Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499 |
Summary: | Introdu??o: Assumimos que queixas referidas por profissionais que trabalham com autismo s?o semelhantes ?s referidas por pessoas que trabalham com defici?ncia mental, dado o autismo ser considerado uma perturba??o neurodesenvolvimental com manifesta??es semelhantes ?s situa??es de defici?ncia mental. Assim, s?o nosso objetivos: analisar e comparar n?veis de autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e em profissionais de institui??es que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; analisar e comparar os mesmos grupos num conjunto de vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais; explorar associa??es entre as diferentes vari?veis referidas em ambos os grupos. Metodologia: Cinquenta e tr?s profissionais (25 que acompanham pessoas com autismo e 28 que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; sexo feminino, n = 44; 83,0% e sexo masculino, n = 9; 17,0%) preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Brief Cope, a Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o, o Invent?rio de Resolu??o de Problemas, o Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos e o Invent?rio de Mindfulness de Freiburg. Resultados: Existem associa??es entre os profissionais que trabalham com autismo e profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental nas vari?veis forma??o em defici?ncia e/ou em doen?a mental. Profissionais que trabalham com autismo apresentam valores mais elevados nas dimens?es: Planear (Brief Cope), Eu tranquilizador (Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o), Confronto e resolu??o ativa dos problemas (Invent?rio de Resolu??o de Problemas) e ?ndice Geral de Sintomas (Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos). Existem diferen?as significativas nas dimens?es Religi?o, Sensibilidade Interpessoal e Ansiedade F?bica com os profissionais que acompanham pessoas com autismo a ter valores mais baixos. Conclus?o: Profissionais que trabalham com autismo distinguem-se de profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental, apresentando n?veis mais elevados quanto ? forma??o em defici?ncia e/ou doen?a mental e n?veis mais baixos em rela??o ? religi?o enquanto estrat?gia de coping. / Introduction: We assume that complaints referred to by professionals working with autism are similar to those for people who work with mental disabilities, as autism be considered a neurodevelopmental disorder with manifestations similar to those of mental deficiency situations. So are our objectives: analyze and compare levels of self-criticism, coping strategies and mindfulness in professional institutions that accompany people with autism and professional institutions that accompany people without neurodevelopmental disorder; analyze and compare the same groups with sociodemographic and professional variables; explore associations between the various variables mentioned in both groups. Methodology: Fifty-three professionals (25 accompanying persons with autism and 28 accompanying persons without neurodevelopmental disorder; female, n = 44; 83.0 % and male, n = 9, 17.0 %) completed a sociodemographic questionnaire, the Brief Cope, the Forms of selfcriticizing and reassuring scale, the Problem Solving Inventory, the Brief Symptom Inventory and the Freiburg Mindfulness Inventory. Results: There are associations between professionals working with autism and professionals working with people without neurodevelopmental disorder in the variables formation deficiency and/or mental illness. Professionals working with autism have higher values in the dimensions: Planning (Brief Cope), I reassuring (Scale of self-criticism Ways and Selfreassurance), Clash and active problem solving (Resolution Inventory Problems) and Symptoms of Contents (Brief Symptom Inventory). There are significant differences in Religion, Interpersonal Sensitivity and Phobic Anxiety with professionals working with autism having lower values. Conclusion: Professionals who assist people with autism are distinguished from professionals who work with people without neurodevelopmental disorder, having higher values in training in disability and/or mental illness and having lower values in religion as a coping strategy. |
id |
