Desenfumagem em edifícios: parque de estacionamento coberto (retail - Oeiras parque)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/1163 |
Resumo: | Os parques de estacionamento surgiram da necessidade de disponibilização de espaço de parqueamento de veículos que fazem parte do quotidiano do Homem, no entanto devido ao facto de poderem ser confinados ou subterrâneos requerem a instalação de ventilação forçada (ventiladores axiais e ventiladores de impulso). Este trabalho tem como objectivo a análise, utilizando métodos de simulação numérica da ventilação forçada criada pelos ventiladores de impulso e pelos ventiladores axiais instalados num parque de estacionamento subterrâneo. Vão ser comparadas várias simulações com situações diferentes em termos de condições de fronteira, obstruções ao escoamento, etc., por forma a tirar conclusões sobre o comportamento do parque numa situação de emergência, ou seja, num incêndio. Este comportamento vai ter em conta a eficiência de evacuação dos gases libertados, as temperaturas no parque que permitem verificar onde estão localizados os gases mais quentes e os campos de velocidade do ar que permitem uma visualização do escoamento e até certo ponto a turbulência do mesmo. No final pretende-se concluir por meio de comparação com outros documentos consultados, a “confiabilidade” do software usado (FDS-Fire Dynamics Simulator) e adicionalmente tirar conclusões sobre o projecto do parque, nomeadamente sobre a necessidade de introdução de alterações. |
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Desenfumagem em edifícios: parque de estacionamento coberto (retail - Oeiras parque)Parque de estacionamento subterrâneoVentilador axialVentilador de impulsoFDSIncêndioCar parkAxial fanJet fanFireOs parques de estacionamento surgiram da necessidade de disponibilização de espaço de parqueamento de veículos que fazem parte do quotidiano do Homem, no entanto devido ao facto de poderem ser confinados ou subterrâneos requerem a instalação de ventilação forçada (ventiladores axiais e ventiladores de impulso). Este trabalho tem como objectivo a análise, utilizando métodos de simulação numérica da ventilação forçada criada pelos ventiladores de impulso e pelos ventiladores axiais instalados num parque de estacionamento subterrâneo. Vão ser comparadas várias simulações com situações diferentes em termos de condições de fronteira, obstruções ao escoamento, etc., por forma a tirar conclusões sobre o comportamento do parque numa situação de emergência, ou seja, num incêndio. Este comportamento vai ter em conta a eficiência de evacuação dos gases libertados, as temperaturas no parque que permitem verificar onde estão localizados os gases mais quentes e os campos de velocidade do ar que permitem uma visualização do escoamento e até certo ponto a turbulência do mesmo. No final pretende-se concluir por meio de comparação com outros documentos consultados, a “confiabilidade” do software usado (FDS-Fire Dynamics Simulator) e adicionalmente tirar conclusões sobre o projecto do parque, nomeadamente sobre a necessidade de introdução de alterações.Car parks result from the need of space availability for vehicles so widely used by Mankind, however due to space constraints car parks have to be confined or built underground, requiring the installation of ventilation (axial fans and jet fans). This work aims at the analysis, using numerical methods, of the forced ventilation created by jet fans and by axial fans installed in an underground car park. Several simulations will be compared based on different initial parameters, such as boundary conditions, obstructions to the flow, etc., in order to draw conclus ions concerning the behavior of the park in an emergency situation, i.e. in a fire. This behavior will take into account the efficiency of the gases extraction, the temperature profiles in the park that allow identifying where the hottest gases are located, as well as air velocity profiles detailing the flow characteristics (e.g. stagnation regions, turbulence, etc.). Finally this work aims at drawing conclusions concerning the trustworthiness of the software used (FDS-Fire Dynamics Simulator) by comparing with other consulted references, and also to draw conclusions on the Park design and the possible need to introduce changes.Costa, Jorge Mendonça eFrade, João Manuel VinhasRCIPLCarvalho, Sérgio Paulo Inocêncio de2012-02-27T18:54:00Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1163porCarvalho, Sérgio Paulo Inocêncio de - Desenfumagem em edifícios: parque de estacionamento coberto (retail - Oeiras parque). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:38:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:16.666382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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