A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35514 |
Resumo: | Neste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticopedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos. |
id |
RCAP_d3170e1a0feae8a44f26aa81ece94a54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didáticaEducaçãoDidácticaPlanos de AulaLiteraturaEscolaNeste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticopedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos.Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 114-138, maio-ago. 20232023-09-04T08:17:01Z2023-09-042023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35514http://hdl.handle.net/10174/35514por1809-3507ndplc@uevora.ptapb@uevora.ptDOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113Neto, AntónioCosta, PauloBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:55.731938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
title |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
spellingShingle |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática Neto, António Educação Didáctica Planos de Aula Literatura Escola |
title_short |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
title_full |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
title_fullStr |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
title_full_unstemmed |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
title_sort |
A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática |
author |
Neto, António |
author_facet |
Neto, António Costa, Paulo Balça, Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Paulo Balça, Ângela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, António Costa, Paulo Balça, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Didáctica Planos de Aula Literatura Escola |
topic |
Educação Didáctica Planos de Aula Literatura Escola |
description |
Neste texto, pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (de 6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticopedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04T08:17:01Z 2023-09-04 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35514 http://hdl.handle.net/10174/35514 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1809-3507 nd plc@uevora.pt apb@uevora.pt DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 114-138, maio-ago. 2023 |
publisher.none.fl_str_mv |
Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 22, n. 42, p. 114-138, maio-ago. 2023 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136721428807680 |