Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adelaide de Matos, Filomena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Emília Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16749
Resumo: A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.
id RCAP_d34342f9572292ed65bf65451b80e2df
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em EnfermagemLearning and interpersonal relationship in nursing distance learning: pandemic time reportEnsino à distânciaEnsino-aprendizagemRelação interpessoalEnfermagemA situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.The pandemic situation in Portugal since March 2020, lead to the development of strategies for the adaptation to distance learning in higher education. The objective of this qualitative investigation, in report format, is to describe and analyze the participant’s experience (22 students and 2 teachers) of Degree in Nursing, in teaching-learning process, using virtual teaching exclusively as a learning space. Teachers reported their experience and created an online questionnaire for students, to assess the dimensions of learning and interpersonal relationships. From the obtained results, we emphasize that the adaptation wasn't difficult. However, teachers and students felt the need to expand their digital skills. The students reported a lower level of attention and motivation as obstacles to learning, as well as less satisfaction in interpersonal relationships, feeling this modality more difficult when compared to face-to-face teaching.SapientiaAdelaide de Matos, FilomenaCosta, Emília Isabel2021-07-08T10:51:54Z2020-11-282021-07-08T09:43:26Z2020-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16749por2237-5864cv-prod-210860710.35699/2237-5864.2020.24719info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:49.167774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
Learning and interpersonal relationship in nursing distance learning: pandemic time report
title Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
spellingShingle Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
Adelaide de Matos, Filomena
Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Relação interpessoal
Enfermagem
title_short Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_full Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_fullStr Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_full_unstemmed Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
title_sort Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
author Adelaide de Matos, Filomena
author_facet Adelaide de Matos, Filomena
Costa, Emília Isabel
author_role author
author2 Costa, Emília Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Adelaide de Matos, Filomena
Costa, Emília Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Relação interpessoal
Enfermagem
topic Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Relação interpessoal
Enfermagem
description A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-28
2020-11-28T00:00:00Z
2021-07-08T10:51:54Z
2021-07-08T09:43:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16749
url http://hdl.handle.net/10400.1/16749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2237-5864
cv-prod-2108607
10.35699/2237-5864.2020.24719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133311194365952