Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Catarina Sofia Carvalho Seara da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3316
Resumo: Mestrado Integrado em Arquitectura
id RCAP_d35db37573222b3dfe0fddf5221db89c
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbanaEspaços públicosMarketingMestrado Integrado em ArquitecturaExame público realizado em 02 de Maio de 2017Inicialmente pretenderemos analisar dimensão que o poder do marketing arquitetónico pode ter na construção dos lugares e na manutenção destes e de que forma regenera as cidades. O modo como se promove o lugar urbano de maneira a que a imagem seja inovadora para cativar cada vez mais os seus utilizadores habituais e atrair novos. A conceptualização de uma marca urbana para o lugar e assim promover uma nova identidade local é onde a investigação irá incidir maioritariamente. Criar uma imagem, ou identidade particular que faça com que as pessoas reconheçam imediatamente o lugar e que possua características demasiadamente fortes e capazes que todos os utilizadores o queiram consumir de uma forma intensa, quer de forma, profissional, social e privada - gerador de receitas e lugares. A forma como as marcas conseguem invadir, interferir e até redirecionar o nosso quotidiano acaba por ser uma questão social incontornável e é desse modo que tentamos mostrar que podemos aplicar esses conceitos na construção de espaço público. Identificar um lugar pelas suas características e pode afirmá-las como uma marca, conferindo valor acrescentado a esse lugar, tornando-o verdadeiramente atrativo para o utilizador quer seja interno ou externo. O trabalho de Philip Kotler no âmbito do marketing e das estratégias de promoção de marcas e de lugares ajudará a escolher os principais aspetos a desenvolver por forma a relacionar diretamente o potencial da marca com o potencial de atratividade do espaço publico. No que diz respeito ao ensaio prático procuramos introduzir no centro histórico do Porto, uma marca urbana, baseado no conceito de street food market, como conceito de intervenção dar conteúdo às soluções arquitetónicas que também pretenderemos desenvolver como marca.First of all we intend to analyze the dimension and influence that architectural marketing might have in site promotion and construction and in what way it serves to regenerate cities. As well as promote the urban place so it gets an innovative image increasingly attractiveness to maintain the actual users and get new ones. The research focus will be the conceptualization of a strong urban brand identity in other to promote cities. Create an image or a particular identity that allows users to immediately recognize places and that it has characteristics so strong and capable that all users want to consume intensely, both in professional, social and private way - revenue of content and places. The way brands can invade, interfere with and even redirect our daily lives turns out to be an inescapable social issue so that is how we intend to convert it into the public space project strategy. Be able to identify a place by its specific qualities and therefore can affirm them as a brand, adding value to the place, making it truly attractive to all kind of users, whether internal or external. Philip Kotler’s work on marketing and branding promotion strategies will help us to choose the key aspects to developed in order to directly relate the brand’s potential to the attractiveness of the public space. Regarding to the practical essay we try to introduce in the historic center of Porto an urban brand, based on the concept of street food market, as strategy concept, giving content to the architectural solutions that we also intend to develop as a brand.2017-05-23T15:31:07Z2017-05-232016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/3316http://hdl.handle.net/11067/3316TID:201725053porCosta, Catarina Sofia Carvalho Seara dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:44Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:54.234612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
title Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
spellingShingle Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
Costa, Catarina Sofia Carvalho Seara da
Espaços públicos
Marketing
title_short Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
title_full Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
title_fullStr Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
title_full_unstemmed Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
title_sort Re-definição de espaços comunitários : as marcas como elementos criadores de identidade urbana
author Costa, Catarina Sofia Carvalho Seara da
author_facet Costa, Catarina Sofia Carvalho Seara da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Catarina Sofia Carvalho Seara da
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços públicos
Marketing
topic Espaços públicos
Marketing
description Mestrado Integrado em Arquitectura
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2017-05-23T15:31:07Z
2017-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3316
http://hdl.handle.net/11067/3316
TID:201725053
url http://hdl.handle.net/11067/3316
identifier_str_mv TID:201725053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136740303175680