Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, Lisa Marie Figueiredo
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499
Summary: Introdu??o: Assumimos que queixas referidas por profissionais que trabalham com autismo s?o semelhantes ?s referidas por pessoas que trabalham com defici?ncia mental, dado o autismo ser considerado uma perturba??o neurodesenvolvimental com manifesta??es semelhantes ?s situa??es de defici?ncia mental. Assim, s?o nosso objetivos: analisar e comparar n?veis de autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e em profissionais de institui??es que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; analisar e comparar os mesmos grupos num conjunto de vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais; explorar associa??es entre as diferentes vari?veis referidas em ambos os grupos. Metodologia: Cinquenta e tr?s profissionais (25 que acompanham pessoas com autismo e 28 que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; sexo feminino, n = 44; 83,0% e sexo masculino, n = 9; 17,0%) preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Brief Cope, a Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o, o Invent?rio de Resolu??o de Problemas, o Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos e o Invent?rio de Mindfulness de Freiburg. Resultados: Existem associa??es entre os profissionais que trabalham com autismo e profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental nas vari?veis forma??o em defici?ncia e/ou em doen?a mental. Profissionais que trabalham com autismo apresentam valores mais elevados nas dimens?es: Planear (Brief Cope), Eu tranquilizador (Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o), Confronto e resolu??o ativa dos problemas (Invent?rio de Resolu??o de Problemas) e ?ndice Geral de Sintomas (Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos). Existem diferen?as significativas nas dimens?es Religi?o, Sensibilidade Interpessoal e Ansiedade F?bica com os profissionais que acompanham pessoas com autismo a ter valores mais baixos. Conclus?o: Profissionais que trabalham com autismo distinguem-se de profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental, apresentando n?veis mais elevados quanto ? forma??o em defici?ncia e/ou doen?a mental e n?veis mais baixos em rela??o ? religi?o enquanto estrat?gia de coping. / Introduction: We assume that complaints referred to by professionals working with autism are similar to those for people who work with mental disabilities, as autism be considered a neurodevelopmental disorder with manifestations similar to those of mental deficiency situations. So are our objectives: analyze and compare levels of self-criticism, coping strategies and mindfulness in professional institutions that accompany people with autism and professional institutions that accompany people without neurodevelopmental disorder; analyze and compare the same groups with sociodemographic and professional variables; explore associations between the various variables mentioned in both groups. Methodology: Fifty-three professionals (25 accompanying persons with autism and 28 accompanying persons without neurodevelopmental disorder; female, n = 44; 83.0 % and male, n = 9, 17.0 %) completed a sociodemographic questionnaire, the Brief Cope, the Forms of selfcriticizing and reassuring scale, the Problem Solving Inventory, the Brief Symptom Inventory and the Freiburg Mindfulness Inventory. Results: There are associations between professionals working with autism and professionals working with people without neurodevelopmental disorder in the variables formation deficiency and/or mental illness. Professionals working with autism have higher values in the dimensions: Planning (Brief Cope), I reassuring (Scale of self-criticism Ways and Selfreassurance), Clash and active problem solving (Resolution Inventory Problems) and Symptoms of Contents (Brief Symptom Inventory). There are significant differences in Religion, Interpersonal Sensitivity and Phobic Anxiety with professionals working with autism having lower values. Conclusion: Professionals who assist people with autism are distinguished from professionals who work with people without neurodevelopmental disorder, having higher values in training in disability and/or mental illness and having lower values in religion as a coping strategy.
