A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Adriana Ribeiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87951
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança, área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
id RCAP_d35088f84d4ed4a89cde4318d06f88ed
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?Interculturality in portuguese language manuals in the 3rd cycle of Basic Education in Portugal - is it a reality?ImigraçãoEducação interculturalLíngua portuguesaIntegraçãoManuais escolaresEducação para cidadaniaImmigrationIntercultural educationPortuguese languageIntegrationSchool textbooksCitizenship educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança, área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e FamíliasNesta dissertação, buscamos responder à questão: "A Interculturalidade nos Manuais de Língua Portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - Uma Realidade?". Para isso, definimos conceitos importantes, tais como migração (Barreto, 2005; Peixoto, 2007), modelo multicultural de integração de imigrantes (Marques, 2003; Blanc-Noel, 2009), políticas de integração de imigrantes em Portugal, língua (Matheus, 2001) e cultura (Sardinha e Machado, 2013), entre outros tópicos relevantes para a pesquisa. A educação intercultural foi um dos conceitos-chave para alcançar a resposta à nossa questão de estudo, juntamente com as Estratégias Nacional de Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais de Língua Portuguesa no 3.º Ciclo em Portugal. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos manuais escolares utilizados no 3.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal para análise, considerando alguns pontos importantes para análise e também a análise de questionários aplicados a professores de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo. Acreditamos que, devido ao grande número de imigrantes falantes da língua portuguesa em Portugal, especialmente brasileiros, este trabalho poderá contribuir para identificar o que ainda precisa ser feito para que as escolas e professores estejam ainda mais preparados para integrar esses alunos em sala de aula. Esperamos que esta pesquisa possa fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas para a integração de imigrantes na sociedade portuguesa e para a promoção de uma educação intercultural mais inclusiva e equitativa.In this dissertation, we seek to answer the question: "Interculturality in Portuguese Language Manuals in the 3rd Cycle of Basic Education in Portugal - Is it a reality?" To do so, we defined important concepts such as migration (Barreto, 2005; Peixoto, 2007), multicultural model for immigrant integration (Marques, 2003; Blanc-Noel, 2009), immigrant integration policies in Portugal, language (Matheus, 2001), and culture (Sardinha and Machado, 2013), among other relevant topics for the research. Intercultural education was one of the key concepts to achieve the answer to our research question, along with the National Strategies for Citizenship Education and the Essential Learning Outcomes for Portuguese Language in the 3rd Cycle in Portugal. Through a qualitative research approach, we used school textbooks used in the 3rd Cycle of Basic Education in Portugal for analysis, considering some important points for analysis, as well as the analysis of questionnaires applied to Portuguese Language teachers in the 3rd Cycle. We believe that due to the large number of Portuguese-speaking immigrants in Portugal, especially Brazilians, this work may contribute to identifying what still needs to be done so that schools and teachers are even more prepared to integrate these students in the classroom. We hope that this research can provide support for the development of more effective public policies for the integration of immigrants in Portuguese society and for the promotion of a more inclusive and equitable intercultural education.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoOliveira, Carla Adriana Ribeiro de2023-10-192023-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87951por203436318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:28:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:14.305938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
Interculturality in portuguese language manuals in the 3rd cycle of Basic Education in Portugal - is it a reality?
title A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
spellingShingle A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
Oliveira, Carla Adriana Ribeiro de
Imigração
Educação intercultural
Língua portuguesa
Integração
Manuais escolares
Educação para cidadania
Immigration
Intercultural education
Portuguese language
Integration
School textbooks
Citizenship education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
title_full A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
title_fullStr A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
title_full_unstemmed A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
title_sort A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade?
author Oliveira, Carla Adriana Ribeiro de
author_facet Oliveira, Carla Adriana Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Adriana Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração
Educação intercultural
Língua portuguesa
Integração
Manuais escolares
Educação para cidadania
Immigration
Intercultural education
Portuguese language
Integration
School textbooks
Citizenship education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Imigração
Educação intercultural
Língua portuguesa
Integração
Manuais escolares
Educação para cidadania
Immigration
Intercultural education
Portuguese language
Integration
School textbooks
Citizenship education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança, área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19
2023-10-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87951
url https://hdl.handle.net/1822/87951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203436318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136837971738624