A educação de adultos como instrumento de reinserção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homem, Andrea Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13031
Resumo: O presente estudo centra os seus objectivos na análise da escolarização e formação nos estabelecimentos prisionais como meio facilitador da reintegração de ex-reclusos aquando da sua libertação. O seu enquadramento teórico envolve as temáticas referentes ao funcionamento de instituições fechadas, a reinserção social, a educação de adultos e à escola na prisão. As metodologias utilizadas nesta investigação são de carácter qualitativo, sendo aplicadas entrevistas semi-abertas a um pequeno número de oito ex-reclusos provenientes do Estabelecimento Prisional Regional de Angra do Heroísmo e a duas voluntárias de duas entidades diferentes (Casa de São Jorge e Grupo Vicentino da Obra da Cadeia) que prestam apoio junto dos reclusos deste estabelecimento prisional. A partir dos resultados obtidos, o estudo revela-nos que a escola na prisão parece ser agente facilitadora de reinserção social tanto dentro como fora do estabelecimento prisional: promove o bem-estar do indivíduo, assim como a sua auto-estima e auto-confiança, incentivando-o para uma mudança de vida pela positiva e tornando-o participativo na comunidade como cidadão; promove um ambiente menos hostil dentro do estabelecimento pois leva a melhorias de comportamento. O aumento da escolaridade facilita a obtenção de emprego e melhoria no desempenho do mesmo. Os laços estabelecidos com os formadores permite ao recluso sentir algum apoio durante o período de encarceramento, podendo usufruir desse, mesmo em liberdade.
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