id RCAP_d3251a88ca5f10219b135e7524c7666e
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimentalAutismo - AutismCuidadores formais - Formal caregiversProfissionais - ProfessionalsAutocriticismo - Self-criticismEstrat?gias de coping - Coping strategiesMindfulness - MindfulnessIntrodu??o: Assumimos que queixas referidas por profissionais que trabalham com autismo s?o semelhantes ?s referidas por pessoas que trabalham com defici?ncia mental, dado o autismo ser considerado uma perturba??o neurodesenvolvimental com manifesta??es semelhantes ?s situa??es de defici?ncia mental. Assim, s?o nosso objetivos: analisar e comparar n?veis de autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e em profissionais de institui??es que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; analisar e comparar os mesmos grupos num conjunto de vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais; explorar associa??es entre as diferentes vari?veis referidas em ambos os grupos. Metodologia: Cinquenta e tr?s profissionais (25 que acompanham pessoas com autismo e 28 que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; sexo feminino, n = 44; 83,0% e sexo masculino, n = 9; 17,0%) preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Brief Cope, a Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o, o Invent?rio de Resolu??o de Problemas, o Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos e o Invent?rio de Mindfulness de Freiburg. Resultados: Existem associa??es entre os profissionais que trabalham com autismo e profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental nas vari?veis forma??o em defici?ncia e/ou em doen?a mental. Profissionais que trabalham com autismo apresentam valores mais elevados nas dimens?es: Planear (Brief Cope), Eu tranquilizador (Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o), Confronto e resolu??o ativa dos problemas (Invent?rio de Resolu??o de Problemas) e ?ndice Geral de Sintomas (Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos). Existem diferen?as significativas nas dimens?es Religi?o, Sensibilidade Interpessoal e Ansiedade F?bica com os profissionais que acompanham pessoas com autismo a ter valores mais baixos. Conclus?o: Profissionais que trabalham com autismo distinguem-se de profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental, apresentando n?veis mais elevados quanto ? forma??o em defici?ncia e/ou doen?a mental e n?veis mais baixos em rela??o ? religi?o enquanto estrat?gia de coping. / Introduction: We assume that complaints referred to by professionals working with autism are similar to those for people who work with mental disabilities, as autism be considered a neurodevelopmental disorder with manifestations similar to those of mental deficiency situations. So are our objectives: analyze and compare levels of self-criticism, coping strategies and mindfulness in professional institutions that accompany people with autism and professional institutions that accompany people without neurodevelopmental disorder; analyze and compare the same groups with sociodemographic and professional variables; explore associations between the various variables mentioned in both groups. Methodology: Fifty-three professionals (25 accompanying persons with autism and 28 accompanying persons without neurodevelopmental disorder; female, n = 44; 83.0 % and male, n = 9, 17.0 %) completed a sociodemographic questionnaire, the Brief Cope, the Forms of selfcriticizing and reassuring scale, the Problem Solving Inventory, the Brief Symptom Inventory and the Freiburg Mindfulness Inventory. Results: There are associations between professionals working with autism and professionals working with people without neurodevelopmental disorder in the variables formation deficiency and/or mental illness. Professionals working with autism have higher values in the dimensions: Planning (Brief Cope), I reassuring (Scale of self-criticism Ways and Selfreassurance), Clash and active problem solving (Resolution Inventory Problems) and Symptoms of Contents (Brief Symptom Inventory). There are significant differences in Religion, Interpersonal Sensitivity and Phobic Anxiety with professionals working with autism having lower values. Conclusion: Professionals who assist people with autism are distinguished from professionals who work with people without neurodevelopmental disorder, having higher values in training in disability and/or mental illness and having lower values in religion as a coping strategy.ISMT2016-04-30T12:15:57Z2016-04-302015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499TID:201062607porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499Carvalho, Lisa Marie Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:26Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:29.136276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
title Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
spellingShingle Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
Carvalho, Lisa Marie Figueiredo
Autismo - Autism
Cuidadores formais - Formal caregivers
Profissionais - Professionals
Autocriticismo - Self-criticism
Estrat?gias de coping - Coping strategies
Mindfulness - Mindfulness
title_short Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
title_full Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