RCAP_d3251a88ca5f10219b135e7524c7666e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimentalAutismo - AutismCuidadores formais - Formal caregiversProfissionais - ProfessionalsAutocriticismo - Self-criticismEstrat?gias de coping - Coping strategiesMindfulness - MindfulnessIntrodu??o: Assumimos que queixas referidas por profissionais que trabalham com autismo s?o semelhantes ?s referidas por pessoas que trabalham com defici?ncia mental, dado o autismo ser considerado uma perturba??o neurodesenvolvimental com manifesta??es semelhantes ?s situa??es de defici?ncia mental. Assim, s?o nosso objetivos: analisar e comparar n?veis de autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e em profissionais de institui??es que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; analisar e comparar os mesmos grupos num conjunto de vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais; explorar associa??es entre as diferentes vari?veis referidas em ambos os grupos. Metodologia: Cinquenta e tr?s profissionais (25 que acompanham pessoas com autismo e 28 que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; sexo feminino, n = 44; 83,0% e sexo masculino, n = 9; 17,0%) preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Brief Cope, a Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o, o Invent?rio de Resolu??o de Problemas, o Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos e o Invent?rio de Mindfulness de Freiburg. Resultados: Existem associa??es entre os profissionais que trabalham com autismo e profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental nas vari?veis forma??o em defici?ncia e/ou em doen?a mental. Profissionais que trabalham com autismo apresentam valores mais elevados nas dimens?es: Planear (Brief Cope), Eu tranquilizador (Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o), Confronto e resolu??o ativa dos problemas (Invent?rio de Resolu??o de Problemas) e ?ndice Geral de Sintomas (Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos). Existem diferen?as significativas nas dimens?es Religi?o, Sensibilidade Interpessoal e Ansiedade F?bica com os profissionais que acompanham pessoas com autismo a ter valores mais baixos. Conclus?o: Profissionais que trabalham com autismo distinguem-se de profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental, apresentando n?veis mais elevados quanto ? forma??o em defici?ncia e/ou doen?a mental e n?veis mais baixos em rela??o ? religi?o enquanto estrat?gia de coping. / Introduction: We assume that complaints referred to by professionals working with autism are similar to those for people who work with mental disabilities, as autism be considered a neurodevelopmental disorder with manifestations similar to those of mental deficiency situations. So are our objectives: analyze and compare levels of self-criticism, coping strategies and mindfulness in professional institutions that accompany people with autism and professional institutions that accompany people without neurodevelopmental disorder; analyze and compare the same groups with sociodemographic and professional variables; explore associations between the various variables mentioned in both groups. Methodology: Fifty-three professionals (25 accompanying persons with autism and 28 accompanying persons without neurodevelopmental disorder; female, n = 44; 83.0 % and male, n = 9, 17.0 %) completed a sociodemographic questionnaire, the Brief Cope, the Forms of selfcriticizing and reassuring scale, the Problem Solving Inventory, the Brief Symptom Inventory and the Freiburg Mindfulness Inventory. Results: There are associations between professionals working with autism and professionals working with people without neurodevelopmental disorder in the variables formation deficiency and/or mental illness. Professionals working with autism have higher values in the dimensions: Planning (Brief Cope), I reassuring (Scale of self-criticism Ways and Selfreassurance), Clash and active problem solving (Resolution Inventory Problems) and Symptoms of Contents (Brief Symptom Inventory). There are significant differences in Religion, Interpersonal Sensitivity and Phobic Anxiety with professionals working with autism having lower values. Conclusion: Professionals who assist people with autism are distinguished from professionals who work with people without neurodevelopmental disorder, having higher values in training in disability and/or mental illness and having lower values in religion as a coping strategy.ISMT2016-04-30T12:15:57Z2016-04-302015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499TID:201062607porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499Carvalho, Lisa Marie Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:26Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:29.136276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
title |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
spellingShingle |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental Carvalho, Lisa Marie Figueiredo Autismo - Autism Cuidadores formais - Formal caregivers Profissionais - Professionals Autocriticismo - Self-criticism Estrat?gias de coping - Coping strategies Mindfulness - Mindfulness |
title_short |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
title_full |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
title_fullStr |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
title_full_unstemmed |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
title_sort |
Autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e profissionais de institui??es com utentes sem perturba??o neurodesenvolvimental |
author |
Carvalho, Lisa Marie Figueiredo |
author_facet |
