A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, António
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Paulo, Balça, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35514
Resumo: Neste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticopedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos.
id RCAP_d3170e1a0feae8a44f26aa81ece94a54
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didáticaEducaçãoDidácticaPlanos de AulaLiteraturaEscolaNeste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticopedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos.Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 114-138, maio-ago. 20232023-09-04T08:17:01Z2023-09-042023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35514http://hdl.handle.net/10174/35514por1809-3507ndplc@uevora.ptapb@uevora.ptDOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113Neto, AntónioCosta, PauloBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:55.731938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
title A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
spellingShingle A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
Neto, António
Educação
Didáctica
Planos de Aula
Literatura
Escola
title_short A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
title_full A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
title_fullStr A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
title_full_unstemmed A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
title_sort A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
author Neto, António
author_facet Neto, António
Costa, Paulo
Balça, Ângela
author_role author
author2 Costa, Paulo
Balça, Ângela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, António
Costa, Paulo
Balça, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Didáctica
Planos de Aula
Literatura
Escola
topic Educação
Didáctica
Planos de Aula
Literatura
Escola
description Neste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticopedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-04T08:17:01Z
2023-09-04
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35514
http://hdl.handle.net/10174/35514
url http://hdl.handle.net/10174/35514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-3507
nd
plc@uevora.pt
apb@uevora.pt
DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 114-138, maio-ago. 2023
publisher.none.fl_str_mv Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 114-138, maio-ago. 2023
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136721428807680