Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/16749 |
Resumo: | A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial. |
id |
RCAP_d34342f9572292ed65bf65451b80e2df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16749 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em EnfermagemLearning and interpersonal relationship in nursing distance learning: pandemic time reportEnsino à distânciaEnsino-aprendizagemRelação interpessoalEnfermagemA situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial.The pandemic situation in Portugal since March 2020, lead to the development of strategies for the adaptation to distance learning in higher education. The objective of this qualitative investigation, in report format, is to describe and analyze the participant’s experience (22 students and 2 teachers) of Degree in Nursing, in teaching-learning process, using virtual teaching exclusively as a learning space. Teachers reported their experience and created an online questionnaire for students, to assess the dimensions of learning and interpersonal relationships. From the obtained results, we emphasize that the adaptation wasn't difficult. However, teachers and students felt the need to expand their digital skills. The students reported a lower level of attention and motivation as obstacles to learning, as well as less satisfaction in interpersonal relationships, feeling this modality more difficult when compared to face-to-face teaching.SapientiaAdelaide de Matos, FilomenaCosta, Emília Isabel2021-07-08T10:51:54Z2020-11-282021-07-08T09:43:26Z2020-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16749por2237-5864cv-prod-210860710.35699/2237-5864.2020.24719info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:49.167774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem Learning and interpersonal relationship in nursing distance learning: pandemic time report |
title |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem |
spellingShingle |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem Adelaide de Matos, Filomena Ensino à distância Ensino-aprendizagem Relação interpessoal Enfermagem |
title_short |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem |
title_full |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem |
title_fullStr |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem |
title_sort |
Aprendizagem e relação interpessoal no ensino à distância em Enfermagem |
author |
Adelaide de Matos, Filomena |
author_facet |
Adelaide de Matos, Filomena Costa, Emília Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Emília Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adelaide de Matos, Filomena Costa, Emília Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Ensino-aprendizagem Relação interpessoal Enfermagem |
topic |
Ensino à distância Ensino-aprendizagem Relação interpessoal Enfermagem |
description |
A situação de pandemia instalada em Portugal desde março de 2020 implicou o desenvolvimento de estratégias de adaptação ao ensino à distância na Universidade. O objetivo desta investigação de metodologia qualitativa, em formato de relato, é descrever e analisar a experiência dos intervenientes (22 estudantes e 2 professores) do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no processo de ensino-aprendizagem, utilizando exclusivamente o ensino virtual como espaço de aprendizagem. Os professores relataram a sua experiência e criaram um questionário on-line para estudantes, para avaliar as dimensões de aprendizagem e relação interpessoal. Dos resultados obtidos enfatizamos que a adaptação não foi difícil, mas foi sentida a necessidade, por estudantes e docentes, de ampliar competências digitais. Os estudantes referiram menor nível de atenção e motivação como obstáculos à aprendizagem, bem como menor satisfação nas relações interpessoais, sentindo mais difícil esta modalidade quando comparada com o ensino presencial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-28 2020-11-28T00:00:00Z 2021-07-08T10:51:54Z 2021-07-08T09:43:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/16749 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/16749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2237-5864 cv-prod-2108607 10.35699/2237-5864.2020.24719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133311194365952 |