Carvalho, Lisa Marie Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lisa Marie Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo - Autism Cuidadores formais - Formal caregivers Profissionais - Professionals Autocriticismo - Self-criticism Estrat?gias de coping - Coping strategies Mindfulness - Mindfulness |
topic |
Autismo - Autism Cuidadores formais - Formal caregivers Profissionais - Professionals Autocriticismo - Self-criticism Estrat?gias de coping - Coping strategies Mindfulness - Mindfulness |
description |
Introdu??o: Assumimos que queixas referidas por profissionais que trabalham com autismo s?o semelhantes ?s referidas por pessoas que trabalham com defici?ncia mental, dado o autismo ser considerado uma perturba??o neurodesenvolvimental com manifesta??es semelhantes ?s situa??es de defici?ncia mental. Assim, s?o nosso objetivos: analisar e comparar n?veis de autocriticismo, estrat?gias de coping e mindfulness em profissionais de institui??es que acompanham pessoas com autismo e em profissionais de institui??es que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; analisar e comparar os mesmos grupos num conjunto de vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais; explorar associa??es entre as diferentes vari?veis referidas em ambos os grupos. Metodologia: Cinquenta e tr?s profissionais (25 que acompanham pessoas com autismo e 28 que acompanham pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental; sexo feminino, n = 44; 83,0% e sexo masculino, n = 9; 17,0%) preencheram um question?rio sociodemogr?fico, o Brief Cope, a Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o, o Invent?rio de Resolu??o de Problemas, o Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos e o Invent?rio de Mindfulness de Freiburg. Resultados: Existem associa??es entre os profissionais que trabalham com autismo e profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental nas vari?veis forma??o em defici?ncia e/ou em doen?a mental. Profissionais que trabalham com autismo apresentam valores mais elevados nas dimens?es: Planear (Brief Cope), Eu tranquilizador (Escala das Formas de Autocriticismo e Auto-tranquiliza??o), Confronto e resolu??o ativa dos problemas (Invent?rio de Resolu??o de Problemas) e ?ndice Geral de Sintomas (Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos). Existem diferen?as significativas nas dimens?es Religi?o, Sensibilidade Interpessoal e Ansiedade F?bica com os profissionais que acompanham pessoas com autismo a ter valores mais baixos. Conclus?o: Profissionais que trabalham com autismo distinguem-se de profissionais que trabalham com pessoas sem perturba??o neurodesenvolvimental, apresentando n?veis mais elevados quanto ? forma??o em defici?ncia e/ou doen?a mental e n?veis mais baixos em rela??o ? religi?o enquanto estrat?gia de coping. / Introduction: We assume that complaints referred to by professionals working with autism are similar to those for people who work with mental disabilities, as autism be considered a neurodevelopmental disorder with manifestations similar to those of mental deficiency situations. So are our objectives: analyze and compare levels of self-criticism, coping strategies and mindfulness in professional institutions that accompany people with autism and professional institutions that accompany people without neurodevelopmental disorder; analyze and compare the same groups with sociodemographic and professional variables; explore associations between the various variables mentioned in both groups. Methodology: Fifty-three professionals (25 accompanying persons with autism and 28 accompanying persons without neurodevelopmental disorder; female, n = 44; 83.0 % and male, n = 9, 17.0 %) completed a sociodemographic questionnaire, the Brief Cope, the Forms of selfcriticizing and reassuring scale, the Problem Solving Inventory, the Brief Symptom Inventory and the Freiburg Mindfulness Inventory. Results: There are associations between professionals working with autism and professionals working with people without neurodevelopmental disorder in the variables formation deficiency and/or mental illness. Professionals working with autism have higher values in the dimensions: Planning (Brief Cope), I reassuring (Scale of self-criticism Ways and Selfreassurance), Clash and active problem solving (Resolution Inventory Problems) and Symptoms of Contents (Brief Symptom Inventory). There are significant differences in Religion, Interpersonal Sensitivity and Phobic Anxiety with professionals working with autism having lower values. Conclusion: Professionals who assist people with autism are distinguished from professionals who work with people without neurodevelopmental disorder, having higher values in training in disability and/or mental illness and having lower values in religion as a coping strategy. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-30T12:15:57Z 2016-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499 TID:201062607 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499 |
identifier_str_mv |
TID:201062607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136423018758144 |