Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adelaide de Matos, Filomena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Emília Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16749
Resumo: A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.
id RCAP_d34342f9572292ed65bf65451b80e2df
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em EnfermagemLearning and interpersonal relationship in nursing distance learning: pandemic time reportEnsino à distânciaEnsino-aprendizagemRelação interpessoalEnfermagemA situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.SapientiaAdelaide de Matos, FilomenaCosta, Emília Isabel2021-07-08T10:51:54Z2020-11-282021-07-08T09:43:26Z2020-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16749por2237-58642358-633810.35699/2237-5864.2020.24719info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:52:16Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:52:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
Learning and interpersonal relationship in nursing distance learning: pandemic time report
title Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
spellingShingle Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
Adelaide de Matos, Filomena
Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Relação interpessoal
Enfermagem
title_short Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_full Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_fullStr Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_full_unstemmed Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_sort Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
author Adelaide de Matos, Filomena
author_facet Adelaide de Matos, Filomena
Costa, Emília Isabel
author_role author
author2 Costa, Emília Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Adelaide de Matos, Filomena
Costa, Emília Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Relação interpessoal
Enfermagem
topic Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Relação interpessoal
Enfermagem
description A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-28
2020-11-28T00:00:00Z
2021-07-08T10:51:54Z
2021-07-08T09:43:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16749
url http://hdl.handle.net/10400.1/16749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2237-5864
2358-6338
10.35699/2237-5864.2020.24719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549844858798080