title_fullStr Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
title_full_unstemmed Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
title_sort Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
author Carvalho, Lisa Marie Figueiredo
author_facet Carvalho, Lisa Marie Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lisa Marie Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo - Autism
Cuidadores formais - Formal caregivers
Profissionais - Professionals
Autocriticismo - Self-criticism
Estrat?gias de coping - Coping strategies
Mindfulness - Mindfulness
topic Autismo - Autism
Cuidadores formais - Formal caregivers
Profissionais - Professionals
Autocriticismo - Self-criticism
Estrat?gias de coping - Coping strategies
Mindfulness - Mindfulness
description Introdu??o: Assumimos que queixas referidas por profissionais que trabalham com autismo s?o semelhantes ?s referidas por pessoas que trabalham com defici?ncia mental, dado o autismo ser considerado uma perturba??o neurodesenvolvimental com manifesta??es semelhantes ?s situa??es de defici?ncia mental. Assim, s?o nosso objetivos: analisar e comparar n?veis de autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e em profissionais de institui??es que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; analisar e comparar os mesmos grupos num conjunto de vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais; explorar associa??es entre as diferentes vari?veis referidas em ambos os grupos. Metodologia: Cinquenta e tr?s profissionais (25 que acompanham pessoas com autismo e 28 que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; sexo feminino, n = 44; 83,0% e sexo masculino, n = 9; 17,0%) preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Brief Cope, a Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o, o Invent?rio de Resolu??o de Problemas, o Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos e o Invent?rio de Mindfulness de Freiburg. Resultados: Existem associa??es entre os profissionais que trabalham com autismo e profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental nas vari?veis forma??o em defici?ncia e/ou em doen?a mental. Profissionais que trabalham com autismo apresentam valores mais elevados nas dimens?es: Planear (Brief Cope), Eu tranquilizador (Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o), Confronto e resolu??o ativa dos problemas (Invent?rio de Resolu??o de Problemas) e ?ndice Geral de Sintomas (Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos). Existem diferen?as significativas nas dimens?es Religi?o, Sensibilidade Interpessoal e Ansiedade F?bica com os profissionais que acompanham pessoas com autismo a ter valores mais baixos. Conclus?o: Profissionais que trabalham com autismo distinguem-se de profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental, apresentando n?veis mais elevados quanto ? forma??o em defici?ncia e/ou doen?a mental e n?veis mais baixos em rela??o ? religi?o enquanto estrat?gia de coping. / Introduction: We assume that complaints referred to by professionals working with autism are similar to those for people who work with mental disabilities, as autism be considered a neurodevelopmental disorder with manifestations similar to those of mental deficiency situations. So are our objectives: analyze and compare levels of self-criticism, coping strategies and mindfulness in professional institutions that accompany people with autism and professional institutions that accompany people without neurodevelopmental disorder; analyze and compare the same groups with sociodemographic and professional variables; explore associations between the various variables mentioned in both groups. Methodology: Fifty-three professionals (25 accompanying persons with autism and 28 accompanying persons without neurodevelopmental disorder; female, n = 44; 83.0 % and male, n = 9, 17.0 %) completed a sociodemographic questionnaire, the Brief Cope, the Forms of selfcriticizing and reassuring scale, the Problem Solving Inventory, the Brief Symptom Inventory and the Freiburg Mindfulness Inventory. Results: There are associations between professionals working with autism and professionals working with people without neurodevelopmental disorder in the variables formation deficiency and/or mental illness. Professionals working with autism have higher values in the dimensions: Planning (Brief Cope), I reassuring (Scale of self-criticism Ways and Selfreassurance), Clash and active problem solving (Resolution Inventory Problems) and Symptoms of Contents (Brief Symptom Inventory). There are significant differences in Religion, Interpersonal Sensitivity and Phobic Anxiety with professionals working with autism having lower values. Conclusion: Professionals who assist people with autism are distinguished from professionals who work with people without neurodevelopmental disorder, having higher values in training in disability and/or mental illness and having lower values in religion as a coping strategy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-30T12:15:57Z
2016-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499
TID:201062607
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499
identifier_str_mv TID:201062607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136423018758144