Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85437
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_5562f1a82b6885943bef092ce4e8119e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1Metalinguistic awareness in portuguese children with 7, 8 and 9 years old: Exploratory study with THAM-1Consciência metalinguísticaTHAM-1leituraescritaaprendizagemMetalinguistic awarenessTHAM-1readingwritinglearningDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente estudo pretende ser um contributo para a adaptação e validação portuguesa do THAM-1 (Figueira & Pinto, 2018). Trata-se de um teste de avaliação das habilidades metalinguísticas para crianças entre os 4 anos e 6 anos de idade. Todavia, por uma questão de acessibilidade, a amostra utilizada na presente investigação são crianças dos 7 aos 9 anos.A consciência metalinguística é um conceito geral que engloba diferentes tipos de habilidades. Diz respeito à capacidade de refletir e manipular as características estruturais da linguagem falada ou escrita, tornando-a objeto de pensamento (Tunmer, Pratt & Herriman, 1984). Ao longo dos últimos tempos tem vindo a ganhar maior destaque devido à relação que existe entre a consciência metalinguística e a aquisição da leitura e da escrita, quer ao nível da língua materna quer da língua estrangeira. Neste sentido, garante importância no contexto educacional e pedagógico. Atualmente, estudos relativos à consciência metalinguística têm vindo a ganhar maior destaque. Segundo Pinto, Titone e Trusso (1999), foi nos últimos quarenta anos que se assistiu a um maior interesse por parte dos investigadores no que se refere aos comportamentos de reflexão sobre as estruturas e funções da linguagem.É de referir que esta investigação constitui o primeiro ensaio da utilização do instrumento, bem como da análise dos resultados. Desta forma, os resultados apresentados não devem ser desvalorizados, pois possibilitam tirar algumas conclusões acerca do poder discriminativo dos itens para a amostra utilizada, tal como a dificuldade e adequação de determinados itens. Todavia, devem ser lidos e analisados com parcimónia. É de extrema importância a realização de futuros estudos que nos possibilitem condições que permitam validar e corroborar os resultados apresentados.The present study aims to contribute to the Portuguese adaptation and validation of the THAM-1 (Figueira & Pinto, 2018). It is a test of metalinguistic skills assessment for children between 4 years and 6 years of age. However, for the sake of accessibility, the sample used in the present investigation are children from 7 to 9 years.Metalinguistic awareness is a general concept that encompasses different types of skills. It concerns the ability to think and manipulate the structural features of spoken or written language, making it an object of thought (Tunmer, Pratt & Herriman, 1984). Over the last few years it has been gaining more prominence due to the relation that exists between metalinguistic awareness and the acquisition of reading and writing, either in the first language or second language. In this sense, it guarantees importance in the educational and pedagogical context. Currently, studies on metalinguistic awareness have been gaining more prominence. According to Pinto, Titone and Trusso (1999), it has been during the last forty years that there has been a greater interest on the part of the researchers regarding the behavior of reflection on the structures and functions of language. This research is the first test of the use of the instrument as well as the analysis of results. Thus, the results presented should not be devalued, since they make it possible to draw some conclusions about the discriminative power of items for the sample used, such as the difficulty and adequacy of certain items. However, they should be read and analyzed sparingly. It is extremely important to carry out future studies that will enable us to validate and corroborate the results presented.2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85437http://hdl.handle.net/10316/85437TID:202195163porFernandes, Mariana Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-17T08:18:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:45.246951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
Metalinguistic awareness in portuguese children with 7, 8 and 9 years old: Exploratory study with THAM-1
title Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
spellingShingle Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
Fernandes, Mariana Nunes
Consciência metalinguística
THAM-1
leitura
escrita
aprendizagem
Metalinguistic awareness
THAM-1
reading
writing
learning
title_short Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
title_full Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
title_fullStr Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
title_full_unstemmed Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
title_sort Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
author Fernandes, Mariana Nunes
author_facet Fernandes, Mariana Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mariana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência metalinguística
THAM-1
leitura
escrita
aprendizagem
Metalinguistic awareness
THAM-1
reading
writing
learning
topic Consciência metalinguística
THAM-1
leitura
escrita
aprendizagem
Metalinguistic awareness
THAM-1
reading
writing
learning
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85437
http://hdl.handle.net/10316/85437
TID:202195163
url http://hdl.handle.net/10316/85437
identifier_str_mv TID:202195163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959730233344