Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Maria Teresa Sudário, Oliveira, Emerson Cruz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9840
Resumo: O plano de aula é extremamente importante para as atividades docentes, mas pouco se discute sobre os itens que o compõe, assim como os aspectos práticos de sua elaboração. O foco da discussão centrava-se em fundamentos teóricos que também são imprescindíveis, mas que já foram bem discutidos. A reflexão pode ser ampliada, discutindo itens importantes para o registro e a sistematização da produção de conhecimentos na área da Educação Física, por meio dos planos de aulas. O objetivo do estudo foi comparar a percepção dos discentes iniciantes e concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a importância dos itens que compõem um plano de aula, bem como discutir esses itens considerando aspectos práticos da elaboração de um plano de aula. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma amostra de 15 graduandos com possibilidade real de conclusão do curso (grupo concluintes) e 15 graduandos do primeiro e segundo períodos (grupo iniciantes), de ambos os sexos, que receberam uma lauda de papel pautado com a solicitação de montagem de um plano de aula com o conteúdo de sua escolha. Para análise dos planos de aula, os pesquisadores tinham à sua disposição uma lista de itens previamente elencados após estudo. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, sendo adotado nível de significância de 5%. A “descrição das atividades” foi o único item que todos aos alunos perceberam como importante e apresentaram em seus planos. O segundo item mais lembrado foi a definição de objetivos para aula. O contraponto foi a não apresentação de sugestão de “referências bibliográficas” e “espaço para comentários e reflexões após a aula”. Muito ainda precisa ser discutido sobre os demais itens que compõem um plano de aula que não deveria se resumir a uma descrição das atividades propostas para aula.
id UFOP_a637163008719bbd8ed2d911b143d0b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9840
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.Lesson plans development for physical education : the students’ perception.Plano de aulaEscolaEducação FísicaO plano de aula é extremamente importante para as atividades docentes, mas pouco se discute sobre os itens que o compõe, assim como os aspectos práticos de sua elaboração. O foco da discussão centrava-se em fundamentos teóricos que também são imprescindíveis, mas que já foram bem discutidos. A reflexão pode ser ampliada, discutindo itens importantes para o registro e a sistematização da produção de conhecimentos na área da Educação Física, por meio dos planos de aulas. O objetivo do estudo foi comparar a percepção dos discentes iniciantes e concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a importância dos itens que compõem um plano de aula, bem como discutir esses itens considerando aspectos práticos da elaboração de um plano de aula. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma amostra de 15 graduandos com possibilidade real de conclusão do curso (grupo concluintes) e 15 graduandos do primeiro e segundo períodos (grupo iniciantes), de ambos os sexos, que receberam uma lauda de papel pautado com a solicitação de montagem de um plano de aula com o conteúdo de sua escolha. Para análise dos planos de aula, os pesquisadores tinham à sua disposição uma lista de itens previamente elencados após estudo. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, sendo adotado nível de significância de 5%. A “descrição das atividades” foi o único item que todos aos alunos perceberam como importante e apresentaram em seus planos. O segundo item mais lembrado foi a definição de objetivos para aula. O contraponto foi a não apresentação de sugestão de “referências bibliográficas” e “espaço para comentários e reflexões após a aula”. Muito ainda precisa ser discutido sobre os demais itens que compõem um plano de aula que não deveria se resumir a uma descrição das atividades propostas para aula.The lesson plan is extremely important for teaching activities, but little is discussed about the items that compose it, as well as the practical aspects of its elaboration. The focus of the discussion centered on theoretical foundations that are also indispensable, but which have already been well discussed. The reflection can be broadened, discussing important items for the registration and systematization of the production of knowledge in the area of Physical Education, through the lesson plans. The aim of this study was to compare the perception of beginning and finishing students of a Licentiate degree in Physical Education on the importance of the items that make up a lesson plan, as well as discuss these items considering practical aspects of the elaboration of a lesson plan. This is an exploratory-descriptive study, with a sample of 15 graduates with a real possibility of completing the course (concluding group) and 15 graduates of the first and second periods (beginning group) of both sexes, who received a lined paper with the request to assemble a lesson plan with the content of their choice. For the