicos selecionados (ESTRELA & FERREIRA, 2017). Este formato permite não só dar conta da compreensão do material lido como também estruturar e sistematizar as aprendizagens feitas, desenvolver o espírito crítico e a memorização (VALADARES, 2014). Paralelamente,o recurso aos esquemas possibilita uma reflexão linguística e metalinguística. Neste trabalho de investigaçãoação, analisamos as produções de alunos de três turmas do 1.º ano de licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, que consistiam num exercício de construção de um esquema em que sintetizassem e inter-relacionassem as ideias apresentadas num texto do seu domínio de conhecimento. Na análise, foram considerados aspetos como i) o formato específico de organização da informação; ii) o equilíbrio entre elementos verbais e não verbais; iii) a coesão, a coerência e a adequação; iv) a hierarquização e o inter-relacionamento da informação; v) a uniformização dos tópicos; vi) a correção linguística, entre outros aspetos. Os principais resultados apontam para a existência de problemas nos vários itens mencionados, sobressaindoquestões de correção gramatical, que serviram de ponto de partida para um trabalho sobre as diversas áreas em que se evidenciaram mais desvios, como a ortografia, a concordância, a regência verbal, a pontuação, entre outras.
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