analysis of the lesson plans, the researchers had at their disposal a list of items previously listed after study. For the statistical analysis of the data, the chi-square test was used, being adopted a level of significance of 5%. The “description of activities” was the only item that all students perceived as important and presented in their plans. The second most remembered item was the setting of objectives for class. The counterpoint was the lack of suggestion of “bibliographical references” and “space for comments and reflections after class”. Finally, much still needs to be discussed about the other items that make up a lesson plan that should not be limited to a description of the activities proposed for class.2018-04-11T12:18:49Z2018-04-11T12:18:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, F. C. B. de; ROCHA, M. T. S.; OLIVEIRA, E. C. de. Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, p. 1-8, 2018. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17265/pdf> Acesso em: 05 abr. 2018.23185090http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9840Direitos autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0). Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt deRocha, Maria Teresa SudárioOliveira, Emerson Cruz deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-04-11T12:18:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9840Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-04-11T12:18:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
Lesson plans development for physical education : the students’ perception.
title Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
spellingShingle Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
Oliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de
Plano de aula
Escola
Educação Física
title_short Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
title_full Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
title_fullStr Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
title_full_unstemmed Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
title_sort Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.
author Oliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de
author_facet Oliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de
Rocha, Maria Teresa Sudário
Oliveira, Emerson Cruz de
author_role author
author2 Rocha, Maria Teresa Sudário
Oliveira, Emerson Cruz de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de
Rocha, Maria Teresa Sudário
Oliveira, Emerson Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de aula
Escola
Educação Física
topic Plano de aula
Escola
Educação Física
description O plano de aula é extremamente importante para as atividades docentes, mas pouco se discute sobre os itens que o compõe, assim como os aspectos práticos de sua elaboração. O foco da discussão centrava-se em fundamentos teóricos que também são imprescindíveis, mas que já foram bem discutidos. A reflexão pode ser ampliada, discutindo itens importantes para o registro e a sistematização da produção de conhecimentos na área da Educação Física, por meio dos planos de aulas. O objetivo do estudo foi comparar a percepção dos discentes iniciantes e concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a importância dos itens que compõem um plano de aula, bem como discutir esses itens considerando aspectos práticos da elaboração de um plano de aula. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma amostra de 15 graduandos com possibilidade real de conclusão do curso (grupo concluintes) e 15 graduandos do primeiro e segundo períodos (grupo iniciantes), de ambos os sexos, que receberam uma lauda de papel pautado com a solicitação de montagem de um plano de aula com o conteúdo de sua escolha. Para análise dos planos de aula, os pesquisadores tinham à sua disposição uma lista de itens previamente elencados após estudo. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, sendo adotado nível de significância de 5%. A “descrição das atividades” foi o único item que todos aos alunos perceberam como importante e apresentaram em seus planos. O segundo item mais lembrado foi a definição de objetivos para aula. O contraponto foi a não apresentação de sugestão de “referências bibliográficas” e “espaço para comentários e reflexões após a aula”. Muito ainda precisa ser discutido sobre os demais itens que compõem um plano de aula que não deveria se resumir a uma descrição das atividades propostas para aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11T12:18:49Z
2018-04-11T12:18:49Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, F. C. B. de; ROCHA, M. T. S.; OLIVEIRA, E. C. de. Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, p. 1-8, 2018. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17265/pdf> Acesso em: 05 abr. 2018.
23185090
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9840
identifier_str_mv OLIVEIRA, F. C. B. de; ROCHA, M. T. S.; OLIVEIRA, E. C. de. Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, p. 1-8, 2018. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17265/pdf> Acesso em: 05 abr. 2018.
23185090
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002809929367552